A Imperatriz de Ferro: A Concubina que Criou a China Moderna – Jung Chang


Quem me conhece sabe que eu gosto muito da cultura asiática e também sou feminista. Esse livro mistura duas coisas que amo e ainda traz uma história verídica. Por esse motivo, resolvi que queria ler o quanto antes sobre essa imperatriz para descobrir um pouco mais sobre a história de um país que adoro e tenho muita vontade de visitar um dia. E escolhi essa resenha para postar hoje também em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, porque é sempre fascinante conhecer um pouco mais de mulheres fortes que mudaram o mundo da sua maneira.
Nesse volume conhecemos um pouco mais sobre Cixi, uma mulher que aos 16 anos foi escolhida em uma seleção nacional para ser uma das concubinas do imperador. Quando ele morreu em 1861, foi seu filho de cinco anos que assumiu o trono, mas após organizar um golpe contra os regentes indicados pelo marido, ela passa a ser a verdadeira líder da China.
O livro traz vários detalhes históricos que nos ajuda a entender todo o contexto da história de nossa protagonista e, com isso, vemos como foi difícil o seu caminho. E isso não diminuiu a sua força, pelo contrário. Cixi foi a responsável por implantar ferrovias, aberturas dos portos, eletricidade, a indústria e todos os atributos de um Estado moderno. Ela também reconheceu o direito das mulheres, aboliu as torturas milenares e estimulou mudanças na educação.


O livro é uma biografia minuciosa que conta a história dessa mulher tão importante, assim como um pouco da história da China. Facilmente conseguimos perceber que a autora teve muito cuidado para nos dar um entendimento sobre esse período, a sociedade e os costumes, sendo uma leitura extraordinária que nos mostra que a imperatriz-viúva foi uma mulher forte, determinada, corajosa e muito inteligente, tudo isso com uma narrativa rápida e que flui de maneira agradável, nos conquistando do início ao fim.



Conseguimos notar todo o trabalho de pesquisa da biógrafa, que se baseou, entre outros, em documentos históricos que só ficaram disponíveis recentemente, trazendo um panorama do nascimento da nação moderna na China. A edição ainda conta com muitas fotografias e gravuras, nos fazendo mergulhar mais ainda na realidade da época.
Recomendo essa obra maravilhosa para todo mundo que queria conhecer a história de uma grande mulher, que trouxe inúmeras mudanças positivas para um país tão grande como a China, tendo que enfrentar vários desafios por ser do sexo feminino numa época tão difícil.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário