Primeiros Socorros Para Fadas e Outras Criaturas Fabulosas - Lari Don

O título do livro a seguir me pegou de jeito, e eu nem quis saber do que se tratava apenas quis lê-lo, afinal fadas e seres encantados são meu o ponto fraco, leio desde os infantis até os adultos do assunto rs! O livro em questão é o Primeiros Socorros Para Fadas e Outras Criaturas Fabulosas, da autora Lari Don pela editora Rai.

Na Escócia conhecemos Helen uma garota de 11 anos apaixonada por música que sonha em ser violinista. Morando com a mãe veterinária que sonha que sua filha se interesse pelo ramo, o pai que incentiva sua carreira pela música e sua irmã pequena sonhadora,  ela se vê de repente em uma noite diante da tarefa mais inesperada de sua vida: um centauro machucado pedindo que a ajude com uma ferida.

O que era para ser apenas uma noite estranha cuidando de um centauro passa a ser uma aventura atrás de um livro fabuloso perdido, decifrando pistas e fazendo novas amizades com  Rona uma selkie ,  Lavander  uma fadinha roxa,  Yann o centauro, Sapphine a dragão e Catesby a fênix.

Helen é uma garota inocente que não sabe do próprio potencial até que se vê confrontada com as necessidades de seus novos amigos. Assumindo a posição de curadora da turma, ela aceita a busca com muita sinceridade. Ao mesmo tempo que não pode abandonar sua vida na escola e seu recital para o curso de verão.

Yann é um centauro mal humorado que acredita que não deve confiar em seres humanos; já Rona e Lavander são doces e logo de cara acreditam nas boas intenções de Helen na busca do livro fabuloso.  Sapphine e Catesby são personagens sem fala, mas não por isso passam desapercebidas.

A narrativa é feita em terceira pessoa sob o ponto de vista de Helen, de forma direta e infantil não trabalha grandes detalhes sobre os lugares, personagens ou a história em si. Tem uma história boa, mas como é pouco aprofundada acaba soando superficial. Podia ser mais explorada mesmo tendo como foco o público infanto-juvenil. A diagramação é simples e a capa muito simples, poderia ter sido melhor explorada com uma temática com tantos elementos e seres diferentes.

Se você busca algo leve e doce, sem grandes pretensões que busque refrescar  uma tarde de verão é a leitura certa. Mas se você é fã de alta fantasia tenha em mente que é uma história para os mais novos que buscam compreender seu lugar no mundo e o significado da amizade.

Curiosidade:

Nascida no Chile, viajou ao redor das partes mais exóticas da América do Sul e no Caribe.
Passou dez anos da infância vivendo ao lado de uma destilaria, um rio e uma linha ferroviária, lhe dando muitas oportunidades para jogos ao ar livre extremamente perigosos. Se envolveu na política estudantil na Universidade de Glasgow, quando deveria ter ido assistir a palestras de matemática. Foi diretora do Partido Nacional Escocês de Imprensa por muitos anos e, em seguida, uma pesquisadora e produtora da BBC Radio Scotland. Teve contos publicados em antologias e revistas, e ganhou o Prêmio Canongate em 2001. Aogora vive em Leith, e trabalha como escritora em tempo integral e contadora de histórias, visitando escolas para falar sobre livros.





Avaliação








Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu sou bem parecida contigo nesse ponto, adoro tudo que envolva fadas e criaturas fantásticas, quando li o nome desse livro fiquei encantada, eu quero muito, gostei da resenha e parece ser uma daqueles livros levinhos para passar o tempo, eu adorei e quero já!


    http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!

    Não conhecia o livro e tbm me interessei pelo título, mas pela sua resenha, creio que eu não vá gostar muito da obra... uma pena!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir