Levana - Crônicas Lunares #3.5 - Marissa Meyer

Quem lê a série “Crônicas Lunares” deve se perguntar como e o que fez Levana se tornar a rainha de Luna e agir da forma fria e calculista mostrada ao longo das obras. Agora temos a chance de conhecer sua história, desde quando ainda era uma criança indefesa sofrendo nas mãos de uma irmã má, passando pela morte dos pais e vendo a irmã mais velha assumindo o trono.
A vemos sendo desprezada, lutando para alcançar seu lugar enquanto esconde sua verdadeira aparência através de glamour e tentando conquistar o amor de um homem por quem sempre foi apaixonada. Sua obsessão pela beleza e sua busca desenfreada pelo poder, até encontrar alguém que está no seu caminho, ameaçando destruir tudo o que construiu ao longo de muitos anos e sacrifícios de diversas pessoas. Uma trágica história vista sob uma nova perspectiva.
Devo dizer que estava esperando gostar bastante dessa obra, principalmente porque traz um lado mais pessoal de uma vilã, aquela ideia de que vamos conhecê-la mais a fundo e entender o que a motiva a ser e agir como é nos demais volumes da série. Geralmente eu gosto dessas obras e acho que elas possuem um conteúdo que nos faz entender uma trama sob outra perspectiva e isso é muito bacana. Mas, sinceramente? Foi muito difícil terminar essa leitura, achei tudo bem chato e a protagonista completamente insuportável. Cada página virada foi um novo sacrifício para continuar em frente, mas fui forte porque o livro é curto e a fonte do texto é grande.
Não acho que tenha acrescentado tanto assim na minha vida conhecer o lado negro de Levana, porque ela não tem nada de tão especial assim para ser revelado. É uma pessoa invejosa, fria e calculista, que só faz tudo para benefício próprio, sem muito esforço, independente de com quem esteja lidando.
Mata todos que ficam no seu caminho, inclusive qualquer um por quem poderia nutrir sentimentos mais fortes, sem se importar com as consequências – afinal elas são praticamente inexistentes. Neste livro e também nos três primeiros da série, nada de tão ruim aconteceu com ela que não tivesse sido resultado de sua obra, exceto por um único momento muito triste e revoltante de sua infância. Mas, consequências pelos seus atos sanguinários não existiram em momento algum (não li o quarto volume, mas acredito que seu final tenha sido infeliz, só que apenas muito tempo depois de tudo o que aprontou antes).
Não sei se eu poderia classificar Levana como sociopata, visto que não conheço a fundo este transtorno de personalidade e nunca estudei psicologia ou algo semelhante para entender direito, mas com o que sei e com algumas informações que busquei, acredito que ela se encaixa perfeitamente nessa categoria. Afinal, Levana não é muito boa em contextos sociais, mas consegue manipular sentimentos e fingir que está tudo bem e ainda manipula os outros com isso, possui comportamento bem violento, tem falta de sentimento de culpa, desconsidera leis, normas sociais e direitos de outras pessoas. Fora que ela é muito egocêntrica e desconsidera sentimentos e opiniões alheias.
A escrita da autora flui muito bem e nos envolve de uma forma que mergulhamos na leitura, mesmo sem gostar do conteúdo da mesma ou da protagonista. A narrativa está em terceira pessoa, e acompanhamos Levana primeiramente alguns anos antes do início do primeiro livro da série, “Cinder”, passando por cenas de seu passado, e chegando a alguns anos depois, quase no começo do livro um.
A série “Crônicas Lunares” possui quatro volumes sequenciais, “Cinder”, “Scarlet”, “Cress” e “Winter”, todos já publicados no Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores, lidos e resenhados aqui no blog. Quem quiser conferir as respectivas resenhas, basta clicar nos títulos. Além de dois volumes extras, sendo que um é este, “Levana” (#3.5), e o outro, “Stars Above” (#4.5), traz quatro contos que antes tinham sido publicados somente em e-book e mais cinco inéditos, sendo o último deles um epílogo para a série. Esse exemplar ainda não teve publicação nacional, mas a Editora Rocco já disse que tem intenção de lançar por aqui, provavelmente em 2018.
Como este é um volume avançado e extra para a série, não leiam fora de ordem ou independente dos demais, visto que há muitos spoilers dos outros títulos, que aqui só foram mostrados ou explicados sob outro ponto de vista. Então, se vocês não querem estragar algum detalhe, só leiam depois de, no mínimo, o terceiro livro, “Cress”. “Levana” pode ser lido antes de “Winter”, o último livro, ou “Stars Above”, o extra, pois, como eles foram publicados posteriormente, não há informações reveladoras sobre os acontecimentos contidos neles.
A edição nacional está bem bonita e segue um padrão com os demais volumes da série. A capa possui verniz localizado na moldura do espelho de Levana (que é igual ao descrito na obra, só que menor), e acabamento prateado fosco no título, que está em alto-relevo. A diagramação está confortável para a leitura, as páginas são amarelas, e a parte de trás das capas é preto. Uma curiosidade é que esse exemplar não possui capítulos, ou seja, a apresentação da história é direta.
Com comentei no início dessa resenha, não gostei dessa obra e foi bem difícil terminar a leitura. E também achei sua existência meio desnecessária, já que não revela tantas coisas diferentes do que já sabíamos. Mas sei que a grande maioria das pessoas gosta deste exemplar, então indico para quem leu a série e gostaria de conhecer um pouco mais da história da vilã por trás da máscara e do glamour, o que a motivou e qual foi seu caminho para chegar onde sempre quis, sendo uma rainha ambiciosa e poderosa, que elimina qualquer coisa ou pessoa que se atreva a pensar em atrapalhar seus planos.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário