Bilionários por Acaso – A Criação do Facebook - Ben Mezrich


O interesse nas histórias reais é sempre um atrativo interessante de um livro, o que dizer então da história de uma das mais famosas se não a mais famosa rede social do mundo? Curiosidades que deslumbram a imaginação de qualquer jovem que curte estar conectado às novidades da internet, e que mais do que isso, deve estar nesse momento com uma página aberta com seu perfil em uma dessas redes de relacionamento. São esses e outros motivos que tornam o livro Bilionários por Acaso – A Criação do Facebook super interessante.

Eu por exemplo fiquei fascinada com o filme inspirado no livro intitulado A REDE SOCIAL (The Social Network), em que retrata de forma emocionante toda trajetória do Facebook desde a sua criação no quarto de um alojamento estudantil em Harvard até sua discussão judicial que se arrasta até os dias de hoje. Logo após o filme me senti na obrigação de ler o livro e fiquei ainda mais fascinada com a história, pois a forma em que Ben Mezrich descreve os fatos de uma forma clara e leve e empolgante de se ler, nem parece um livro e sim um roteiro já pronto para se fazer um filme e isso faz com que você se interesse cada vez mais, e traz aquele espírito empreendedor que em outros livros é difícil de compreender pela linguagem técnica e esse passa a ideia simples de ter a ideia, acreditar nela e trabalhar duro para que a própria se concretize, essa é a ideia que Mark Zuckerberg passa para todo mundo, ele foi onde muitos não iriam, mergulhou de corpo e alma no seu projeto.

Sua trajetória é incrível desde o ensino médio onde criou Synapse Media Player que usa inteligência artificial para aprender hábitos de escuta do usuário. A Microsoft e AOL, na época, tentaram comprar o Synapse e também contratar Zuckerberg, porém, ele preferiu ingressar na Universidade Harvard em setembro de 2002.

Resumindo, esse livro vai te contar de uma visão bem próxima de Eduardo Saverin, um brasileiro estudante de Harvard, de como é estar dentro do maior negócio dos tempos e, de repente, se ver fora de tudo por uma traição. Eduardo conheceu Mark Zuckerberg na faculdade, onde ambos queriam se sobressair, criar amizades e fazer sexo. Ambos nerds, adolescentes prodígios – Mark recusara um emprego na Microsoft e Eduardo ficou conhecido no campus por ter ganhado U$ 300 mil em investimentos de risco provisionando o tempo e suas aplicações à extração de petróleo.

Conhecerão também os irmãos gêmeos Winklevoss, dois atletas de remo de quase dois metros de altura que futuramente se envolveriam numa briga judicial contra Mark por roubar a ideias deles.

Enfim, Mark enxergou que o propósito das festas, clubes e irmandades em sua universidade era a socialização em busca de amizades e principalmente sexo. Coisa que ele que não tinha desenvoltura, e essa foi a ideia: trazer esse contexto para o computador, em casa, sem precisar das festas e sociedades. Com os códigos, a interface e o design pronto ele só precisava de investimento para pagar os servidores, foi ai que Eduardo entrou como sócio do Facebook – e foi assim que tudo começou. Com uma ideia, capital, e trabalho árduo. E tudo o que eles buscavam se abriram para eles: noitadas, garotas, reconhecimento na universidade, mais como toda história de negócios, terminou em problemas, processos, ideias, traição e muito dinheiro.

Aconselho para todos, esse é um ótimo livro.


Avaliação




Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Eu estou doido para ver esse filme e quero também ler o livro.
    Acho bastante interessante como o dono do Facebook conseguiu ficar milionário! Pelo que eu soube, ele é muito interessante!!

    ResponderExcluir
  2. A resenha ficou muito legal *-* Este livro parece ser bem legal, e provavelmente lerei ele daqui a pouco tempo...

    Otávio.
    www.shockbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Esse livro parece ser bastante interessante :D gostei muito! :)

    bjs
    Books Emporium.

    ResponderExcluir
  4. Oláá,
    Assisti o filme 2 vezes, por que é a história é muuuito boa. E o Mark é inteligente deemais. Preciso ler esse livro!!!
    Pra quem ainda não assistiu o filme, recomendo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei o filme, imagino que o livro seja melhor ainda, com mais detalhes sobre essa história.
    Esse é um livro bacana para ter na "biblioteca" particular xD

    =*
    Shanelly Faust
    @shanellyfaust

    ResponderExcluir
  6. não sabia da existência desse livro. Agora vou adiar o filme pra poder ler o livro primeiro.
    ORGULHO NERD..HOU!!!!

    ResponderExcluir
  7. Quando surgiu todo o burburinho do filme, eu nem tinha facebook. afinal por muito tempo o orkut predominava no Brasil, agora que entendo o quanto o facebook é legal. o livro e o filme parecem bem mais interessantes pra mim..

    ResponderExcluir
  8. Interessante saber que este livro aborda um assunto real em muitas famílias, estou louca para saber o conteúdo geral. Bjos!!
    @MiriamSantAnna

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti o filme por desejar muito ler o livro. Nossa, parece mais incrível ainda com esta resenha.
    Estando com o Facebook aberto e lendo esta resenha, ao menos pra mim, parece algo fantástico. Sabe, eu PRECISO desse livro. *-*

    Beijos,
    @samyra_aquino - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. AMEI a resenha! *-* Eu ainda não vi o filme, mas o trailer é bastante atrativo! O livro parece não fugir disso! *-*

    @Jhenysampaio

    ResponderExcluir
  11. Ah gostei muito da resenha. Ainda não vi o filme, porque gosto sempre de ler o livro primeiro e ainda não tive a oportunidade de tê-lo.

    Bjs!
    @Bel_Santos

    ResponderExcluir
  12. Ah, quero mto ler esse livro!
    Acho fascinante histórias reais! Com certeza eu leria!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. esse livro/filme teve muuuita especulação, mas acabei nem gostando tanto assim do filme. demorei a entender quando era passado, quando era presente @.@ sou lerda mesmo. mas penei hahuas e ainda minha sessão teve problemas com alarme falso de incencdia e o filme parar e voltar muito atrasado e depis parar de novo e depois adiantar mais ou menos certo sahsahs ao menos deu pra assistir umas partes de novo pra eu entender. no mais é uma história interessante, calro, mas não sei se leria o livrl. acho que sim... huum...

    hsuahsa
    gostei da resenha :D parece com o filme mesmo/

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, porém assisti o filme e me pareceu bastante atraente. Nesse mundo dos negócios, não existe ninguém santo dhuiahsa

    ResponderExcluir
  15. Eu queria muito ler este livro! Até por que Informática é a área que eu estou estudando, rs.

    Bjos!!

    @Blog_Silencioso

    http://silentmyworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ai o livro deve ser mara vou add na minha lista do skoob

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    http://verdorinvisivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Acho muito interessante esse livro, apesar de não ter lido ainda ;D Quero ver se consigo lê-lo algum dia ;)
    Adorei a resenha! :D

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Uau! *-* Adorei a resenha. Já estava com vontade de ler esse livro, principalmente porque sou técnica em informática, e a história é super interessante. Histórias reais são ótimas!

    ResponderExcluir
  19. A resenha me deu vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Que livro! Nossa, estou louca pra ver esse filme, adoro filmes e livros baseados na vida real, são realmente inspiradores.
    essa resenha me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro e de ver o filme, já que me ajudaria muito em meu curso, por ele ser um empreendedor...

    abraços

    ResponderExcluir