Não deixe o sol brilhar em mim - Evandro Raiz Ribeiro



     É uma história de vampiros bem diferente do que estamos acostumados a ler, que se passa no ano de 1976. Conta a sobre a vida de um menino chamado Denis de 14 anos que morava em João Pessoa, e por um razão triste do destino em que teve os seus pais mortos em um acidente de carro, se muda para São Paulo para morar com o seu tio, irmão de seu pai. Nada mais será como antes, sua vida mudou para sempre. Chegando à casa do seu tio, ele percebe dois tipos de emoções e recepções bem diferentes, a do seu tio que o recebe com todo amor do mundo como se ele fosse um filho seu e da sua tia que não gostou nenhum pouco dele ter se mudado para lá, e que não facilitará em nada a sua vida dentro daquela casas. Se tio que lhe de um quarto com um banheiro só para ele.

            Seus pais não eram ricos, mas tinham uma boa condição de vida, ele passa a receber uma quantia do mês, no qual o seu tio lhe dará uma parte para gastar e a outra ficará guardado em uma poupança. Para não gastar muito dinheiro ele se matricula em uma escola pública e com o tempo passa a fazer as suas refeições na escola para ficar menos tempo possível longe da sua tia e procura fazer algum tipo de atividade.

            No primeiro, dia da escola ele não é nada bem recebido pela dupla de valentões. Depois, desse nada belo dia, quando voltava para casa, ele se vê diante de uma praça na qual acaba se sentando para poder passar o tempo. Quando estava lá sentado ver a menina mais bela que os seus olhos já viram passar, diante dos seus olhos, que acaba sentando ao seu lado e conversando com ele um pouco. O seu nome é Valquiria uma bela menina, que tem uma certeza essência de ser estranha e muito solitária.  Após certo tempo, os dois se despedem, e ambos seguem para suas respectivas casas. A partir, desse dia depois da escola todos os dias depois da escola ele passava na praça no mesmo horário para poder encontrá-la novamente, com isso nasceu uma amizade, que não demorou muito e evolui para o amor.

            Dennis notou que havia algo de diferente na Valquiria, todos os seus encontros eram a noite e não comia nada. Ela disse que devido a sua doença rara não podia comer nada a não ser pela sua comida especial e única, e que por isso, sentia muito sono de dia, por isso trocava o dia pela noite.

            No decorre desse tempo acidentes acontecem e ninguém sabe o que ou quem está causando tudo isso.

            Em uma noite em que Denis e Valquiria estão voltando de um passeio, dois homens começam a seguir eles, um agarrar Valquiria e o outro começa a bater no Denis, por ele estar tentando protegê-la, quando ela vê o que está acontecendo fica com muita raiva, pois não admite que ninguém faça mal a ele, então ela começa a bater nos dois com a sua força sobrenatural, morde e assim mostra a sua real face, quem realmente é atrás daquele corpo de menina. Denis assiste tudo aquilo sem acreditar e descobre assim quem realmente ela é. Depois no dia seguinte os dois conversam, ela conta a ele tudo sobre a sua vida.

            Bom, só posse dizer que amei muito esse livro, é bem diferente do que eu pensava que era. Um modo diferente de descrever como ocorre a transformação de um vampiro e de tudo o que ocorre. Um romance, bem diferente como tudo no livro, um romance que não tem idade, mostrando, desse modo, que quando existe amor verdadeiro tudo é possível. Sem dúvida nenhuma eu dou 5 casinhas nesse livro. Leiam que vocês não vão se arrepender. 
 
Avaliação



Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Primeiro de tudo, o titulo é mara! A capa ficou super imponente e dá um ar de mistério que me fez ficar com muiiiita vontade de ler ^^. Sobre a estória parece ser de fácil leitura e gostei de saber que é um tipo de estória de vampiro diferente ! A resenha ficou ótima, amei!! Com certeza, vou ler =]

    @tclauper

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Apesar de estar um tanto enjoada do mote vampiresco este livro parece ter uma abordagem diferente. Outro ponto muito positivo é a beleza e atratividade da capa, como sou super fã de capas. Mais um livro interessante que para listinha de futuras aquisições!
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi muuuuito falar neste livro, e o autor me ofereceu uma parceria, fiquei tão feliz *--*
    Sem contar que a capa também é linda!
    Enfim, a resenha está divina, está muito bem detalhada e objetiva, adorei ! :D
    Muito bem escrita!

    beijos
    @Cynthiazinhaa_

    ResponderExcluir
  4. Amei tudo nesse livro e estou louca para lê-lo *-*

    bjus =*

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu to muito afim de ler esse
    livro a temática já foi muito usada mas
    eu particulamente adoro,o nome é
    lindo a capa é linda e a resenha não
    deixa nada a desejar!
    @Agda01

    ResponderExcluir
  6. Henrique Colete e Silva1 de julho de 2011 às 17:19

    A capa do livro é fantástica, chama muito a atenção, só que eu acho que a história fica estranha quando se mostra o nome das personagens, um pouco cliche, e tambem a narrativa, um tio rico que gosta do garoto e uma tia( vilã) que não gosta dele. Bom eu não gosto de fazer julgamentos antes de conhecer o livro, esse é um livro que eu leria para fazer uma análise sobre minhas primeiras impressões e como o livro realmente é.

    @kike_henrique

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, fantástico! Primeiro, que a capa é muito muito linda. Chega a ser até mais bonita do que muitas capas internacionais (além de PARECER para mim que tem muito a ver com a história). O título é muito diferente, mas muito legal também, digno de uma grande obra ;D

    Agora, essa história, sério, é fantástica. Mistura romance, mistério, aventura e ação, tudo que eu gosto :P O melhor é saber que o autor é brasileiro, me enche de orgulho saber que nosso país tem escritores que conseguem elaborar obras tão boas quanto (ou melhor até) que as internacionais, isso acaba com aquela coisa de "livro internacional é melhor" xD

    Eu adorei a história girar no Brasil, além dessa ideia de vampiro mais adulto, não me lembro de ter visto nada do tipo. Só posso dizer que adorei e quero muito comprar ele.

    Beijos,
    Otávio.
    @MSotavio

    ResponderExcluir
  8. Bruna,
    O que mais me agrada neste livro é o título. Acho perfeito, acho que ele passa todas as emoções que a temática do livro nos proporciona.
    Gosto da história, é interessante e acontece no Brasil, o que confere certa ênfase ao produto nacional, não?

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, desculpem a intromissão, mas me permitam um comentário. É difícil atender a todos os gostos ou escrever sobre um tema sem colocar algo que tenda ao rótulo "clichê", como valentões que perseguem o protagonista ou a tia má. Mas nesta história eu coloquei fatos que realmente aconteceram usando o sobrenatural como fundo de cena. Outro ponto a salientar é que não existem hérois, quem ler, vai apoiar os protagonistas incondicionalmente, mas como falei em um outro post, vão se sentir como leões entre leões, mas zebras e antílopes vão discordar dessa simpatia.
    Além disso, na história o politicamente correto não é via de regra, coisas ruins podem acontecer a pessoas boas e pessoas não muito corretas as vezes podem pagar o pato pelo que não fizeram.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, depois que você voltar de Londres, vai pagar a churrascada prometida ok? rs

      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4486981981331&set=a.3686752456093.2167580.1493635928&type=1&theater

      Excluir
  10. Gente. Sou muito fã do sobrenatural, apesar de estar um pouco cansada de histórias sobre vampiros, sempre procuro uma que seja diferente das demais.
    Essa me pareceu muito boa, principalmente pelo fato de que o autor é brasileiro. Já está na minha lista :}
    @apauladantas_

    ResponderExcluir
  11. Caramba, amei sua resenha Bruna...
    pq eu ja tinha me interessado pela sinopse e pela capa e pelo titulo.. mas lendo e sabendo mais, fiquei mega curiosa... Sem contar q ganhou nota maxima... e parece bem diferente do que estamos acostumados!!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito desse tipo de livro, com vampiros e tal... Li a sinopse do livro e achei legal... Mais ainda assim não me interesso! >< Sou mais livros de romance e tals...

    Beijo.
    Gabi Wegner - Meninas e Seus Livros.
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Well, o tema vampiros até pode estar saturado sim, mas eu acho que o tema não é o que devemos avaliar, mas sim a forma como o autor molda o tema para construir a história.
    Me parece que é um autor nacional, e pela resenha também me parece ser um livro que realmente vale a pena ler.
    E como eu estou aderindo ao movimento valorize o que é bom, e é daqui (criei agora. OPAKOPSKSAPOS) certo que entrará em minha lista de desejados.

    Beijinhos!
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  14. Acho bacana os autores nacionais se inteirarem nos assuntos sobrenaturais tanto quanto os autores estrangeiros, é um mercado muito abrangente esse da literatura fantasiosa. Só não gostei que não foi muito bem uma resenha, foi uma grande sinopse e um pequeno comentário no final, gostaria de saber mais sobre o que gostou e não gostou do livro, o que sentiu ao lê-lo e tudo mais!

    @caiqueprs
    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Gente o Brasil está vindo com tudo!!! parabéns adorei a sua resenha. Hoje o sobrenatural está na moda mas tem horas que enjoa um pouco, tomara que esse livro seja aquele que prende a gente na leitura.
    bjos!!!
    @pablo_arcary

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tinha ouvido falar desse livro.

    Gostei bastante do título, Não deixe o sol brilhar em mim ... e a capa tbm é muito bem feita!

    Que legal, uma história de vampiros que se passa no Brasil, fiquei bem curiosa pra ler!

    Quero saber o que vai acontecer com o Denis e a Valquiria.


    @nann_da

    ResponderExcluir
  17. Como se eu já não tivesse bastante curiosa pelo livro, agora tenho que controlar minha super curiosidade..rsrs.Desde a primeira vez que vi este livro, o interesse foi imediato, eu amo essas histórias sobrenaturais, quando são vampíricas então..

    Tem gente que diz que essa temática está batida, mas eu não acho, pois a criatividade é infinita.Pena que o cinema Brasileiro é devagar para filmes baseados em livros nacionais, pois temos tantos livros bons, que seriam ótimos filmes.

    Boa desculpa a Valquíria deu ao Denis sobre o fato de não comer e de sair só a noite.Amo essa capa sério..esse é um dos livros que compraria pela capa...Imagine a minha felicidade quando vi que tinha ganhado este livro no Blog do Evandro..surtei, assustando minha mãe rsrs

    Muito boa a resenha Bruna!!
    ^^
    @gil_esmalteira

    ResponderExcluir
  18. É verdade que a onda de livros que envolvem vampiros tem crescido bastante, mas esse é diferente de todos os que eu já tinha visto, não se preocupa mesmo com a faixa etária das personagens no que diz respeito a dois amigos, adolescentes, onde a mocinha é uma vampira.
    Bem diferente também por ela ter protegido o amigo, e nisso, revelar-lhe a sua real identidade.
    Fiquei curiosa pelo desfecho dessa estória.
    E se vocês deram 5 casinhas, é porque o livro deve ser bom mesmo.

    Amei a resenha, meninas.
    E fiquei com vontade de lê-lo.

    Beeijo *;
    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  19. Oii, bem eu AMO livros de vampiros, não nego que tenho uma super queda por esse tipo de livro e gostei muito desse, tano que já fiz parceria com o autor! ;)

    Agora é aguardar pq. estou bem curiosa!

    Bju

    Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas o título dele chama muito a atenção, pelo título dá para imaginar que a vampira desse livro é como os vampiros descritos nos livros mais antigos (o tipo de vampiro do qual eu gosto muito!), não pode tomar sol.
    Fiquei curiosa para conhecer todas as outras características da vampira desse livro. O que eu também gostei muito é que a história se passe
    em 1976, costumo gostar de livros de época. Acho legal livros assim por que além de acompanhar a história em si posso conhecer um pouco mais sobre a sociedade da época retratada no livro, que nesse caso é a sociedade brasileira.
    Outra coisa que achei legal é que as personagens principais se tornaram amigas antes de se apaixonarem, o que parece bem mais real do que se tivessem se apaixonado a primeira vista.
    Enfim, gostei bastante da resenha e quero ler esse livro.
    OBS: Onde eu posso encontrar o livro?

    Seguidora: Danny_elric
    danielle.demarchi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  21. parece se ruma história mais "tradicional" sobre vampiros... bem, eu acho shausah
    não sou muito fã do tema, confesso.
    mas se eu tiver a oportunidade eu quero tentar :d vou confiar na sua palavra, Bruna XD

    bjos :*

    @eudeallstar

    ResponderExcluir
  22. Eu já cansei do tema vampiros, mesmo que este seja um pouco diferente dos demais, agora estou numa faze mais romance adolescente ou ainda leio alguma coisa sobrenatural porque amo aquilo que a ciência não pode explicar. rsrsrs
    Mas enfim, ainda não conhecia esse livro achei interessante, mas estou dando um tempo nos vampiros!

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  23. Simplesmente ansiosa para que meu exemplar chegue logo já que o meu Blog é um dos que tem parceria com o Evan, mas a estória é simplesmente fascinante é o que eu acredito porque já li bastante resenhas sobre o livro e comentários de quem já leu.

    @Cassia_Blogs

    ResponderExcluir
  24. Ebaaa, autor nacional *_*
    Juro que tem horas que eu quero esganar quem diz que a literatura nacional nao presta u.u
    Aí está um ótimo exemplo de livro bom *_*
    Adorei a tematica romantica e situada no Brasil =)

    Ah sim, a resenha ficou um pouquinho confusa :) (acho que o que mais me prendeu foram as virgulas =P), mas deu uma grande melhora se comparada a 2012 ;D Continue escrevendo e melhorando sua resenha *-*

    Beijooos


    @deborahtupa

    ResponderExcluir
  25. Adorei essa resenha, e fiquei com muita vontade de ler.. =D


    pedro.shiavon@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. O nome do livro é muito legal *O* Faz todo o sentido. Mas eu sou burro e não percebi que era de vampiros até ler a primeira frase da resenha! Antigamente, eu achava que os livros brasileiros eram #FAIL, mas hoje eu vejo que é totalmente ao contrário! Eu estranho um pouco quando leio, num livro, que a história se passa no Brasil. Me acostumei com histórias em Paris, EUA e etc, mas já está mais do que na hora d'eu ler um livro brasileiro ( contemporâneo, pq antigo ninguém merece). Eu até tenho um livro brasileiro aqui, vou ver se leio. Então, voltando ao assunto... Depois que eu percebi que se tratava de vampiros, cara, o nome ficou perfeito pra mim! Acho que compraria só pq você deu 5 casinhas e o conselhozinho no final! Achei a história interessante e a resenha ficou magnífica!
    Os autores brasileiros estão se sobressaindo!
    - Luiz Felipe Matos
    @LFelipeMatos

    ResponderExcluir
  27. Também gostei muito deste livro, aliás o primeiro que leio com vampiros tão jovens. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    O que mais gostei nesse livro foi o título, achei muito bom, chamou minha tenção, por isso decidi ler a resenha.
    Mas, quanto a história, não sei se gostei. Fiquei intrigada com um detalhe: por que ela se passa em 1976? Quando imagino os partes contadas na resenha me parece bem atual. Pensei: "Será isso se deve à passagem do tempo na história?"
    Para ser bem sincera não notei nada de muito diferente no enredo, mas gostaria de saber mais ^^ ... pois se todas vocês gostaram e deram 5 casinhas, deve realmente ser bom :)


    Até mais!
    @Leitora1

    ResponderExcluir
  29. Fascinante eu adorei, agora não é o vampiro que protege a mocinha mas a vampira que protege o mocinho
    eu adorei espero ler e ter o livro em casa
    adorei a resenha
    abraços

    ResponderExcluir