O Encantador de Livros - Lucas de Sousa

Em “O Encantador de Livros” conhecemos uma cidade bem diferente, já que os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Em todo o local vemos os habitantes com um título na mão, ignorando as tecnologias pelo amor às histórias. Até as construções são baseadas nos livros, ou seja, é quase uma cidade dos sonhos para nós, leitores vorazes. É nesse universo que conhecemos Benjamin, um menino de apenas dez anos. Bastante humilde, ele mora com a sua madrasta, já que seu pai sumiu no mundo. Ele é uma criança que ama os livros, mas que guarda um grande segredo: é analfabeto. Isso é uma coisa que traz muita vergonha para o jovem garoto, mas, mesmo sem conseguir ler, ele coleciona vários exemplares que ganha das pessoas na rua, e sonha com o dia em que vai poder entender tudo o que está escrito neles.
Nem mesmo os seus amigos sabiam do seu segredo, já que, por ter vergonha, ele o guardava a sete chaves. Certo dia, a cidade fica bastante agitada com a chegada do encantador de livros, um homem bastante conhecido no mundo, que tem poder de dar vida aos livros e, por isso, é adorado por todos no local. Só que ninguém entendeu o motivo de ele não aparecer na data combinada. E, para piorar tudo, Bonanza, o prefeito, anuncia que os livros de fantasia serão extintos, banindo-os para que a cidade seja mais tecnológica, já que, de acordo com o pensamento do mesmo, a leitura impede a cidade de se modernizar e progredir.
É aí que nosso jovem protagonista e seus amigos resolvem ir atrás do encantador de livros para ajudar a salvar a cidade. Eles, então, entram em uma grande aventura, e têm que driblar a supervisão da madrasta e os seguranças do prefeito, e ainda desvendar todos os mistérios para salvar o local.
A primeira coisa que chamou bastante a minha atenção neste título foi a capa, que traz uma ilustração lindíssima de uma construção feita em formato de livros, que me faz ter vontade de ler só de olhar. Claro que foi somente após conferir a sinopse e ver que o enredo realmente se tratava de uma história de meu interesse, que eu resolvi começar esta obra, e depois de finalizá-la vim compartilhar com vocês tudo o que achei deste título escrito pelo brasileiro Lucas de Sousa, e publicado pela Ler Editorial.
Esta obra é narrada em terceira pessoa, o que foi bem legal, já que assim conseguimos ter um melhor e mais amplo entendimento da história. Gostei bastante da forma de escrita do autor, que, com uma linguagem simples e fluida, conseguiu trazer uma obra que nos faz refletir e nos encanta cada vez mais a cada momento.
Os personagens são muito bem descritos, cada um com o seu jeito de ser, fazendo com que a gente fique torcendo por cada um em toda virada de página. Todos eles têm um importante papel na história, o que foi bem interessante de acompanhar, e, quando cheguei ao fim, foi difícil me despedir deles.
Além de uma capa super fofa, colorida e encantadora, esse exemplar ainda possui uma diagramação muito bem feita, então o pessoal da Ler Editorial está de parabéns pelo trabalho. Toda primeira folha de cada capítulo há ilustrações de livros “voando” e, na última página, uma ilustração em preto e branco de um poste com relógio, daqueles antigos. O texto está confortável para uma leitura fácil e as páginas são amarelas.
Recomendo este título para todo mundo que gosta de infantojuvenis e gostaria de conhecer uma obra deliciosa, que traz uma trama leve e fluida, sendo empolgante e ainda contando com um pano de fundo que vai te encantar em todos os momentos. Foi bem gostoso poder acompanhar nosso protagonista em suas aventuras cheias de magia, nos transportando para essa cidade incrível. Essa é uma leitura rápida, até porque o livro não chega a ter duzentas páginas, mas bem marcante, já que, quando chegamos ao final, ficamos com um gostinho de quero mais. 
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário