Lady Killer 01 – Joëlle Jones e Jamie S. Rich


Josie Schuller se veste para matar. Com seus vestidos acinturados, é esposa dedicada da Década de 60 nos EUA, quando as mulheres não tinham os direitos que têm hoje e se comportavam através de uma ideia padrão e ultrapassada. Ela cuida do lar, das filhas e do marido, limpa, arruma, faz comida... e mata pessoas entre uma tarefa e outra.
Contratada de uma empresa de assassinos de aluguel, ela é uma das melhores do ramo. Então usa inúmeros disfarces para se infiltrar nas mais diversas situações e locais, onde tira vidas sem dó nem piedade, matando suas vítimas a sangue frio. E se um fio de cabelo sair do lugar ou uma mancha de sangue aparecer na roupa, tudo bem, afinal ela tem habilidades suficientes para lidar com qualquer tipo de contratempo.
Quando Josie toma uma decisão diferente do esperado, precisa se virar para conseguir se livrar das consequências. E não vai ser fácil, afinal tem que lidar com cautela, manter tudo em segredo e arrumar aliados confiáveis. Mas, sendo uma mulher, não há algo que não possa fazer.



Adoro ler Graphic Novels, mas acredito que nunca tinha lido uma deste estilo e gostei bastante dessa experiência. Considero que este volume tenha sido um pouco mais simples do que a continuação e também mais introdutório. Então vamos conhecer a protagonista e descobrir um pouco das nuances de seu trabalho como assassina profissional enquanto precisa lidar com a rotina e tarefas do dia a dia em família.


Ao mesmo tempo em que vemos Josie em seu serviço secreto e cuidando da casa, também temos a chance de acompanhar alguns detalhes do cenário da época, tanto em termos visuais quanto sociais. O papel da mulher na sociedade é bem retratado, assim como vemos as mudanças que estão ocorrendo no período. Afinal foi quando aconteceu A Segunda Onda do Feminismo e muita gente estava batalhando pelos direitos das mulheres.


Frank e o Amor – David Yoon


Quando eu li a sinopse desse livro, fiquei encantada com a história. Não só porque ela parecia ser incrível, mas também porque amo ler sobre outros tipos de cultura. E, como já comentei aqui antes, adoro a Cultura Asiática desde que conheci os Dramas Asiáticos. Então sempre que vejo um livro que retrate um pouco de um desses países, já vou correndo adquirir! Dessa vez é a Coreia do Sul, já que o personagem faz parte de uma família tradicional coreana, mas mora nos EUA. Então precisava desse exemplar para ontem!
Nesse volume conhecemos Frank, um jovem sul-coreano que nunca conseguiu conciliar as expectativas de sua tradicional família com sua vida de adolescente na Califórnia. Bem tradicionalistas, eles fazem encontros com outros coreanos que moram nos EUA para manterem uma conexão com seu país de origem.
Frank está no último ano do ensino médio e com isso precisa lidar com várias coisas importantes da idade, como a aplicação para a faculdade. Quando se apaixona por Brit Means, uma menina linda, divertida e inteligente, ele sabe que os seus pais seriam contra, já que são preconceituosos com outras culturas que não a Coreana.
Com medo dos seus pais descobrirem a verdade, nosso protagonista acaba entrando em um namoro de mentira com Joy Song, filha de um casal de amigos da família, que está passando pelo mesmo problema, já que ela está namorando um Chinês. Claro que brincar com os sentimentos nunca dá cem por cento certo e acompanhamos a vida dos dois nessa longa jornada.
Uma coisa que gostei bastante de acompanhar nesse volume foi a amizade verdadeira de nosso protagonista com os seus amigos. Foi muito bonito toda essa relação de carinho e me peguei imaginando fazer parte dessa turma. Gostei bastante dessa trama e também dos temas retratados, porém acho que algumas coisas poderiam ser diferentes. Parece que Frank resolveu pegar o caminho mais fácil e senti falta de um pouco mais de desenvolvimento em algumas partes.





Cem – Heike Faller & Valerio Vidali


Amo ilustrações e me encanto com formas e cores de cada desenho. Meu grande sonho era conseguir desenhar tão bem, mas infelizmente não tenho esse talento. Assim que vi esse título, me apaixonei pela premissa. Um volume cheio de ilustrações coloridas e frases curtas que mostram ano a ano as transformações das nossas vidas. Claro que eu precisava desse exemplar na minha estante para ontem.
Quando o peguei em mãos, não me aguentei e fui correndo ler e me encantei com cada frase. É incrível como esse volume consegue misturar arte, reflexão e poesia. Cada frase nos desperta um sentimento e nos leva para diferentes épocas da vida. Em uma trajetória de sonhos, amores, conquistas, etc., nos pegamos refletindo sobre a vida com a simplicidade da obra que nos conquista de uma maneira leve e descontraída, com frases que nos mostram de 0 a 100 anos detalhes da nossa existência.



Esse título está muito maravilhoso, com ilustrações incríveis que conseguem nos conquistar. O traço de Valerio Vidali é leve e divertido. Me peguei querendo colocar em um quadrinho várias daquelas ilustrações para pendurar no meu quarto. Imagina como seria legal?! Depois mostro o resultado para vocês.




Belgravia – Julian Fellowes


Adoro histórias que retratem outra época. Por esse motivo, quando li a sinopse desse título, que foi escrito pelo mesmo criador de Downton Abbey, fiquei encantada com a premissa. Sendo assim, quando tive uma oportunidade devorei cada página dessa leitura e agora venho contar o que achei.
Nesse volume votamos para 1815, onde James e Anne Trenchard foram convidados para ir ao concorrido baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington, levando junto sua filha Sophia. Como eles fizeram riqueza devido ao comércio, já que oferecem mantimentos para o exército, essa era a grande chance de se juntarem a aristocracia.
Vemos que nesse baile Sophia acaba encantando Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Com seu pai aprovando o romance, Sophia acaba se entregando a Edmund. Só que, nessa mesma festa, eles receberam a notícia de que Napoleão invadiu o país, fazendo com que o duque de Wellington precisasse reunir os seus soldados e ir para o confronto, iniciando a Batalha de Waterloo.
Após a separação dos dois por conta da batalha, vemos que eles trocaram juras de amor, mas depois de um tempo Sophia descobre que seu amado acabou morrendo e ela está gravida e sozinha. Seus pais fizeram de tudo para esconder a gravidez e Sophia acaba morrendo no parto. Com isso, eles resolvem doar a criança.
25 anos depois, aquela criança se tornou um rapaz promissor e bastante educado. Anne Trenchard sabe do segredo que guarda em relação ao filho bastardo de Edmund e resolve contar para a lady Caroline Brockenhurst sobre o seu neto. Essa descoberta faz com que ela queira colocá-lo no círculo social e gera muitas especulações.





A Poção Secreta - Diário de uma Garota Alquimista #01 - Amy Alward


Quando o assunto são livros eu gosto de quebrar a cara e ser surpreendida. Porque eu achava que sabia o que esperar do livro A Poção Secreta, escrito pela inglesa Amy Alward, publicado pelo selo Jangada, já que suas primeiras páginas seguiam o padrão infanto-juvenil de fantasia, mas eis que tudo toma um rumo diferente e eis que ele não é o que eu esperava,  pronto essa é a diversão de um bom livro!

Samantha Kemi é uma aprendiz de alquimista que é surpreendida por um pedido inusitado: participar de uma caçada para encontrar uma poção- antídoto que curasse a princesa do Reino de Nova que acidentalmente tomou uma poção do amor e apaixonou-se por si mesma. Ela vê na Caçada Selvagem uma oportunidade para reerguer a loja de poções da família além de orgulhar seus ancestrais. Para fazer sua poção ela terá que enfrentar perigos além das fronteiras de Nova em zonas selvagens, além de uma corporação tecnológica que produz poções sintéticas. Mas seu pior inimigo talvez seja algo que ela jamais imaginou, seu próprio coração, ela será capaz de resistir a ele?

Alward escreveu sua narrativa em primeira pessoa nos capítulos narrados por Samantha, alternados por outros escritos em terceira pessoa sob a ótica da princesa Evelyn. O trabalho gráfico da editora é lindo, as texturas da capa e a diagramação transmitem a doçura do livro. E eis um pequeno engano que isso trás, eu achei que o clima do livro seria assim fofinho e leve, mas eis que existe muita aventura e ação ao longo da narrativa. Muitos lugares são visitados, diversas criaturas surgem como sereias e unicórnios, e tudo menos o óbvio estão entres os parágrafos.

O mundo construído pela autora parece seguir o padrão medieval quando a realeza é evocada, mas não se engane, ao mesmo tempo que tradições que rementem a essa época são narradas temos também a tecnologia com celulares e computadores, mesclados ainda com magia. O que pode até soar bagunçado, mas não é, a autora soube juntar todos estes elementos de forma a parecerem que sempre existiram juntos. Embora ela tenha uma crítica a tecnologia já que esta fez com que poções sintéticas existissem e deixassem de ser orgânicas. Este aspecto é trabalhado através da família Kemi que ainda persiste em sua pequena loja em fabricar estas poções de forma tradicional, e com isso sofre com falta de clientes por ficar para trás.

Zain Aster é o melhor amigo da princesa, e também herdeiro da corporação Zoroaster. E por boa parte da trama não conseguimos saber para que 'lado' ele trabalha, se tem de fato um bom coração que não concorda com os feitos do pai, ou se apenas esta simulando para ganhar a caçada. Esta resposta surge apenas nas páginas finais.

Sam sonha estudar na universidade, mas como única herdeira do conhecimento alquímico do avó, e diante do pouco dinheiro da família, ela aceita ficar trabalhando na loja enquanto todo investimento fica na sua irmã, que é uma talentosa, ou seja, possui magia. Quando a caçada surge ela vê a oportunidade de ganhar dinheiro e ajudar a família, mas mais que isso de sair da loja e conhecer o mundo que tanto anseia. É muito inteligente e inocente, seu pensamento rápido aliado ao conhecimento salvam tanto sua própria pele quanto das que a cercam.

A família Kemi é bem interessante, o avô tem um forte ranço do passado com os criadores das poções sintéticas, fato este que depois Sam deve explorar para conseguir vencer; a irmã é uma jovem muito doce que embora sempre protegida é capaz de coisas que nem ela sabe; já os pais apoiam tudo que a filha decide fazer, e acreditam cegamente em seu talento.

Kirsty é uma coletora, ou seja, ela coleta os ingredientes necessários para as poções. Ela é quem leva Sam para o mundo atrás dos possíveis ingredientes para o antídoto. É destemida, não tem medo do perigo ou da dor. Acredita sem dúvidas que Sam é capaz, alias que é a única capaz de fazer esta poção. Já Anita é a melhor amiga de Sam e também está na caçada, embora seja uma concorrente coloca sua amizade acima de tudo.

Existe um pequeno romance, e é ele quem vai de fato auxiliar Sam com a poção, afinal como fazer um antídoto para uma poção do amor sem nunca ter se apaixonado? É muito delicado como cada ingrediente encontrado é remetido a um item do amor.

A Poção Secreta é uma aventura por lugares mágicos e sentimentos verdadeiros, é sim uma fantasia, mas também é um leve crítica sobre a tecnologia acima das tradições e natureza. É sutil, delicado e envolvente, como uma poção do amor, a leitura vai nos envolvendo, e quando terminamos estamos nada mais do que apaixonados por esta estória neste mundo que porque não poderia ser o nosso?!

Esta série ainda conta com mais dois livros, A Poção Perdida e A Poção Mortal, todos publicados aqui no Brasil.

Avaliação











A Imperatriz de Ferro: A Concubina que Criou a China Moderna – Jung Chang


Quem me conhece sabe que eu gosto muito da cultura asiática e também sou feminista. Esse livro mistura duas coisas que amo e ainda traz uma história verídica. Por esse motivo, resolvi que queria ler o quanto antes sobre essa imperatriz para descobrir um pouco mais sobre a história de um país que adoro e tenho muita vontade de visitar um dia. E escolhi essa resenha para postar hoje também em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, porque é sempre fascinante conhecer um pouco mais de mulheres fortes que mudaram o mundo da sua maneira.
Nesse volume conhecemos um pouco mais sobre Cixi, uma mulher que aos 16 anos foi escolhida em uma seleção nacional para ser uma das concubinas do imperador. Quando ele morreu em 1861, foi seu filho de cinco anos que assumiu o trono, mas após organizar um golpe contra os regentes indicados pelo marido, ela passa a ser a verdadeira líder da China.
O livro traz vários detalhes históricos que nos ajuda a entender todo o contexto da história de nossa protagonista e, com isso, vemos como foi difícil o seu caminho. E isso não diminuiu a sua força, pelo contrário. Cixi foi a responsável por implantar ferrovias, aberturas dos portos, eletricidade, a indústria e todos os atributos de um Estado moderno. Ela também reconheceu o direito das mulheres, aboliu as torturas milenares e estimulou mudanças na educação.


O livro é uma biografia minuciosa que conta a história dessa mulher tão importante, assim como um pouco da história da China. Facilmente conseguimos perceber que a autora teve muito cuidado para nos dar um entendimento sobre esse período, a sociedade e os costumes, sendo uma leitura extraordinária que nos mostra que a imperatriz-viúva foi uma mulher forte, determinada, corajosa e muito inteligente, tudo isso com uma narrativa rápida e que flui de maneira agradável, nos conquistando do início ao fim.





As Bruxas da Noite - Ritanna Armeni


Sempre gostei bastante de ler livros com teor feminista, não só por eu ser uma mulher e estar engajada nessa causa, mas também porque gosto de saber histórias de mulheres fortes, já que foram muitas delas que garantiram os direitos que tenho hoje através de suas lutas. Sendo assim, quando li a sinopse desse volume fiquei bastante interessada em conhecer um pouco mais sobre essas aviadoras.
Nesse volume conhecemos a história das corajosas aviadoras do 588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético, que era formado única e exclusivamente por mulheres. Esse grupo ajudou a combater a Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, fazendo cerca de vinte e três mil voos durante esses quatro anos de guerra, em aviões bem pequenos, nos quais elas nem carregavam paraquedas para não tirar espeço das munições. Essas mulheres foram tão bem-sucedidas que ganharam o apelido de Bruxas da Noite, já que eram ágeis, misteriosas e quase impossíveis de serem capturadas.
Acompanhamos todas as dificuldades que essas guerreiras enfrentaram em um ambiente quase que unicamente masculino. Elas sofreram preconceito, encontraram muitas dificuldades, enfrentaram perdas, mas sempre com uma força muito grande e com bastante sororidade. E não apenas lutaram na guerra contra os inimigos, mas também lutaram para mostrar que eram capazes, para se provarem para uma sociedade que só considerava os homens.





Sem Saída – Taylor Adams


Quando li a sinopse desse volume, fiquei eletrizada para ler essa história e descobrir mais sobre a trama. Sendo assim, não aguentei de ansiedade e passei esse título na frente de alguns na minha pilha de leitura e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões.
Nessa obra conhecemos Darby Thorne, uma jovem universitária que acabou precisando dirigir no meio de uma nevasca para visitar sua mãe, que foi internada às pressas e estava com risco de morrer. Com pouca bateria e o tempo muito ruim, ela se vê obrigada a parar em um estacionamento no meio do nada para esperar diminuir a nevasca. E lá acaba se deparando com uma menina presa em uma gaiola para cães e amordaçada dentro de uma van.
Agora, ela precisa descobrir quem é o proprietário do carro e quem das quatro pessoas que estão no mesmo estacionamento com ela pode ajudar. Determinada a salvar a menina que está presa, nossa protagonista começa a raciocinar em como ela pode ser útil e como deve agir, já que qualquer passo errado pode colocar a vida delas em perigo.
Acompanhamos uma narrativa eletrizante com muitas reviravoltas, personagens marcantes e envolventes e um pano de fundo de tirar o fôlego. Com muito suspense, passei a leitura tentando desvendar os mistérios, sendo um thriller psicológico tenso, mas que tem uma mensagem de fundo bem bonita.
Escrito em terceira pessoa pelo ponto de vista da nossa protagonista, esse livro conseguiu me prender em vários momentos com um clima tenso, que não me deixava largar a leitura até descobrir mais e mais. E em todos os momentos somos surpreendidos pelo autor.