Como Encontrar Uma Linda Princesa – Ricardo Viveiros

Sou uma grande fã de livros infantis, mesmo sendo adulta, porque estas histórias são fofas, encantadoras, passam uma ótima lição, são um passatempo divertido e uma companhia muito agradável para passar alguns momentos do dia. E também gosto muito de indicar histórias gostosas para as crianças lerem, já que é sempre bom inspirá-las a começar com a leitura desde cedo.
Quando vi o lançamento da Editora Gaivota, “Como encontrar uma linda Princesa”, sabia que precisava tê-lo, principalmente porque eu amo contos de fadas, mas também por conta desta capa ilustrada maravilhosa. E fico muito feliz de poder ter lido esta obra primorosa para agora poder recomendá-la para vocês.
Neste livro, conhecemos um reino chamado Eldorado, onde o rei e a rainha são governantes justos que amam sua terra e seu povo, e é um lugar onde todos são muito felizes. Eles não conseguiam ter filhos, mas com a ajuda do mago, o sonho deles pôde ser realizado. Só que nem todos ficam felizes, já que a bruxa é muito malvada e resolve se vingar. Quem será que vai ganhar esta disputa de poderes? E o que acontecerá com a linda princesa?

Gostei bastante desta graciosa leitura, a escrita do autor me conquistou com seu jeito simples, sensível e até reflexivo, além de ter me divertido bastante, pena que o livro é curtinho e tem menos de quarenta páginas.
A moral da história é incrível e mostra que ninguém é perfeito e não devemos julgar as pessoas por causa de sua aparência e, sim, pelo que ela é por dentro, já que as virtudes são muito mais importantes do que o aspecto físico. E isso é ótimo para os pequenos aprenderem desde cedo para, mais tarde, saberem tratar bem e com respeito quem não tem uma aparência perfeita de acordo com o padrão mais valorizado pela sociedade que a gente vive.

O autor, Ricardo Viveiros, sempre foi apaixonado por histórias, tendo, então escolhido o jornalismo e a escrita como profissões, embora também tenha seguido algumas outras carreiras ao longo da vida. Já escreveu trinta livros de gêneros variados, participou de movimentos educacionais e culturais e conquistou muitos prêmios nacionais e internacionais. Pela Editora Biruta ele já publicou “O Poeta e o Passarinho”, também voltado para o público mais jovem.

Com ilustrações belíssimas de Alexandre Rampazo em todas as páginas, este exemplar ficou ainda mais bonito. Ele se formou pela Faculdade de Belas Artes e, depois de trabalhar com publicidade, agora se dedica integralmente à ilustração para literatura infantil, e eu gostei muito deste seu trabalho e já fiquei curiosa para conhecer os outros dele.

A edição impressa está quase perfeita, só acho que teria ficado ainda melhor se fosse em capa dura porque combinaria mais com o livro. Todas as páginas são ilustradas, algumas delas ainda contêm molduras e padrões gráficos no fundo, dando ainda mais beleza à obra. A fonte é bem grande e o espaçamento é ótimo, e as folhas são em papel couché (aquele tipo de página de revista só que mais grosso).

Como é um livro voltado para o público infantil, a história é bem curtinha e não tem muitos acontecimentos, além de, depois do clímax, trazer um belo final feliz. Mas, mesmo com suas poucas páginas, é adorável.
Com certeza indico muito “Como encontrar uma linda Princesa” para todos aqueles que têm uma criança em casa que gosta de contos de fadas, princesas e finais felizes, e também para aqueles que querem incentivar seus filhos, sobrinhos, afilhados, etc., a entrarem neste mundo incrível que é a leitura desde cedo. E, claro, para aqueles que, como eu, adoram uma fofíssima história infantil (mesmo que não admita isso em público! Hahaha).


Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário