Anne de Green Gables – Anne de Green Gables #01 – L. M. Montgomery

Os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert decidem adotar um menino para ajudar nos serviços da propriedade, já que as coisas não são como antes. Porém, ao chegar ao local de encontro é uma menina ruiva quem espera para ser levada para o novo lar. A princípio a órfã Anne Shirley não teria lugar naquela família, mas logo conquista os membros, que se apegam facilmente a seu jeito com todo falatório e imaginação.
Vamos acompanhar suas peripécias na nova casa e na comunidade, fazendo amigos, desafiando várias questões, ganhando destaque e até participando de uma competição que ela própria cria em sua cabeça. E logo conquista não só os donos de Green Gables como também toda a cidade de Avonlea e os leitores.
Anne é ingênua, bastante otimista e igualmente dramática. Também é sonhadora, muitíssimo distraída e dona de uma personalidade forte e extremamente falante. O elenco de personagens é incrível, cada qual com sua personalidade marcante e diferente entre si. Destaque para Marilla, dura e doce ao mesmo tempo e importante no crescimento de Anne, e Diana, cuja amizade é essencial para a protagonista.
Mesmo gostando de todos, meu preferido foi, de longe, Matthew. Com uma personalidade mais fechada e sendo calado, retraído e até solitário, ele tem um coração enorme e sempre quer fazer tudo, mesmo sem saber como, para ajudar Anne e deixá-la feliz. Ele é a definição de pessoa fofa e bondosa.

Essa é uma leitura mais calma, com diversos momentos de monotonia, como acontece geralmente em cidades do interior. Então tem todo esse clima gostoso. A escrita flui bem e a trama é leve. De modo geral, curti a leitura e pude entender o motivo de conquistar tantos leitores. Mas também me senti bem triste com acontecimentos do final deste volume.
Uma característica da narrativa da autora é que ela nos deixa ávidos por alguma cena ou acontecimento de tanto que Anne fala sobre o assunto, inclusive de maneira bem empolgada, mas nem sempre nos mostra a cena de fato acontecendo. Só temos a possibilidade de saber como foi depois, através de relatos, principalmente da própria Anne. Confesso que fiquei um pouco frustrada com isso em determinadas ocasiões.


A edição que li foi da Nova Fronteira, que está simplesmente LINDA! Com capa acolchoada e cheia de purpurina, miolo todo ilustrado e enfeitado, páginas em papel couché com alta qualidade de impressão e texto bem diagramado.
Ainda não assisti toda a série da Netflix Anne With an E, mas também indico para vocês. Tem três temporadas e traz algumas cenas bem fieis, pelo menos até onde vi, já que assisti os capítulos há muito tempo e só li agora, mas conseguia me lembrar de exatamente tudo. Claro que são duas mídias diferentes, então tenho certeza de que muita coisa mudou.



Recomendo essa obra para todos que buscam uma trama mais calma, mas igualmente emocionante, com personagens cativantes e uma boa dose de otimismo.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário