Em um Mar de Emoções – André Ariel Filho

Neste romance mediúnico escrito por André Ariel Filho, vamos conhecer histórias que, a princípio, parecem não ter ligação alguma. Vou comentar sobre as duas mais importantes. Em uma delas conhecemos Vivian, uma moça que fugiu de casa em busca de liberdade em 1916, época que fazer isso era muito complicado para as mulheres, mas que foi ainda pior para esta jovem, visto que enfrentou muitas coisas terríveis antes de sair do lar e também durante sua jornada. Até que vivencia o naufrágio do navio Príncipe de Astúrias e sai viva dele, o que acaba modificando sua vida completamente, mas ainda com muito sofrimento, e tudo de ruim que poderia acontecer a uma mulher, aconteceu com ela.
Por outro lado, conhecemos um garoto, Daniel, e seu avô, Miguel, no ano de 2013, quando os dois vão passar férias em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, em um local perto de onde aquele mesmo naufrágio havia ocorrido quase cem anos antes, e ficavam observando barcos de pesca. Miguel se sente melancólico naquele cenário, pois seus avós lutaram por suas vidas lá, mas ele não imaginava que sua história tinha muito mais ligações com aquele navio e com o que aconteceu no passado.
“A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.”
Gosto muito de romances espíritas, então sempre tento ler algum novo, principalmente porque eles nos fazem refletir sobre a vida e me dão paz de espírito. Esta última característica acabou não sendo tão possível com este volume, visto que há muito sofrimento nas páginas, transbordando tristeza e angústia ao leitor. Quem curte histórias bem dramáticas, daquelas que nos fazem ficar com o coração apertado e incomodado, com certeza pode apreciar mais do que eu.
Como comentei mais acima, várias tramas são contadas com diversos personagens principais durante toda a obra. Achei muitas sem explicação, faltando um porquê de tudo aquilo estar ocorrendo, pois não sabia a ligação entre elas. Então fiquei meio confusa com o emaranhado de histórias até finalmente chegar ao epílogo, quando tudo, finalmente, passa a fazer sentido, e podemos voltar nossos pensamentos para analisar cada uma.
Portanto, posso afirmar que, mesmos sendo um meio complicado, no final houve um perfeito fechamento, que nos faz entender a verdadeira história, com seus diversos protagonistas, voltando tudo para o começo, no navio Príncipe de Astúrias, que com sua trajetória esclarece todos os participantes deste enredo.
Foi um encontro por afinidades de pessoas que fizeram parte da vida uma das outras, tendo suas vidas entrelaçadas. Do passado ao presente a caminhada foi longa, tantos sentimentos e emoções são facilmente transmitidos por eles e percebidos pelo leitor.
É um romance na maior parte do tempo, mas também conta com suspense, deixando sempre aquela dúvida de quem são aqueles indivíduos e o porquê de estarem interligados entre si, além de nos fazer refletir sobre nossas próprias vidas, nossas escolhas e jornadas.
E traz um esclarecimento mais uma vez de como a vida é sábia, e nós estamos aqui numa passagem e com a oportunidade de melhora o tempo todo. Só o amor verdadeiro faz nossos corações se modificarem para podermos evoluir. Devemos ser gratos a cada momento de nossa existência pela vida terrena e neste corpo, porque nossa alma vai continuar eternamente.
Nunca havia lido André Ariel Filho, um autor até então desconhecido para mim. Como gosto de explorar escritores que não conheço, resolvi arriscar e só pude fazer isso graças a Editora Vida e Consciência, que só me proporciona livros muito bons e este não foi diferente.
Posso não ter amado este título por conta destes sentimentos angustiantes que cresceram no meu peito, mas percebi que o autor tem muito talento e vai bem longe ainda. Sua escrita é realista, emocionante e me prendeu de uma forma que muitos outros não conseguem. Então é claro que vou querer ler mais algumas de suas obras (por enquanto ele só tem mais uma, “Surpresas da Vida”, que também quero ler) que ele possa vir a escrever futuramente.
Para os leitores que buscam uma trama repleta de emoção, bem real, intensa e reflexiva, esta é uma ótima opção de leitura. Mesmo os que não sejam desta religião podem ficar tranquilos, pois a forma como o assunto é abordado é simples e serve mais como um ponto de ligação entre as tramas, não sendo necessário acreditar naquilo, só entender o que aconteceu entre passado e presente.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário