O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett

Mary Lennox é uma menina pequena, magrinha e com aparência maltratada, que vive na Índia com os pais, que não mantêm qualquer tipo de contato com ela, deixando-a sob a supervisão da aia. Por isso, a garota se tornou mimada e irritada com tudo.

Até que seu destino muda quando uma epidemia de cólera mata todos ao redor, e ela se torna a única sobrevivente da família. Assim, é enviada para morar com o tio no coração da Inglaterra rural, Yorkshire. Como o tio nunca superou a morte da esposa, sai em viagens constantes, raramente parando em casa. Então a pequena Mary precisa aprender a viver sozinha pelo quintal, descobrindo a vida e a si mesma, afinal as coisas são bem diferentes da Índia.

Em uma de suas explorações, conhece um Jardim Secreto que pertencia a tia e está trancado. Com vontade de fazer tudo reviver e prosperar, ela embarca numa jornada fazendo o que pode e conta com a ajuda de Dickon, um encantador menino que conversa com plantas e animais e é adorado por todos. Depois, acaba descobrindo que tem um primo, Colin, que vive como um inválido deitado na cama esperando pela morte. E decide fazer a diferença na vida dele para que conheça mais coisas e pare de pensar em besteiras. Então os três passam a construir uma bela amizade que muda a vida de todos e também o jardim, que se torna um objetivo em comum.

Acho que nada melhor do que começar essa resenha dizendo 2 coisas. Pensei que a trama era bem diferente, e por isso achei que nunca leria esse livro. Quem me conhece, sabe que eu não sou fã de histórias que só tem coisas tristes ou com doenças que levam à morte. Simplesmente porque absorvo tanto do que leio que me faz mal de um jeito pior do que deveria. Então evito ao máximo ler coisas que me deixam com esses sentimentos ruins.

E, não sei por qual razão, imaginava que esse livro era uma trama melancólica com final de desidratar. De onde tirei essa informação? Ainda não sei, mas embarquei na leitura e vi que não tem absolutamente NADA a ver com isso! Hahaha E FOI UMA DAS MELHORES DECISÕES que tomei esse ano! Sério, estou COMPLETAMENTE APAIXONADA.

Essa é uma história que toca nosso coração por vários motivos e é impossível não sentir bons sentimentos conforme a leitura vai avançando. Nos mostra como uma pessoa e/ou uma situação pode mudar a vida de alguém para melhor, como pensamentos positivos realmente podem fazer a diferença, como acreditar em algo que está além dos nossos olhos pode ser mágico, fala sobre empatia, sobre o poder da natureza, dos animais e do ar livre, crescimento pessoal, amizade e carinho. Sobre acreditar em alguém, sobre ser real e aprender a ouvir o próximo. Sobre cada um ser o que quer ser.

O melhor de tudo é que acompanhamos toda essa trama através de crianças. Então temos a chance de acompanhar toda a inocência e as descobertas que esses pequenos fazem. Foi tão lindo ver o desabrochar de Mary, ver como ela se transforma de uma menina sem amor, mimada e rabugenta em outra, divertida, alegre, que deseja e faz o bem ao próximo.

Mary é uma protagonista incrível! Amei acompanhá-la e ver todas as suas mudanças, quando começava a perceber a vida e suas atitudes de outra forma, passando também a enxergar o mundo e as outras pessoas de forma diferente. O coração dela é grande, mas também sabe ser firme e consegue transmitir coisas boas e inspira em Colin, por exemplo, a buscar algo distinto.

Dickon é um personagem completamente A-D-O-R-Á-V-E-L! Desejo que mais seres humanos possam ser como ele, de verdade. Ele fez toda a diferença na trama e traz cenas incríveis, assim como sua mãe e sua irmã, Martha, que foi uma das grandes responsáveis por todas as mudanças. Colin é outro personagem maravilhoso. Vê-lo sofrendo naquela cama, com depressão por conta de tudo que as pessoas já falaram sobre ele, o reflexo que ele era das opiniões alheias e como começou a lidar com tudo de outra forma, mudando os pensamentos sobre si mesmo e o quanto isso mudou literalmente a sua vida, foi espetacular acompanhar.

A trama traz muitas metáforas e pontos que nos fazem refletir. Gostei muito de poder entender várias nuances e tenho certeza de que no futuro quando reler vou perceber mais coisas. Curti bastante perceber como a autora mostra que a felicidade está interligada a liberdade de ser e fazer o que quisermos. Quando Mary era podada, era amarga e infeliz. Quando ganhou sua liberdade, pôde se conhecer melhor, além de passar a nutrir sentimentos pelas coisas e pessoas. Foi lindo!

Se eu pudesse, continuaria falando dessa obra magnífica mais, porque realmente amei! Mas infelizmente a resenha já ficou muito grande, então prefiro convidar vocês a lerem também. Tem várias adaptações para filmes, e lembro que assisti alguma na infância, mas não me recordo de nada (como deu para notar no começo da resenha hahaha), então preciso assistir. Inclusive a mais recente é com Colin Firth! ❤️

A edição que li foi a Bolso de Luxo da coleção Clássicos Zahar, minha queridinha. Amo as traduções da editora e a ilustração e a Capa Dura.

Sabe aquele tipo de história fofa que desperta bons sentimentos em nossos corações, além de nos fazer refletir sobre muitas coisas? Então, “O Jardim Secreto” é tudo isso. Se você busca um enredo que vai te tocar e te deixar feliz, algo que precisamos nesse tempo que estamos vivendo, recomendo esse Clássico Infantojuvenil para leitores de todas as idades!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário