Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson



Eu pensei em diversas formas de começar essa resenha, mas nenhuma me pareceu apropriada, não é porque o livro em questão seja excepcional  e dificulte a resenha, nem porque ele seja ruim e não tenha o que dizer, é porque ele fala de coisas tão delicadas e profundas que as palavras fogem para descrevê-lo. Garotas de Vidro, da autora Laurie Halse Anderson, publicado pela Novo Conceito foi de congelar o coração e quebrar em pedacinhos.

Lia é uma jovem de dezoito anos em conflito com seu corpo, ela acaba de perder sua amiga mais próxima, Cassie, que antes de morrer ligou para ela 33 vezes. O fio sutil que se ligava a realidade se quebra, e Lia começa a perder o controle sobre si mesmo e seu entorno. O que sua amiga tinha para lhe contar? Quem é a pessoa que todos os dias olha para ela no espelho? Qual é a verdadeira realidade que a cerca? Lia será capaz de vencer seu problema, e escolher a vida? Ou se tornará uma garota gelada como sua amiga?

Eu cometi a estupidez de me achar qualificada para ler esse livro sem drama, mas não existe aula e nem vertente psicológica que nos prepare para realidades tão duras quanto a que a protagonista nos apresenta. Ela sofre de anorexia, associada a automutilações. E mais do que alguém com comprometimento de sua própria identidade, ela é uma garota que rompe com a realidade. São tantas e tão diversas as camadas que ela possui, tantos traumas e associações distorcidas que eu passaria dias especulando e teorizando sobre a personagem. Mas tirando o 'psicologuês' de lado, o que encontramos é uma criança que teve seu crescimento comprometido pela sua relação ausente com os pais e posterior separação destes.
É muito triste ouvir suas falas sobre como ela não consegue se reconhecer ao olhar para o espelho. Como ela se auto maltrata e mutila para encontrar alguma vida. Ao mesmo tempo que se agarra a vida através da meia-irmã que lhe dá motivos para continuar. Não foi uma, nem duas vezes que me pegava xigando e dizendo a ela: coma, simplesmente coma, e pare com isso! Ou simplesmente torcendo para que ela fosse pega, já que ela vivia enganando os pais e a madrasta que acreditavam que ela estava comendo.

Existe uma questão entre as amigas, e isso é uma ligação tão forte que nem elas mesmas se deram conta disso antes que já fosse muito tarde. Cassie era bulímica, além de gostar de se aventurar. Ela já não conversava com Lia tinha mais de seis meses e mesmo assim ligou para amiga antes de sua morte, e esse mistério amarra bem a trama feita em primeira pessoa.

A narrativa é muito intensa, emocionante e tocante. Não é para qualquer um, e pode mexer com os nervos facilmente, eu me peguei muitas vezes triste durante a leitura, pois não temos descanso, apenas no fim do livro que conseguimos chegar a algum ponto, antes é o dia a dia de Lia contando cada caloria ingerida, noites mal dormidas para queimar calorias, truques para burlar a balança, o ódio que ela nutre pelos pais ausentes, xingamentos, contagem, enfim a loucura que cada grama não perdida lhe dava.

A autora trás trechos do que seria um blog de bulímicas e anoréxicas, e é terrível imaginar o que elas fazem, desde tomar remédios para eliminar tudo que comeu até jejuns coletivos. Cada grama a menos é comemorada, já que elas se acham verdadeiras baleias, assim como todos que as cercam.

A busca pela identidade é um caminho longo e árduo para todos, para alguns indivíduos é uma estrada de lama pois os portos seguros do caminho se fecharam. Os pais são figuras importantes que trazem referência e papel de espelho aos filhos para estes construírem suas personalidades, quando esses papeis não são exercidos a quebra pode ser drástica e outros caminhos usados, entretanto nem todos são saudáveis.

Garotas de Vidro é um relato autêntico de uma busca pelo caminho da dor e do sofrimento; da ausência e não compreensão; da saudade e da falta; é sobre todos os buracos que não encontraram remendos e placas de desvios, mas é também sobre como levantar quando tudo que você tem é apenas o fundo do poço. É humano, é visceral, é sobre uma verdade que está ai fora e que a maioria prefere dizer que não conhece. Quando você olha no espelho quem você vê?

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário