A Casa Holandesa – Ann Patchett


Hoje vim indicar um livro que gostei bastante e li recentemente. Quando li a sinopse desse volume, fiquei encantada com o que parecia a história. Por esse motivo, precisava ler o quanto antes, até porque amo obras que abordam o amor e carinho entre irmãos (minha irmã é minha melhor amiga, então gosto de ler títulos assim). Agora, venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.

Conhecemos Cyril Conroy, um homem que após a 2ª Guerra Mundial entra no ramo imobiliário, levando sua família da pobreza a uma vida abastada. Uma das suas primeiras aquisições foi a Casa Holandesa, uma mansão localizada no subúrbio da Filadélfia. Porém, após esse fato várias coisas aconteceram e começou o declínio da família.  

Assim conhecemos Danny, o filho de Cyril, pois é ele quem conta essa história. Narrada em um período em que ele e sua irmã já não moram mais na casa, vemos que eles sempre retornam ao lugar, nem que seja para ficar estacionado em frente, fumando e relembrando sobre o passado. Danny é muito agarrado a sua irmã, Maeve, até porque ambos possuem onze anos de diferença e nosso protagonista era muito pequeno quando sua mãe o abandonou, então Maeve sempre cuidou dele pegando até mesmo o papel de mãe em sua vida.

O pai dos dois sempre foi um homem fechado e frio. E quando aparece com uma nova mulher surpreende todo mundo. É assim que Andrea entra na vida de nosso protagonista e sua irmã, trazendo consigo duas filhas. Em todos os momentos fica evidente que Andrea não tem nenhum interesse neles e, quando o pai dos dois morre, ela acaba expulsando os irmãos da casa em que cresceram, já que tudo do pai na verdade agora está no nome dela.

Foi muito lindo ler sobre a amizade dos irmãos. Tudo que eles passaram juntos e todo o amor e carinho que um têm pelo outro fez com que a leitura fosse bem deliciosa para mim. Como falei, é um sentimento bem palpável, pois sou assim como a minha irmã.

Essa é uma história sobre o passado sendo narrado pela perspectiva da visão de nosso protagonista no presente. É um livro muito bonito, que fala sobre as marcas deixadas e que nos faz refletir, sendo uma história sobre herança, perdão e amor.

Saiu um pouco da minha zona de conforto e por isso foi tão agradável. Gostei que a escrita da autora é bem rica e também porque a casa não é apenas uma casa, mas também um personagem na história.

Recomendo essa obra para todos que gostam de histórias reflexivas, que misturam passado e presente e trazem personagens incríveis e muito bem desenvolvidos em uma trama bem escrita.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário