Papo de Homem - Hamlet HQ


 
Quem nunca ouviu as famosas frases “Ser ou não ser, eis a questão” ou “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode sonhar a sua filosofia”, frases marcantes do clássico Hamlet de William Shakespeare que todos pelo já devem ter ouvido falar.

A história por si já é sedutora por se tratar do dilema do jovem pela busca de justiça ao assassinato do pai e rei, mesmo que para isso tenha que sacrificar seu amor por Ofélia, outras vidas e lutar contra seu estigma: ser vingativo e resolver a sangue e ferro ou ser um nobre homem de paz que resolve as coisas com conciliação e diálogo, daí eis a questão, ser ou não ser?  

Tudo começa quando o fantasma de seu pai, recentemente morto, apareceu-lhe numa noite assombrada no alto da torre do castelo. Ele lhe entregara a verdade de sua morte, em que seu próprio irmão, o rei Cláudio, o matara. O Príncipe estava no dilema da vingança. Em seu lar abrigava a traição e a maldade ali ao seu lado. Aquilo era injusto. O assassino, seu tio, não só usurpara o trono como também sua mãe, a rainha Gertrudes, para um casamento feito às pressas. Algo deveria ser feito. Faltava a Hamlet, porém, a confiança, pois se acometia em sua indecisão, e com isso foi entregue ao luto de seu pai e ao mau humor, sendo até acusado pelos outro de loucura e insanidade, o que o leva a entregar-se completamente à vingança. A ela irá dedicar todos os momentos da sua vida, e isso inclui sacrificar seu amor por Ofélia e ainda ter que tirar a vida de outras pessoas. Talvez seja essa obsessão que nos deparamos hoje em dia com nossos problemas, mesmo quando o que fazer  nos parece tão claro, sempre virá uma voz em nosso inconsciente que irá nos colocar em dúvida. Belíssima história contada há tanto tempo sobre um drama contemporâneo que nos leva a refletir. Sempre uma boa dica de leitura.

Mais aí você me pergunta - “O que há de diferente nessa versão que as outras não têm?”

Aí eu lhes digo que ele ser contado em forma de HQ, sim, em quadrinhos. Uma bela jogada do autor Bruno S.R. para cativar aqueles que não dispensam uma ilustração em suas histórias. E por falar em ilustrações, a desse HQ foram feitas por Sam Hart, e me fez lembrar muito os HQs mais antigos, de super heróis, mas que em minha opinião não caiu tão bem na história por desperdiçar a riqueza dos detalhes visuais da época, além de figurinos e tudo mais. Mas com certeza uma boa pedida. Divertido, emocionante e charmoso ao mesmo tempo.

Escrito por R.J. Fernandes

Avaliação

 




Quer escrever para essa coluna? É só mandar um e-mail para houseofchick@gmail.com falando sobre o que quer falar. Assunto do e-mail: Papo de homem. Vamos pensar em brindes para compensar os colaboradores. 


Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Hmm, eu sempre adorei essas historias de Shakespeare, principalmente Hamlet, a que eu mais adoro, mas todas são peças incrivelmente loooongas e dificeis de serem lidas, então deve ser otimo poder le-las em quadrinhos, adorei ;D

    @apauladantas_

    ResponderExcluir
  2. Ah meu sonho secreto é ler Hamlet seja escrito da forma de Shakespeare seja dessa forma eu já li livros dele e sei o quanto de cultura encontro em suas obras

    ResponderExcluir
  3. Amei a nova coluna!
    Muito criativa mesmo, assim os garotos não ficam "excluídos" do blog, com resenhas de livro que eles gostem tbm! Muito legal *---*
    Ah e adorei a resenha Hamlet, parece perfeito e muito bom mesmo!!!

    beijos
    @Cynthiazinhaa_

    ResponderExcluir
  4. Acho legal um clássico ser feito desse jeito,pois dá uma repaginada e acaba trazendo mais leitores.
    Não sou muito fã de HQ particulamente mas é um segmento muito bem pensado!

    @Agda01

    ResponderExcluir
  5. Estou in love!!

    Lá vai mais um livro p/ os "preciso ler"!

    *O único problema é que a minha lista de livros (p/ faculdade; p/ profissão; p/ concurso) já passa de 100!

    =/

    ResponderExcluir
  6. gostei muito desse espaço para os homens, as vezes a gente pode ceder um espacinho pra eles tbm né?! rsrs brincadeira, mas otima ideia msm

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Shakespeare é o cara!
    Suas peças teatrais são ótimas!
    Apesar de ser um clássico da Literatura, ainda não li "Hamlet" (acredita??)
    Irei procurá-lo na biblioteca da universidade rapidamente. hehe
    Bom, essa versão em HQ parece ser bem interessante. Nunca tinha visto um clássico ser retratado dessa forma. Super criativo!
    Ah, muito boa a coluna, meninas!

    Beijo *;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por Shakespeare, simplismente porque ele consegue captar a vida por um ângulo mágico, ao mesmo tempo que consegue captar as verdades sobre a vida.
    Eu como psicologa não resisto a frase ser ou não, ela simplesmente faz parte do que acredito para uma boa análise, logo o que posso dizer é, Shakespeare é uma ótima inspiração para ajudar pessoas, e seja ele em suas obras originas ou adaptadas para Hq são uma ótima pedida !!

    Miquilis
    Bruna Costenaro
    (bruheadbanger@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa ideia!!!
    já estou bolando alguma coisa para poder participar também!!!
    bjos!! e sucesso com a nova coluna !!!

    Pablo arcary
    Corujão books

    ResponderExcluir
  10. Muito legal a nova coluna do blog!
    Agora podemos conhecer o ponto de vista masculino sobre determinado livro, também gostei muito do nome da coluna, que ficou ótimo! *__*
    A coluna começou muito bem, nada melhor do que uma resenha de um clássico de William Shakespeare!
    A história parece ser ótima e pelo jeito Hamlet vive exclusivamente para a vingança, o que só vai levá-lo a destruição. Deve ser uma história que nos faz refletir muito sobre nossas próprias vidas! =D
    Essa versão de Hamlet em HQ deve ser muito interessante, já que facilita a leitura desse grande clássico, pois imagino que o texto original não seja uma leitura simples.
    Assim, com essa versão da história em quadrinhos, muitas pessoas poderão ler Hamlet e conhecer essa grande história criada por William Shakespeare.
    Não gostei muito da capa, mas fiquei curiosa para ver todas as ilustrações!
    Parabéns pela nova coluna do blog! =)

    Seguidora: Danny_elric
    danielle.demarchi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha só, os homens estão invadindo nosso espaço feminino.. KkK

    Adorei a idéia!!

    Muito legal ter Shakespeare em quadrinhos, se tiver oportunidade quero ler.

    @nann_da

    ResponderExcluir
  12. Nossa, bem criativo! *-*
    A quem diga que as mulheres não vivem sem os homens, HAUHSUIAHIUAHISUHAUISHHUSA! ;)
    Vocês sabem que sou SUUUUUUUUUUUPER fã de vocês, fã do blog... encho o saco de vocês todo dia no TWITTER, kkkkkkkkkkkk! mais é super sincero.
    Vocês não sabem o que eu fiz, coloquei a foto do KIT DE 100 MARCADORES na tela do PC, hauihsiuahsiuahiushaus, para atrair! PARA EU GANHA! HAHAHAHA <3

    Meninas, a cada dia que passa admiro muito mais vocês. Vocês se importam com seus leitores, e além do mais sempre estão presente, respondendo no twitter, nos comentários, no e-mail... e isso para qualquer leitor e fã do blog é importante.

    Desejo TODO SUCESSO para vocês, vocês são LINDAS e merecem tudo isso de bom mesmo, porque vocês se importam com todos.. até com os HOMENS, UAHUISHUIAHSUASHIA! olha que meninas boas! *-*

    UM BEIJO ENORME PARA VOCÊS! ;*
    E em breve mando a cartinha para vocês!

    Milena-http://divertletras.blogspot.com
    @divertletras

    ResponderExcluir
  13. Adoro clássicos e sem dúvida Shakespeare é um dos meus autores favoritos. Suas peças são extremamente envolentes, complexas e cheias de momentos reflexivos e segundas intenções. Faz pouco tempo que percebi uma tendência a adptações de clássicos em quadrinhos, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum.
    Espero ler este logo, gostei muito da resenha e Hamlet é uma história que me agrada muito pela trama elaborada.
    Parabéns pela coluna!
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar
    monique.costa@justice.com

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li uma obra de Shakespeare '-----' É chatttooo... Ok, eu nunca cheguei a ler pra ver como é, mas... mas... Anyway ficou muito bom a nova coluna *O*
    - Luiz Felipe Matos
    @LFelipeMatos

    ResponderExcluir
  15. Acho legal a iniciativa das editoras em fazer uma nova versão dos clássicos, porque assim pode ficar mais atrativo para algumas pessoas..

    Eu nunca li o original, mas quero um dia!

    Parabéns pela coluna

    ^^

    ResponderExcluir
  16. Opa! Que legal essa nova coluna! Eu nunca li esse tipo de quadrinhos mas deve ser bem interessante. O melhor de tudo é despertar interesse nos jovens, a leitura de clássicos! Muito legal, adorei!

    @tclauper

    ResponderExcluir
  17. Eu li a obra original :p mas em hq deve ser bom tbm
    quem sabe eu possa ler um dia
    :p nem tenho muito o que comentar, adoro de certa forma os livros de Shakespeare mas tem muita tragédia!!!

    adorei a resenha
    abraços

    ResponderExcluir