Quando o Amor Triunfa - Giseti Marques

Este é um romance mediúnico, narrado no século XVIII em plena Revolução Francesa, que começa com a história do duque Cédric, oficial do exército francês, que era casado com uma jovem de vinte anos, de nome Geneviève Bonnet, que tinha longos cabelos castanhos claros e pequenos olhos verdes, e era uma das mais belas da corte. Estava prestes a dar à luz, sendo que, antes desta gravidez, tivera três abortos espontâneos. Infelizmente este último não foi tão diferente dos anteriores, pois, mesmo com os médicos fazendo de tudo, não conseguiram salvar ela ou o bebê. Isso ocorreu uma semana após a história que vamos acompanhar de nossa protagonista.
Voltamos então a Dijon, uma cidadezinha no interior da França, onde a baronesa Giulia Laforet, acabara de dar à luz seu terceiro filho, que nascera com problemas congênitos. Não aguentando a dor e a hemorragia, veio a falecer. Ela possuía três filhos, sendo dois meninos e uma menina, Hugo, de 12 anos, Henry que acabara de nascer, e Charlotte, de quinze anos, que é a protagonista dessa história, que vem a ser uma jovem muito sensível e bem-humorada, que ficou cuidando dos irmãos, principalmente do Henry, com muito carinho e amor.
Com o passar dos anos, apesar de Cédric ter se tornado mais fechado, também se tornou mais determinado ao apoio que dava ao povo, fazendo melhoras em sua fazenda. E fazendo com que, dentro de sua propriedade, providenciasse melhores condições para os camponeses, além de não manter escravos. Em uma de suas visitas a seus amigos, conheceu Charlotte, que já contava com seus vinte e um anos, acompanhada de seus irmãos na casa dos tios. Charlotte sempre estava com seu irmão mais novo, Henry, pois com a deficiência que ele tinha em suas pernas, tinha dificuldades em andar. E é a partir deste momento que a vida de ambos, Charlotte e Cédric, começa a se interligar e mudar.
Como podemos notar, esta obra trata-se de um romance de época unido a ensinamentos espirituais, que nos fazem refletir e entender melhor o processo da vida. É um livro que indico para quem gosta e/ou acredita no espiritismo e na encarnação, pois se não a pessoa não vai aproveitar a leitura como deveria.
Como em todo romance mediúnico, vamos encontrar dentro da história intrigas, invejas, medos, superações, determinações e consciência de que a vida não para por aqui. E aqui não é a nossa primeira e nem a última morada, pois a casa de Deus tem várias moradas. A vida segue seu curso, tanto no físico quanto no espiritual, e é lá que escolhemos nosso retorno e já aceitamos e tentamos melhorar. Esquecemos, mas combinamos que voltamos para nosso melhoramento, e para seguirmos adiante.
Me emocionou muito o jovem Henry, que ao nascer perdeu a mãe, e, mesmo a sua doença não lhe impediu de ser um espírito de muita luz. E o pouco que ficou na Terra, conseguiu transmitir apenas coisas boas e compreensão a todos que se aproximavam. Seu desencarne foi doloroso para nossos olhos, mas, para ele, foi cumprida mais uma etapa para sua evolução.
 “Tenhamos fé em Deus, minha irmã. Ele nunca deixa seus filhos à mercê da própria sorte, a não ser se procurarmos por isso”
O pai deles era viciado em jogos e sempre perdia seus bens, Henry sempre entendia e tentava compreendê-lo e explicava para aos irmãos o porquê de ele assim. “Papai, como muitos, usa a desculpa da perda para atenuar suas faltas morais. [... ] Ele coloca a culpa de sua desdita na morte de nossa mãe, no entanto quem está morto é ele mesmo”. Ele foi de muita importância na vida de Charlotte, fazendo com que ela se tornasse uma moça ainda melhor.
Charlotte e Henry, juntos, fizeram acontecer coisas muito boas para todos que lhe procuravam e precisavam de seus apoios, sempre com uma palavra de carinho. Ela se apaixonou por um homem mais velho, Cédric, mas foi prometida a outro homem, que depois a deixou por outra moça, fazendo com que nossos personagens principais acabassem tendo que enfrentar diversas situações por conta disso.
Eu gostei de acompanhar o romance em si se desenvolvendo, principalmente por não se tratar de algo água com açúcar como vemos em algumas obras literárias. Pelo contrário, achei bastante realista, com personagens que poderiam ser facilmente pessoas de carne e osso vivendo suas vidas da maneira que lhes convém, tendo seus altos e baixos, alegrias e tristezas, e sendo pessoas normais, cheias de defeitos e qualidades. Cédric, por exemplo, era grosso em algumas situações e até orgulhoso e irritadiço, mas em outros momentos conseguia ser fofo e atencioso.
Além de ter uma bela história de amor, que faz alguns leitores suspirarem, também vamos encontrar muita dor em suas páginas. Ou seja, esse é um exemplar forte, mas ainda assim é muito bonito e completamente emocionante. Não sei se alguém vai conseguir lê-lo sem derrubar uma lágrima pelo menos. Eu chorei bastante.
Em meio a muitas reviravoltas, intrigas, sentimentos dúbios, tragédias, várias dificuldades, períodos de tempo longos de separação, angústias, etc., o amor, como o título já sugere, triunfa. E isso foi a parte mais bonita de se ver. E quando eu digo o amor, não é apenas com relação ao romântico, mas também de irmãos, e ao ser humano e ao próximo, principalmente através da figura de uma criança, que veio como um espírito de luz. E isso foi realmente muito emocionante.
A narrativa da autora é muito gostosa e bem sensível, do tipo que nos prende e nos fascina, fazendo com que a gente mergulhe nas páginas desta obra, como se pudéssemos viver naquela época, junto com aqueles personagens. Além do mais, flui muito bem, fazendo com que a gente nem sinta o tempo passar. Nunca tinha lido algo de Giseti Marques, mas já fiquei empolgada para conferir outras de suas obras.
Recomendo este belíssimo romance de época mediúnico para todos aqueles que apreciam uma excelente obra literária, que nos faz sentir e refletir sobre a vida. O melhor de tudo é que a autora é brasileira, possibilitando-nos prestigiar, apoiar e incentivar a literatura nacional.
Avaliação


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário