Um Caminho Para a Liberdade – Jojo Moyes


Estamos no final da década de 1930, em Baileyville, Kentucky, no interior dos EUA. Na época, a religião tinha um forte poder, assim como as regras e os homens. Nesse cenário, 5 mulheres começam a trabalhar numa Biblioteca itinerante para levar leitura a locais remotos e pobres a cavalo (e burro), passando por caminhos perigosos e enfrentando pessoas nada contentes com suas presenças.
Enquanto passam por dificuldades sociais e físicas, elas criam laços fortes e sempre tentam ajudar o próximo. Mas tudo o que fazem acaba incomodando algumas pessoas que vão tentar destruí-las junto com o projeto. Mais do que nunca elas precisarão se unir e ser fortes para se manterem de pé.
“Para qualquer situação existe uma saída. Talvez seja desagradável, talvez deixe você sem chão. Mas sempre existe uma saída.”
Uma característica de Jojo é que ela gosta de trazer bastante drama às suas histórias. São tramas reais, afinal a vida é cheia de acontecimentos ruins e tristes, que temos que lutar e superar para seguir em frente. Mas parece que 90% das reviravoltas desse livro (e olha que foram muitas!) eram ruins, tristes ou negativas. E isso acaba trazendo um peso para quem está lendo (pelo menos é assim comigo, como se eu tivesse ligado a TV no jornal para ver tudo de ruim que está acontecendo ao redor). Quem adora esse tipo de obra, é um prato cheio. Quem se sente esgotado emocionalmente, pode preferir ler mais devagar ou intercalar com outras leituras.
Ainda assim, é uma obra que indico bastante. Primeiro porque vemos o poder do que um ser humano pode fazer quando se dispõe a ajudar o próximo e isso é realmente incrível. Segundo é a sororidade, ver mulheres se apoiando e se ajudando é sempre tocante e maravilhoso. Terceiro porque vemos o poder da leitura e como pode mudar vidas e não tenho nem palavras para definir meus sentimentos com relação a isso, só que meu coração se enche de felicidade e emoção. E quarto, esse livro traz esperança. E esse sentimento é poderoso.
Além do mais, sou uma fã incurável de finais felizes. Mesmo com todas as coisas ruins que as pessoas enfrentam, desejo um final positivo para elas. Então fiquei bem contente pelo deste livro! Foi de encher o coração. Só desejei que uma pessoa tivesse pagado por todo o mal que causou a tanta gente, queria um desfecho melhor nesse sentido.
O enredo trata de diversos temas, que eram problemas na época e infelizmente continuam sendo hoje em dia. A narrativa é envolvente e foi bem construída. Também há romance, mesmo não sendo o foco.
Inspirada numa história real, essa trama é tocante, emocionante, mexe com diversos de nossos sentimentos e também entrega algo bonito, reflexivo e nos inspira a ultrapassar nossos limites. Uma obra incrível que merece ser lida e apreciada por todos!

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário