Superman - Uma Biografia não Autorizada - Glen Weldon

Desde muito pequena, eu já havia escutado falar em Superman e cresci ouvido as suas histórias e vendo desenhos onde ele participava. Acho que a maioria das pessoas também já deve ter escutado desde criança aquelas famosas frases: “É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman!”, que demostra bastante sobre esse famoso super-herói. Agora cresci e cada vez mais me interesso por quadrinhos e seus personagens, por este motivo, quando vi essa biografia não autorizada, fiquei morrendo de vontade de ler. E venho compartilhar com vocês tudo que achei deste volume.
Neste exemplar, conhecemos a história do homem de aço de forma muito bem organizada e cronológica, para que a gente conheça mais sobre ele desde a sua primeira aparição, em 1938, até os dias de hoje, quase oitenta anos depois. Vemos relatos sobre ele em diversos tipos de mídia (jornal, revista, TV, cinema, etc.) e acompanhamos as histórias em que o personagem aparece, nos mostrando toda a mudança que aconteceu com ele durante o tempo, e olha que tiveram várias. No início, por exemplo, ele gostava de uma briga e era bem impaciente, nada parecido com o Clark da atualidade.
O livro é muito interessante para quem realmente gosta desse super-herói, já que descobrimos e desvendamos curiosidades que até mesmo não sabíamos que tínhamos (ou pelo menos eu não sabia), como o que ele faz com a sua capa quando deixa de ser o Superman para virar o Clark Kent? Ou quando ele começou a trocar de roupa nas cabines telefônicas? Essas e outras perguntas são respondidas durante a leitura, além de informações bem importantes como cada fato marcante em sua história e sobre as pessoas ao seu redor que foram bem participativas na vida desse herói, como Lois Lane, Jimmy Olsen, Perry White (seu chefe) e Lex Luthor (seu arqui-inimigo).
A narrativa feita por Glen Weldon, crítico de quadrinhos e de cinema, é leve e interessante, e analisa esse fenômeno cultural reconstruindo a sua trajetória desde a sua primeira aparição até chegar a Superman: The Man of Steel, longa de 2013. Com muito humor, aprendemos muito sobre esse herói que colocava a cueca em cima das calças até as suas novas vestimentas, passando por todas as suas modificações desde que ele foi criado.
(Essa imagem acima é a capa da revista número 01 da Action Comics, onde aparecia pela primeira vez o Superman.)
A única coisa que me incomodou um pouco foi que eles traduziram alguns nomes de vilões e outros, não. Sei que devem ter pensando nos nomes dos vilões que já tiveram aparição no Brasil, mas acho que ficaria mais interessante se não tivessem traduzido nenhum.
A capa é interessante, pois remete ao personagem e ao propósito da mesma, mas não posso dizer que tenha chamado tanto assim minha atenção, porque achei meio sem graça. A diagramação interna está confortável para uma leitura agradável e as páginas são amarelas. Só senti falta de imagens para ilustrar o texto, inclusive porque o Superman vem dos quadrinhos e ganhou espaço em diversos meios visuais diferentes, então acho que o ideal seria colocar algumas no miolo.
Recomendo esta obra sobre o Superman para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre esse super-herói que tanto amamos de uma forma agradável e interessante, e de uma maneira que vai te conquistar do início ao fim. O livro trata-se de uma biografia, e, por esse motivo, conhecemos bem a história dele, assim como as mudanças que o personagem passou ao longo de sua existência. Se você é um fã, não pode deixar de ler e aprender um pouco mais sobre Clark Kent.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário