Encontro de Livreiros Companhia das Letras - 1º Semestre 2017


Suilad!

Para completar a temporada de encontro de livreiro fui na última terça feira ao Unibes Cultura para o encontro de livreiros da editora Companhia das Letras. Nesta edição o evento comemorava o 25º aniversário da Companhia das Letrinhas, selo infantil da editora. Portanto o café da manhã foi temático, contava com comidinhas que são comuns a festas infantis como hambúrguer, cachorro quente, pastéis, coxinhas, e até brigadeiro. Achei muito divertido ter uma temática como pano do fundo, visto que dá mais intimidade ao evento que muitas vezes pode soar muito corporativo.

As apresentações começaram quarenta minutos depois, seguindo o esquema já padrão da editora de apresentar os lançamentos pelo selos que saem. Citando por selos, os destaques do selo Cia das Letras foram: o novo livro do médico Drauzio Varella, Prisioneiras que fecha a trilogia do autor sobre o sistema carcerário brasileiro; Anna Kariênina do autor Liev Tolstói, é a mesma edição que foi lançada pela Cosac Naif, entretanto o tradutor realizou uma revisão nesta edição, e por fim Lima Barreto, pela autora Lilia M. Schwarcz, que traça a trajetória deste autor brasileiro pouco conhecido no Brasil, mas que realizou boas obras literárias e destacou os preconceitos que viveu na época em que viveu. Ela foi um dos autores que comentou sobre seu livro no evento.

Pelo selo Penguin será lançado Os Miseráveis, do autor Victor Hugo, em um box duplo. Na Alfaguara agora no dia último dia 20 saiu o novo livro do autor japonês Haruki Murakami, Romancista como vocação. No Companhia de Mesa em maio sai Pão Quente, um livro grande e repleto de imagens com receitas de pães de todo o mundo.

No Companhia das Letrinhas o destaque ficou com o segundo volume de Capitão Cueca e o Ataque das Privadas Falantes que terá em breve uma animação lançada. Os autores da série Pum, Blandina Franco e José Carlos Lollo foram entrevistados e contaram um pouco de como nasceram seus livros e a parceira nos livros. Na Suma das letras os livros do Carlos Ruiz Zafón serão lançados porque no segundo semestre sai o quarto volume da série O cemitério dos Livros Esquecidos.

O selo Seguinte lançou na segunda feira o livro Ceifador, de Neal Shusterman, uma distopia que promete fugir do lugar comum. Uma capa bonita e diferente ele já tem, agora vamos conferir se ele vai fugir do roteiro básico já que neste futuro tudo está perfeito e o único problema é o excesso de pessoas que não morrem, mas continuam nascendo. Em breve teremos Fera, de Brie Spangler que trabalhará com temas contemporâneos como bullying e transgêneros. E apenas em junho vem A Melodia Feroz da autor Victoria Schwab. O autor Eric Novello apresentou seu futuro lançamento, Ninguém nasce Herói.

Não sei se tem haver com crise, ou alguma mudança pedida por alguém, mas como as demais editoras o evento apresentou menos livros do que em sua edição anterior. No catálogo de grandes apostas deste semestre têm mais livros do que foram citados, e sinto falta destas apresentações. Alguns autores que subiram ao palco não foram interessantes e até um deles soou meio perdido na apresentação de seu livro. Para mim é difícil ler um livro de alguém que não sabe apresentar seu livro.

Em linhas gerais achei o evento superficial quanto aos livros, foi bem realizado do ponto de vista logístico, mas as estrelas, os livros tiveram pouco espaço se pensarmos em todo potencial que uma editora como a Cia das Letras tem, com um portfólio tão vasto. Acho que o foco deveria ser em explicar cada um dos livros, e ter apenas um autor de destaque, de preferência de um livro que já tenha sido lançado. E para mim em particular um editora com tanta variedade não lançar fantasias é uma falha, porque tantas distopias? Essa moda já não passou? Alias até que ponto, me pergunto, uma editora deve seguir modas, ao invés de ditar tendências? E como em fim de festa de criança teve bolo e lembrancinha com doces infantis. Que a Cia das Letras se lembre das fantasias!!!




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário