Firelight – Firelight #01 – Sophie Jordan


Heey gente, como estão? Antes de começar a falar do livro precisava contar o período pré-leitura. Quando soube que receberia Firelight para resenha fiquei incrivelmente feliz, mas com aquele pé atrás. Parceria nova, algumas acabam não enviando livros e “sumindo do mapa” do nada. Então, mesmo feliz estava com um receio de não receber. Até que no dia seguinte ao comunicado eis que toca o interfone quando estou me arrumando para a faculdade e o porteiro avisa que tem algo para mim lá embaixo (já se acostumou! Hahaha). Pensei que poderiam ser n livros, mas nunca pensei que seria Firelight. Até que abro a embalagem e lá está ele, lindo e brilhante “olhando para mim”. Nossa, nem acreditei! Um dia depois e o livro já estava em minhas mãos! (Ponto para a Agir!). Até fiz uma musiquinha para o momento, mas acho que não preciso “cantá-la” aqui. Hahaha ;x
Então agora vocês já conhecem a minha empolgação para ler esse livro! Sim, eu estava simplesmente muito ansiosa para lê-lo. Achei a história interessantíssima e queria saber como ela havia sido desenvolvida. Fora que sempre amei essa capa e a Agir fez um ótimo trabalho (Mais pontos), mantendo-a e ainda colocando os brilhos e a textura diferente nas escamas de Jacinda.
Chega de falar de empolgação pré-livro e vamos ao que interessa (vocês já devem estar cansados de ler minhas baboseiras hehe): Firelight.
Firelight conta a história de Jacinda, uma draki – descendentes de dragões que possuem a habilidade de se transformar em humanos – que vive com sua mãe e sua irmã dentro de um clã. Ela é uma cuspidora de fogo – o que é bem raro entre os de sua espécie –, o que a torna bem popular e consequentemente a prometida ao futuro alfa do clã, Cassian, para depois de casados poderem gerar novos draki cuspidores de fogo.
Mas Jacinda é meio rebelde e acaba se metendo em encrencas, principalmente por gostar muito da sensação de voar, a liberdade que essa sensação trás. Então sua mãe acaba tomando a decisão de fugir do clã com suas duas filhas, Jacinda e sua irmã gêmea Tamra, que nunca incorporou e por isso se sente excluída.
Elas se mudam para um deserto, e precisam se adaptar à nova vida. Sua mãe e Tamra conseguem se adaptar facilmente, elas não são draki (na verdade sua mãe era, mas desistiu disso quando percebeu que Tamra nunca incorporaria), mas para Jacinda tudo fica cada vez mais complicado, ela não consegue suportar o cheiro e o barulho que os humanos fazem e só quer voltar para seu lar, seu clã, pois sabe que se continuar vivendo ali seu draki vai definhar até morrer (o calor e o clima locais afetam os draki). Mas ela não pode ir, pois se sente egoísta de querer isso sendo que sua irmã sempre se sentiu deslocada no clã sem nunca ter reclamado, e agora ela está feliz em seu novo lar conhecendo e fazendo novos amigos.
Até que Jacinda conhece Will, um garoto bonito que logo a faz sentir uma atração incrível e inexplicável. Seu lado draki desperta só por estar na presença de Will, e ela começa a ter dificuldade em esconder sua forma real. Isso não seria problema se não fosse por dois motivos. Um: isso é um segredo, ninguém pode saber que os draki existem e pior, que eles tem a capacidade de ter forma humana. E segundo: Will na verdade pertence a uma família de caçadores. Caçadores de draki.
Jacinda fica naquele impasse: Ficar com Will e deixar seu lado draki vivo mesmo que sua família possa matá-la a qualquer momento, ou se afasta de Will e permite sua essência draki morrer?
O livro já começa muito bom, nos fazendo prender o ar. Depois vamos descobrindo tudo sobre Jacinda e os draki, sua adaptação na sua nova cidade, com seus novos amigos e sem poder mostrar para todos sua forma draki. Acho que Sophie conseguiu o tom certo para Jacinda e para o desenvolvimento da história, os personagens são incríveis e mantiveram sua essência desde o começo até o final. Também achei que o livro tem um ritmo ótimo, que não me cansou nem um pouco e deixou com vontade de ler cada vez mais, a história fluiu bem.
Mas claro, teve coisa que não gostei. A mãe de Jacinda ter escolhido ir ao deserto para que o draki da filha morresse é uma delas, sei que ela poderia querer ajudar a filha, mas obrigá-la a destruir uma parte importante e real para ela? Acho que uma mãe não faria isso com a filha, esse sofrimento desnecessário.
Também teve algumas horas que parecia que Jacinda só sabia reclamar. Mas não a julgo por isso, ela estava triste e em dúvida sobre qual o próximo passo deveria fazer para modificar isso, até porque ela não sabia de muitas coisas que poderiam mudar a decisão dela. Mas todo mundo é assim, vive se questionando sobre o que deve ou não ser feito, e como estamos vendo a história pelos olhos de Jacinda acredito que nos faz entender todas as suas ações.
O conflito interno para resolver se deveria ou não ficar com Will é aquele típico conflito que muitas adolescentes passaram em sua vida, claro que não exatamente igual porque não somos draki, mas decidir se o garoto misterioso que poderia nos fazer mal vale a pena ou não é uma coisa a se pensar, torna tudo mais real. Inclusive foi realmente muito bom entender o motivo de Will e Jacinda terem aquela ligação tão forte, mostrando que não era algo totalmente aleatório, mas ainda fiquei na expectativa de saber mais sobre isso. Me apaixonei por Will, sério. Achei ele um amor, fofo e tudo de bom! hehe
É impressionante ver como duas irmãs gêmeas são tão diferentes entre si, pois estamos mais acostumados a ver gêmeas parecidas do que tão opostas, e achei interessante abordar isso de outra forma.
Mas os pequenos erros e coisas que não concordei ou não gostei, não fizeram diminuir nem um pouco o resultado total do livro, eu realmente achei ele demais, e vou dar as cinco casinhas.
Ah, e o final?! Simplesmente a-d-o-r-e-i! Quero muito saber tudo que vai acontecer a partir daí e como todo o resto vai ser desenvolvido.
Bom, vi muitas críticas negativas desse livro, outras muitas positivas. Só acredito que cada um deve julgar algo por si próprio depois de experimentar, no caso depois de ler. Eu particularmente amei esse livro, sei que muitas outras pessoas também vão amar, agora outras vão simplesmente odiar. Mas gosto é gosto e cada um tem o seu, mas se eu puder dar uma dica: leia.

Preciso repetir que amei e acrescentar que estou super ansiosa pela continuação, Vanish? Só tem um problema: o lançamento ocorre no dia 6 de setembro. Nos EUA. Ou seja, até sair no Brasil ainda falta uma eternidade. Como vou fazer para ficar sem a continuação do que acontece com Jacinda e Will? Bom, o que resta agora é esperar e torcer para que Vanish seja tão bom ou melhor até do que Firelight. E aguentar a ansiedade, o que é meio difícil! ;~ hahaha
Avaliação



Comente com o Facebook:

41 comentários:

  1. Eu queria ler esse livro , mas mesmo assim , achei interessante a história , quando comprar (ou ganhar) eu vou ler muito rapido , para logo comentar.

    http://estantefantastica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A resenha ficou muito boa. Contou do que se trata mas sem muitos spoilers ^^

    Para alguém que gostou tanto assim, esperar até bem depois de setembro vai ser complicado, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. esse livro me lembra um desenho animado que foi exibido na globo ha alguns anos, sobre um menino dragão que é apaixonado pela colega de classe que é uma caçadora( tentei lembrar o nome do desenho mas n consegui),enfim, a história parece muito boa ,a capa é fofinha e sua resenha me deixou com mais vontade de ler. amei bjos

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeeeeeei sua resenha!
    Simplesmente ótima!
    Ah e quero saber da 'músiquiha' do momento em que recebeu o livro, haha'

    beijos
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. já vi esse livro duas vezes na livraria e achei a capa tão linda..deu vontade de ler O.o
    adorei a resenha...tb amo ecsrever..acabo me empolgando..rs

    bjos para vcs

    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto o livro e achie lindo mas não me interessei muito mas pelo que vcc disse parece ser muito bom.
    Adorei o nome do mocinho *-*

    ResponderExcluir
  7. Ameeei a resenha!!
    Agora minha vontade de ler está em dobro.
    Parece ser muito interessante, é uma coisa bem diferente!
    Eu vi ele na livraria e a capa é realmente
    muito linda!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Estou maluca pra ler esse livro, sinceramente. Talvez seja uma das minhas próximas leituras, apesar de não ter taaanta certeza assim... Não sei!.

    Sua resenha realmente me me deixou com muuuita vontade de ler *---* Vou tentar baixar ou algo assim...
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. HUhaua
    ri mt com essa introdução dramatica Thata!
    Poxa, eu to super curiosa para ler Firelight tb!
    Caramba! Não sabia do fator gemea! Adoro historia de gemeos... hauha
    Poxa já queria ler e deopis da sua resenha... Huau amei mt tudo o que vc escreveu, destacou o positivo e o negativo!

    'claro que não exatamente igual porque não somos draki' rialto!

    Poxa aguentar pela continuação é de matar mesmo!
    Acho que ainda tenho um tempo para ler!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto essa capa em muitos lugares e a achei linda demais! Ainda mais com todos os detalhes e alto relevo, mas depois dessa sua empolgação e ótima resenha, já subiu umas 4 posições na wishlist viu!
    Adorei

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    bom, venho primeiramente pedir desculpas, vooc deixou um recado no meu skoob e infelizmente eu estava sem internet, demorei a responder.

    Não gosto muito de livros com tanta fantasia, rs. é uma questão de gosto, já até li alguns, talvez tenha lido os errados, mas infelizmente não gostei. Talvez seja hora de rever alguns conceitos =)

    Adorei a resenha/resumo, vou anotar o livro
    Até mais ver.

    ResponderExcluir
  12. Oi flor,
    Sobre as parcerias com editoras é bem verdade isso que você disse eu ainda não tenho muitas mas ainda não recebi nenhum livrozinho...enfim to com firelight lá em casa ainda não li, mas achei maravilhosa a capa também toda cheia de efeito (ah vocÊ saber se por acaso vão fazer marcador desse livro?) Sobre a história dragões ta ai uma coisa que eu não vi muito e estou louca para ver acho que deve ser muito interessante enfim to ansiosa para começar a le-lo logo...falta tempo.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz em ver mais uma resenha positiva em meio a tantas negativas. Quero ler este livro!
    =0)
    Bj.

    ResponderExcluir
  14. Eu li o livro há poucos dias... gostei bastante da história.

    O final então só me deixou morrendo de curiosidade para ler Vanish. #aguentacoração

    A capa é simplesmente linda!
    O detalhe do relevo ficou perfeito, adorei!

    ResponderExcluir
  15. estou LOUCA pra ler esse livro, sério mesmo. Quero muito ele, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo ;x A história me interessou muito, pois nunca vi nada com o enredo parecido com esse.
    E outra coisa.. vocês viram como ficou a capa de Vanish? ME APAIXONEI! Linda demais!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu já tinha ouvido falar do livro e até visto, e me apaixonado pela capa. Mas não sabia sobre o que era o livro.
    PARECE SER MUITO BOM. *----*
    Beijos
    Cah Lacerda
    The Review Kingdom

    ResponderExcluir
  17. Visite por favor

    http://tinhahquedizer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Achei maravilhosa a história e a capa é linda! A resenha tá muito boa e me convenceu a colocar o livro na minha lista!! Amo ler!!!!

    ResponderExcluir
  19. Tbm gostei bastante desse livro e eu tbm o li com um enorme pé atrás por causa das resenhas negativas que eu andei lendo.. mas apesar de ter acahdo alguns pontos negativos achei a história muito bom! :D

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  20. Fico feliz em ler uma resenha positiva deste livro, me deixa com vontade de lê-lo msm q mta gente tenha reclamado. rs.
    Adorei!
    Bj.

    ResponderExcluir
  21. Nossa gostei muito da resenha!
    Fiquei com mais vontade de ler, mas como a sequencia vai demorar um pouco, vou esperar p comprar!!
    A estória é muito criativaa*-*
    Beijos;*

    Delírios de Salomé
    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Eu amei a capa do livro, conheço ele antes mesmo de lançar no Brasil e já tinha interesse em lê-lo... Então imagina como fiquei quando descobri que a Agir ia lançar no Brasil? *dando pulinhos*
    Eu já li várias resenhas positivas, algumas negativas e estou vendo que esse é um daqueles livros que só lendo pra você saber. Eu posso amar e ficar que nem você, contando os dias para Vanish, ou odiar e acabar trocando por outro livro.
    P.S.: adorei o fato que a Agir não tentou "traduzir" o título, teria ficado terrível. E tomara que não inventem essa moda no segundo, certo? ;)
    Bjos :*
    Isa Pina ~ Portal dos livros

    ResponderExcluir
  23. Antes de ler sua resenha não sabia muito sobre o livro, mas mesmo você falando tão bem dele o tema não me atraiu para a leitura.

    ResponderExcluir
  24. Eu ja tinha ouvido falar desse livro, mas nao me interessei muito. Mas lendo sua resenha me parece um bom livro e gostei da historia. Ao mesmo tempo que vemos algo em comum com outros livros, vemos um outro lado completamente diferente e que eu nunca vi antes abordado. vou dar uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser tudo de bom. O enredo me conquistou e a capa ... que capa maravilhosa! Acho que sou uma grande candidata ao clube dos que vão amar esse livro, eu geralmente gosto de livros com fantasia, até os mornos!
    O péssimo é que a continuação dele esteja tão longe de ser lançado, mas cheguei a ver a capa do segundo livro, segue o mesmo padrão que essa, mas é o rosto de uma garota loira, linda.

    ResponderExcluir
  26. Faço parte daquele grupo de pessoas que só quer ler esse livro porque a capa dele é muito, muito linda. Só que eu comecei a ler um monte de resenhas negativas e desanimei.
    Só que essa sua me animou de novo o/

    Eu só acho que um livro com dragões deve ser MUITO bom, e pra acharem ruim ... ele deve ter alguns problemas bem sérios mesmo (tipo, Eu Sou o Numero Quatro, que acho incrivel até agora eles terem estragado uma história com ET's ~: )

    enfim, darei uma chance algum dia
    beijos
    Julia, Três Lápis

    ResponderExcluir
  27. Olá fiz um novo Blog e gostaria muito que você visitasse e desse a sua opinião ela é muito importante para mim

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oie! Tudo bem?

    Adorei a resenha! Esse livro chegou faz umas duas semanas, e eu já fiquei encantada e totalmente apaixonada pela capa, até minha mãe disse que eu tinha problema porque fiquei alisando a parte com o relevo :)

    Estou super super animada para ler, e sua resenha me deixou ainda mais! Ele está na lista dos próximos, espero ler em breve!

    Tá rolando promoção no blog de livro e marcador de "Uma Proposta Irrecusável" http://migre.me/4wwLm :D Participe!

    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Na Caixinha do Correio #6
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Estou desesperada para ler esse livro!
    Está sendo um caso de ódio ou amor! Mta gente dividida, mas mesmo assim quero mto ler, para ter minha propria opinião.
    Só essa capa, já me ganhou, rs.
    Amei o blog.. to seguindo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  30. Me apaixonei pela capa quando a vi, e nem cheguei a procurar saber qual era história, mas quando li. Fiquei louca mais ainda por ele!!!
    Estou completamnete louca por ele!!! Mas, por enquanto vai demorar... (sem dindin)

    Beijos
    anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ué, meu comentário sumiu o.o
    Mas enfim vou comentar de novo, ameeeei a resenha, super grande mas ótima!
    Ah e quero ouvir a 'musiquinha', hein
    haha

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Realmente, essa do livro chegar no dia seguinte foi chocante oO Muito legal mesmo!

    E estou doida para ler Firelight desde que vi a capa estrangeira, antes da Agir anunciar a publicação. Surtei muito e ainda estou surtando já que não o tenho ainda =/

    Adorei a resenha!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  33. Eu fiquei louca por esse livro
    Quando li a resenha, uma historia bem diferente
    E essa capa tbm chama muita atenção
    Pena que ainda não chegou por aqui

    ResponderExcluir
  34. Ainda não tinha visto esse livro!
    adorei!
    a resenha ficou ótima, e me fez ficar muito curiosa...
    e a capa é muito linda mesmo!! *-*

    :*

    ResponderExcluir
  35. Quero muito ler esse livro, sua resenha está muito boa!
    É a primeira vez que venho aqui e está de parabéns! Seu blog é super fofo!

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  36. Se sombras de dúvidas a capa é linda e as escamas dão o toque super especial.Realmente chegou bem rápido ein, 1 dia!

    Achei que por jacinda ser draki se adaptaria ao deserto, pelo menos isso não seria um problema,além do mais se ela volta vai ter que casar..Sobrenaturais apaixonados por caçadores de sua espécie..aii, poxa por que não comprei na pré-estreia rs..Realmente o ruim são estas demoras entre um e outro.

    Rebelde, romance entre caçador e caça rs..aii eu quero..

    Ótima resenha Tatha!
    Beijos querida!
    ^^

    ResponderExcluir
  37. Uma história diferente, meio sobrenatural, mas que pelo menos não usa anjos ou vampiros, aê. A capa foi o que me atraiu mesmo, e parece que tem até um pouco de romance... Ai, vontade de ler! *-* Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  38. Eu já tava louca pra ler o livro desde que vi essa capa e descobrir que é de dragões o livro, então me apaixonei!
    É bom ver que outras pessoas leram e gostaram, me faz ficar com mais vontade de ler ainda *-*

    Bjus.

    ResponderExcluir
  39. Ah, a capa desse livro é perfeita, não? É o que mais chama atenção, haha. Eu adorei a história em si, sinceramente espero poder ler o mais rápido possível, minha curiosidade está grandeee! Minha melhor amiga leu e acabou gostando do livro, espero que eu também goste. Mas pela resenha, acho que vou amar *-*

    ResponderExcluir
  40. este livro esta a tanto tempo na minha lista no skoob que eu tinha esquecido :p
    a capa é linda e agora que li a resenha puxa..... imagina este livro a que na minha maos *..................*
    eu ia pirar e largar tudo so pra ler :3

    adorei demais sua resenha
    abraços

    ResponderExcluir
  41. Apesar de ter amado o Will, eu não gostei da história. Não sei se foi porque as minhas expectativas estavam muito altas desde que eu li a sinopse do livro, ou se foi porque ele realmente não é muito bom ( me baseando na sua resenha que eu li agora, acredito que foram as minhas expectativas que estavam em alta mesmo!kkk). Não gostei do ritmo do livro e nem da personagem, não sei porque, apenas que não me agradaram.
    Maaaas, como eu ainda não terminei a série - ou seria trilogia?- eu pretendo acabar. E, vou reler o primeiro, porque além de não lembrar de muita coisa da história (faz muito tempo que eu li), pode ser que a minha opinião mude.

    ResponderExcluir