Sociedade Secreta #04 – Escolhas de Formatura – Diana Peterfreund

Essa resenha não apresenta nenhum tipo de spoiler, nem dos livros anteriores.
Escolhas de Formatura” finaliza a série Sociedade Secreta, e Amy e seus amigos Coveiros (que pertencem a mesma sociedade que ela, Rosa e Túmulo) estão prestes a se formar na faculdade, mas antes disso precisam conciliar os estudos e a monografia com os deveres da sociedade, e um deles, o principal agora que estão acabando a faculdade, é recrutar alguém para substituí-los com maestria, já que eles deixam de ser cavaleiros ativos e passam a ser patriarcas.
É com um grande pesar que me despeço dessa série, que começou a ser publicada em 2008 aqui no Brasil (“Rosa e Túmulo” – 2008, “Sob a Rosa” – 2009, “Ritos de Primavera” – 2011, “Escolhas de Formatura” – 2012). Quando acompanhamos uma série por tanto tempo assim, principalmente as que gostamos bastante, sempre bate uma tristeza ao ler a última linha e fechar o livro, e dessa vez não foi diferente. A protagonista Amy e a Sociedade Rosa e Túmulo vão deixar saudades.
Essa série é uma queridinha para mim, e foi de grande destaque entre todas as minhas leituras já que a autora sabe como despertar e manter o interesse do leitor, incluindo muitas reviravoltas e personagens ótimos, do primeiro até o último livro.
Bom, eu gostei do final, mas não foi o melhor fechamento que a série poderia ter, em minha opinião. Nem tudo foi finalizado, tudo bem que tem coisa que dura há muito tempo para acabar assim, mas senti falta de algo mais resolvido, e outras situações tiveram um encerramento meio corrido, como se estivesse ali apenas para não pensarmos que ficou em branco.
Acho incrível a maneira de a autora estar sempre criando diversas situações para a história, mesmo com o livro prestes a chegar ao fim coisas novas vão surgindo e se desenvolvendo de um forma tão gostosa que nunca fica monótona e nunca dá vontade de parar a leitura.
Achei bonitinho o relacionamento de Amy com Poe, ao mesmo tempo em que achei meio infantil em alguns momentos. Acho que senti falta de algo mais intenso entre os dois, e no final do livro deixou a desejar. Parece que acabou faltando alguma coisa, o que é uma pena, já que aprendi a gostar dos dois juntos. Mas admito, também, que ele não foi meu personagem masculino preferido.
Eu gosto de algumas pontas que a autora sempre deixa de uma trama para serem utilizadas em outras, já que dá para imaginarmos que algumas partes importantes já acabaram e vão ser esquecidas, mas Peterfreund as trás de volta, ligando a alguma outra situação com maestria. Gosto muito desse recurso utilizado pela autora.
Um detalhe muito importante para quem já leu os três livros anteriores há um tempo relativamente grande, e está com medo de ficar perdido na história, não se preocupe, Diana sabe relembrar fatos ocorridos no passado dos personagens de uma maneira tão sutil e bem feita, que a gente consegue relembrar tudo tranquilamente. Posso dizer isso com certeza, pois havia lido os dois primeiros volumes há anos e ainda assim consegui me situar bem na história no terceiro e, claro, no quarto volume.
Algumas partes foram tristes, já que o livro tem um sentimento de despedida dupla, enquanto Amy dá adeus à faculdade e a algumas pessoas, os leitores se despedem dela e de todos os outros personagens. Eu vivi uma nostalgia enorme enquanto terminava a leitura. Porém, me diverti muito também e adorei como algumas decisões foram tomadas e no que elas resultaram, como, por exemplo, o futuro de Amy e da Rosa e Túmulo.
Sobre a parte gráfica, segue o mesmo padrão dos volumes anteriores, e cada início de capítulo começa com a frase “Por meio desta, eu confesso:”, e adoro isso. Os espaçamentos entre palavras e frases estão ótimos e as páginas são amarelas. Porém, o maior destaque, para mim, são as capas. Todas as quatro são lindas (detalhe para o batom torto na capa desse! hahaha ;x) e fazem bastante sentido com a história do livro em questão, fora isso cada um deles é de uma cor, e as lombadas são maravilhosas e ficam incríveis na estante.
Termino essa resenha dizendo, mais uma vez, que indico bastante a série. Se você busca algo para se entreter, se divertir, se revoltar (sim, eu me revoltei em alguns momentos! Hahaha), para se encantar com a história, se envolver com uma narrativa deliciosa, se apaixonar pelos personagens, com uma pitada de romance e diversão, ficar morrendo de vontade de entrar para uma Sociedade Secreta também, e, principalmente, se curte o gênero New Adult (mas sem ser tão explícito assim), então essa leitura é para você.
Por meio desta, eu confesso:
Sentirei saudades de Amy, da Rosa e Túmulo,
 e das confusões geradas quando unimos as duas.
Avaliação



Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 09 FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Sensacional!
    SS ta na minha lista de desejados há séculos.. só que ninguém me da de presente e eu não tenho $$ pra comprar, mas vontade é o que não falta de ter essa série aqui comigo pra ler e reler tantas vezes que eu queira!Mesmo que as releituras ainda diminuam a quantidade confirmada dos livros que uma pessoa lê na vida.
    Achei o fim da Amy e Poe feliz e fraco, vai saber explicar isso.. e fiquei os anos após o fim do livro querendo uma continuação, sei lá, da parte deles como patriarcas e tal, mas até agora não rolou e aposto que isso é só um sonho mesmo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Ah como disse no post anterior, nao conhecia essa série, e pelo que vi dos posts publicados, acho q vou gostar, pensei que se tratava de uma coisa, mais lendo a resenha, vi q provavelmente vai me agradar...
    O bom de pegar uma série que ja tem todos os livros publicados é que nao vou precisar esperar, né... isso é ótimo, pq quando gosto, ter q esperar anos (como foi o caso dessa) é triste demais...rs

    Todos os livros que comentei aqui na pagina que curti e que quero ler, ja estao na minha lista d desejados e que pretendo ler logo no skoob e vou add essa série agora msm!!! =D

    Bjinhooos

    ResponderExcluir
  3. Vendo todo o amor pela série da uma vontade louca de ler! hahahaha Como disse na outra resenha tenho meus receios, mas é experimentando que se sabe o gosto. =D Adoro romances intensos, pena que a Amy e Poe não é assim, que não quer dizer que um romance meiguinho não seja bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Se a série vai deixar tantas saudades em você, é porque realmente gostou, né? Que bom. Achei linda a homenagem à escrita da autora no fim da resenha, e que bom que nessa série você não se perdeu, mesmo que tenha se passado bastante tempo entre a leitura do segundo e do terceiro livro. Pena que o final não foi perfeito... pelo menos foi legal.

    ResponderExcluir
  5. Como disse na resenha anterior com o preço e a dificuldade em achar o primeiro livro vai demorar a eu entrar na série, mas quem sabe daqui uns anos qd a novidade passar eles finalmente baixam ou encontro em alguma bienal/sebo em conta? Com livros saber esperar para comprar é uma arte não é Tatha? hehehehe Nós queremos td logo neh hehehe!

    Vou começar a ler Delírio daqui a pouco por sua causa hein? espero que seja bom rs!

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Como eu disse antes, eu gostei bastante dessa série apesar de só ter lido os dois primeiros volumes. Ainda não tive tempo para continuar a ler o restante. Eu até estou com os dois ebooks da série aqui. Adorei a resenha, bom saber que você curtiu muito, me anima para começar a ler logo o 3 e 4. haha
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Uma série que realmente não me prende a atenção. A começar pela capa, bem simplisinha. E pelo visto, bem difícil(e caro) de se conseguir...

    ResponderExcluir
  8. ótima resenha *-* Que bate mesmo uma tristezinha quando nossa série preferida chega ao fim bate néah =S Importantíssimo a autora causar impacto no ultimo livro assim a leitura flui rapidinho...Ainda não li nenhum livre dessa série mas estou bem curiosa acho as capa lindas, de uma simplicidade que chama atenção!!Gosto de romances marcantes e intensos e vc disse que Amy e Poe são meio morninhos né, mas pelo jeito o resto da historia compensa...Bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu terminei de ler sua resenha com lágrima nos olhos (tudo bem que sou uma manteiga derretida)pois também estou meio emotiva com o clima de despedida da série.
    O Poe também não é meu personagem masculino favorito, mas aprendi a gostar da "rabugisse" dele, então estou curiosa pelo desfecho, embora saibe que, nem de longe o romance é o foco central da trama.
    Ai...O que será que vai acontecer com a Bugaboo

    :S

    Preciso ler esse livro logo..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  10. Que bom que a leitura foi boa pra vc, e soube aproveitá-la. Mas não me atraiu muito.

    beijso,
    Luciana M.

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre quis ler essa série, mas nunca tomei uma iniciativa em relação a comprá-los. Foi para minha lista de desejados 2013.
    Adorei a resenha e bom saber que ela foi agradável para você. Adorei o blog e tudo em relação a ele.
    Beijos,
    Camile.

    www.perdidaentrelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Sou meio perdida nessa serie,livros. Enfim tenho uma MEGA vontade de ler os livros. Espero fazer isso este ano.

    ResponderExcluir
  13. Alguém pode enviar para o meu e-mail ?
    diasdayana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei a resenha, vc está de parabéns. Eu ADORO a série sociedade secreta, li todos os livros, ou melhor quase todos. Foi procurando mais informações sobre o livro que encontrei o seu blog, já to seguindo.
    É que no site oficial da Diana Peterfreund ela fala de um quinto livro o '' Histórias Secretas" que conta como Lidya conheceu Josh, conversas entre Malcolm e Poe, mas até hj não encontrei nada sobre esse livro no Brasil, se vc souber de alguma coisa vc me avisa por favor? é que tbm sinto saudades da série
    BJS e o blog é lindo.

    ResponderExcluir
  15. Sabe onde encontro online? Ou p baixar? Escolhas de formatura, o livro 4!

    ResponderExcluir