Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda - Howard Pyle

Eu amo a coleção Clássicos Zahar, pois eles trazem uma obra clássica maravilhosa juntamente com um trabalho gráfico incrível, além de tradução e notas dignas. Sempre que alguém vem a minha casa e vê os livros juntinhos na estante, fica encantado com tamanha qualidade dessas edições, que sempre são em capa dura, e, na maioria das vezes, lindamente ilustradas.
Gosto de sempre ter um clássico entre minhas leituras para me aprofundar mais no conteúdo de outra época e para entender a importância dessas obras, já que muitas vezes até sei sobre o enredo superficialmente, mas nunca antes tinha lido a versão original para saber mais profundamente sobre o mesmo. Por conta disso, não poderia deixar de ler sobre Rei Arthur e entender mais sobre esta trama escrita por Howard Pyle.
Em “Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda” conhecemos a história de Arthur em duas partes. A primeira, “O Livro do Rei Arthur”, mostra a sua origem, a profecia feita pelo mago Merlin e tudo o que ele teria que passar para se tornar o Rei da Inglaterra. Já na segunda parte, “O Livro de Três Homens Notáveis”, vemos nosso protagonista já tendo seu reinado e o seu poder, e temos o relato de três dos seus mais importantes companheiros da Corte do Rei, que são eles: o mago Merlin, o Sábio; Sir Pellias, o Cavaleiro Gentil; e Sir Gawaine, o Eloquente.

Neste volume vemos a criação da távola Redonda e a nomeação de alguns de seus leais cavaleiros que sempre o acompanham. Além disso, temos também o confronto com um dos seus principais inimigos, o Cavaleiro Negro, a sua relação com a sua meia-irmã, Morgana, e o seu encontro com Lady Guinevere.

Cheio de ilustrações originais, esse título consegue nos prender do início ao fim, nos trazendo mais sobre esse tão famoso Rei. A única coisa que me deixou um pouco chateada foi que o Prólogo, assim como o Prefácio trazem um grande resumo da história e são como verdadeiros spoilers, então não gostei de ter lido antes. Sabendo disso, recomendo que não façam como eu e leiam somente após a leitura do volume para que não perca nenhuma graça.
O enredo desse título é leve e descontraído, nos fazendo até mesmo lembrar um conto de fadas. Gostei bastante de como o autor conseguiu mostrar as aventuras e bravuras desse homem tão famoso, deixando o romance um pouco de lado e focando mais em suas realizações e honras.
Sendo o primeiro livro de uma série de quatro volumes, podemos esperar que a Zahar ainda lance os demais títulos para podermos acompanhar as aventuras desse destemido homem cada vez mais, e espero também ver um pouco mais sobre a sua relação com a Lady Guinevere, ou que apareça o Lancelot, tão famoso quanto o Rei e que não está nessa história. Encontrei uma informação de que o segundo volume será lançado no início de 2018 e já estou torcendo muito para que essa previsão se torne realidade.

Não sei vocês sabiam, mas Rei Arthur não foi criado por uma única pessoa, ele era uma lenda contada por gerações, e alguns até mesmo acreditam que existiu de verdade e inspirou tantos contos sobre ele. Já assisti e li algumas adaptações de sua história e também da lenda, mas esta é a primeira que li sendo um clássico e gostei muito da experiência.

Com uma trama cheia de reviravoltas, ação e magia, esse volume com certeza vai te agradar. Só espero que nas sequências algumas relações sejam mais aprofundadas e que possamos conhecer cada vez mais o Rei. Se eu tivesse que resumir este título em uma frase, eu diria que é uma obra que traz as aventuras de um homem muito nobre e honrado, que consegue nos transmitir o tempo todo lições de encorajamento e sabedoria, sempre nos deixando reflexivos quando acompanhamos a sua história.

Como já era de se esperar, a edição Clássicos Zahar está completamente maravilhosa. A minha é a versão comentada e ilustrada, então encontramos notas de rodapé, comentários e uma brilhante apresentação, escritos por Lênia Márcia Mongelli, que nos introduz e situa na lenda Arturiana e na época. Todas as ilustrações feitas pelo próprio Howard Pyle estão presentes nesse exemplar e eu gostei muito de cada uma delas. A capa é dura e o projeto gráfico da mesma, assim como a folha de guarda, ficou a cargo do talentoso Rafael Nobre, da Babilonia Cultura Editorial. Também há uma edição Bolso de Luxo desta obra para quem prefere colecioná-las, mas eu particularmente prefiro as comentadas.


Recomendo “Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda” para todo mundo que tem vontade de conhecer e acompanhar uma aventura cheia de magia e reviravoltas, que traz a história de ninguém menos do que o Rei Arthur, tão conhecido por todos nós, de uma forma leve, envolvente e descontraída, sendo um título para ser lido por todo mundo, que faz você torcer pelos personagens e se encantar pelo protagonista e seu caráter. Gostei bastante desse volume e da forma como foi escrito e realmente espero que a Zahar lance as suas continuações para que eu não precise me despedir de Arthur e dos cavaleiros tão cedo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário