Água Para Elefantes - Sara Gruen



O livro tem início no presente contando como está a vida de Jacob Jankowski que vive atualmente em uma casa de repouso desde que perdeu sua mulher. Como ele mesmo diz, tem uns 90 ou 93 anos. Vive em um lar com várias senhoras super simpáticas, com boas enfermeiras, com suas lembranças e um grande segredo que guarda por 70 anos. Será que ele irá nos contar o segredo que tanto guarda?
Bom, então entrando no túnel do tempo, Jacob Jankowski nos conta a sua história. Pouco, ou melhor, nada da sua juventude foi falada até hoje. Ele trabalhou em circo, mas não era desse jeito que imaginava que seria a sua vida, mas por forças do destino esse foi seu caminho.
Ele estudava medicina veterinária em uma conceituada universidade, porém com a morte de seus pais, sem casa, sem dinheiro, sem destino, e com toda essa situação ele nem consegue fazer as provas finais para receber seu diploma.
Andando pelas ruas sem rumo e sem direção, acabou achando um trem em seu percurso e se mais delongas acabou pulando dentro do trem, que era nada mais nada menos que o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Voador Irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra. Onde acabou sendo contratado por Tio Al para ser o cuidador dos animais, pois uma das coisas que ele mais queria ter em seu circo era um veterinário, e pelo fato do seu maior rival ter um não importava que ele não tivesse o diploma. O que ele considerava ter importância era o fato de ter um médico veterinário que havia estudado na melhor universidade que existia.
Não é porque encontrou um emprego, um lugar para comer e dormir que significava que sua vida seria fácil, pois podemos dizer que o Tio Al, dono do circo, não é flor que se cheire, é um tirano e August, o seu chefe não fica nada abaixo do Tio Al.
Jacob acaba se apaixonando por Marlena, que é a esposa de August e apresenta um número com cavalos, o qual ele ama. Também acaba se apaixonando por Rosie, a mais nova personagem do circo, uma elefanta que vai muito além das aparências.
No livro são abordados vários temas:
- Maus tratos aos animais – que por sinal me deixou com muita raiva e lágrimas nos olhos;
- violência contra a mulher – um absurdo;
- amizade – algo difícil de se encontrar em qualquer tempo, seja no passado, seja no presente ou no futuro, mas quando se encontra uma amizade verdadeira, pode-se dizer que encontrou um tesouro e que contará com os valores do significado da palavra amizade com todas as letras, todas as horas;
- terceira idade – aprender a dar valor a pessoas idosas, saber respeitar seu espaço e seus desejos;
- problemas psicológicos;
- desrespeito com as pessoas
É um livro que no final de contas é gostoso de ler, pois tem uma linguagem simples e de fácil entendimento. Teve momentos que no decorrer da leitura fiquei com raiva, mas o que fez gostar um pouco desse livro foi que mesmo durante todas as violências que existiram de todas as formas e jeitos, ainda existia sentimentos de amizade e amor, ou seja, mesmo em um “campo de guerra” ainda nasciam flores.

Avaliação



Comente com o Facebook:

24 comentários:

  1. Eu esperava tanto desse livro, talvez pela propaganda mas quando li, vi que não era tanto assim, o livro fala algumas verdades é claro, mas que judiação dos bixinhos e da elefanta. Tem parte que parecia mais um circo de horrores :S

    Não quero pensar muito na vida de idoso, percebi como é terrível as vezes, fora isso a história é boa, mas não muito o meu tipo. Nunca gostei muito de circo e palhaços não são tão engraçados, dão medo :S

    Bela resenha, concordo plenamente com as duas casinhas, mas vou querer ver o filme (robert *-*)

    Beijos
    Babihgois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ah, quero muito ler esse livro, a capa é linda demais *-*

    ResponderExcluir
  3. Pô, quero muito ler esse livro! A história não me parece essas coisas todas, mas a Sextante tem uma tendência a publicar obras que te deixam pensando em determinados temas, e eu curto muito livros que atingem esse objetivo. Participei de uma ou duas promoções pra ganhar essa publicação, mas evidentemente não tive sorte, rs. Mesmo assim, espero lê-la algum dia. Ah, e eu gosto da capa nova simplesmente pela Reese... Sou um grande fã dela!

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem emocionante, pela sinopse eele parece ser um bom livro que foi "descobeto" pelo filme!ele aborda mtos temas polemicos!Pensei que você ia dar mais casinhas rsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi várias resenhas diferentes sobre esse livro na verdade tenho uma amiga que amou o livro e uma que odiou ao ponto de não conseguir terminar, então não sei o que esperar. Por enquanto eu vou deixando ele de lado e se tiver a oportunidade de lê-lo, lerei.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esse é um dos livros que viraram filme que eu vou me conter pra para ler primeiro o livro e depois assistir o filme, pois sempre o livro é o melhor! sem falar que o robert pattinson me ajudoou a me interessar mais por ele #confesso
    eu so fico triste pois no livro fala a realidade nos circos dos animais sendo maltratados e eu não gosto disso, acho muito cruel =/
    maais gosteei da resenha *-*

    beijos
    @AmandaGoncalvez

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, desde a primeira vez que vi estou querendo muito ler, amei a capa e o livro parece ser muito emocionante.

    ResponderExcluir
  9. O livro Água para elefantes parece ser um romance muito envolvente.
    Vou procurá-lo numa livraria logo para começar a ler.
    Gostei muito da resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre via a capa e o titulo e achava que era bobo
    Mas lendo essa resenha vejo que me enganei
    E parece ser um livro fantastico
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que emocionante!
    Poxa eu ainda quero ler esse livro, mas acho ate que prefero ver o filme antes (eu não me importo com a ordem)
    Mas gostei mt da resenha, ta bem explicativa, parabéns!

    bjs
    hey Evellyn

    ResponderExcluir
  12. Olá, Bruna!
    Adorei a sua resenha! Já li este livro e inclusive postei a resenha dele no blog. Também concordo que o livro é mesmo imperdível e recomendo a leitura para todos.
    Gostei muito dos personagens e de conhecer a rotina num circo. A autora descreveu muito bem os personagens e foi impossível não me sensibilizar com a história de vida deles.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  13. Antes de ler, eu pensei que ele seria bem melhor e mais instigante.

    Mas percebi que não é isso tudo. O livro é bom, claro, mas não achei muito legal, e também é bem pesadinho.
    hahaha

    Otávio
    Shock Books

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha Bruna! Estou ansiosa para ler Água Para Elefantes. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Gostei na resenha, bem explicativa.
    Já tenho ele, logo vou ler.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Eu quero ver esse filme, mas vendo tanta pessoas falando do livro, fiquei com vontade de ler tambem.

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo, assim como vc, disse que esse livro é gostoso de ler, mas não tomei coragem de ler esse livro até hoje por um tema que vc também citou na resenha ... maus tratos aos animais, eu não suporto isso e se eu ler é capaz de eu ficar super pra baixo por um tempo, não sou chegada a dramas.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  18. Desde que vi esse livro nos lançamentos fiquei muito ansiosa pra comprar e enfim acabei comprando numa promoção. Oh, eu terminei de ler água para elefantes ontem e achei muito bom o jeito como a autora descreve tudo. Na verdade o início é um pouco massante de ler, não me empolgou muito, mas mais tarde -no meio do livro- eu fiquei muito curiosa pra saber o que iria acontecer! E o final (eu praticamente o adivinhei haha) foi muito bacana, apesar de não ser exatamente como eu gostaria que fosse. O "gênero" do livro não me agrada muito, mas da mesma forma eu gostei. Agora pretendo assistir ao filme *-*

    ResponderExcluir
  19. Estou ouvindo muito falar sobre este livro, quando juntar dinheiro suficiente o comprarei.

    Jesimiel
    Caderno Repicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Ameeei a Capa! Muuuito Linda!
    e too com muuita vontade de ler!
    @_GabiFreire
    lellefreire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Bem não sei se concordo com sua opinião sobre o livro, porque vi apenas vi o filme, e gostei, não parece ser assim tão ruim!!
    Espero não me decepicionar.
    abraços

    ResponderExcluir
  22. Me surpreendi com esse livro
    Não estava esperando muita coisa dele
    Mas é muito bom
    Me fez mudar de ideia

    ResponderExcluir
  23. Esse livro está na minha lista faz tempo, acho a capa linda, e me lembra os livros do Nicholas Sparks, que eu ao de paixão.
    Com certeza depois dessa resenha, fiquei com muita vontade de ler.
    E depois que soube os temas que ele aborda, acho todos deveriam ler.

    ResponderExcluir