A Química dos Bolos - Joyce Galvão

Quando o assunto é livro de não ficção, definitivamente os meus preferidos são os de culinária com receitas deliciosas e fotos magníficas para deixar qualquer um com água na boca (claro, se for o tipo de alimento que atrai o paladar de quem o lê/vê). E minha editora favorita nessa área é a Companhia de Mesa, selo da Companhia das Letras, responsável por diversos dos melhores livros de receitas da minha coleção. Por conta disso, sempre que um título novo deste selo é publicado, já fico desejando-o intensamente. E o escolhido da vez foi “A Química Dos Bolos”, essa maravilha que traz receitas deliciosas para deixar nossos dias mais doces.
Confesso que antes de descobrir esse livro, não conhecia a autora, Joyce Galvão. Mas agora fiquei completamente encantada pelo seu trabalho e por todo o amor que transmite pela confeitaria e pela gastronomia e pude perceber tudo isso nesta obra prima que é este exemplar. Com suas palavras explicativas, receitas incríveis e fotos estonteantes, o leitor percebe que nada foi feito de forma leviana, pelo contrário, há bastante carinho envolvido em cada etapa do caminho.
Joyce é idealizadora do site Essência Studio, é formada em gastronomia e engenharia de Alimentos com especialidades em docência, confeitaria e pesquisa científica voltada para a gastronomia. Ou seja, ela realmente sabe do que está falando e tem muita experiência na área. Mal a conheci e já admito bastante o seu trabalho.
Esse livro tem tudo a ver com a autora, que é uma defensora de mais dias com bolos. Ela já estava envolvida em diversos projetos com esses deliciosos alimentos, e os considera a materialização de um abraço ou um gesto de amor. E ela se dedicou a ele por anos, pausando sua idealização algum tempo enquanto cuidava de sua filha recém-nascida, e voltando depois com ainda mais afinco para entregar tudo perfeito, com muito carinho e devoção. Ela fez, refez e recriou as receitas, fotografou cada um dos bolos, mudou detalhes, etc. Até chegar ao resultado final desejado. E é maravilhoso!


A obra é repleta de histórias, comentários, ensinamentos, dicas preciosas e explicações bem-feitas, além de variações de bolos e ingredientes, receitas de caldas e molhos, pesos e medidas, como calcular o tamanho da fôrma, respostas para dúvidas comuns e muitos segredos.
Todas as receitas possuem fotografias do resultado final e também do processo, e algumas até de determinados ingredientes. Achei isso fantástico, pois ajuda bastante na hora da preparação. Provavelmente já comentei aqui no blog, mas realmente acredito que as fotos fazem toda a diferença na hora da execução. Pelo menos comigo é assim, se não tiver a parte visual eu logo penso que não vou conseguir fazer ou que não vai sair do jeito correto.
A edição está belíssima! Primeiro porque, além de um conteúdo excepcional, este exemplar serve como objeto de decoração para deixar a casa mais bonita. O formato é maior do que o padrão de livros nacionais, com seus 26,2 cm x 19,2 cm, o miolo tem lindas fotografias com alta qualidade de impressão, páginas em papel couché (aquele que se parece com folhas de revista, porém bem mais grosso) e capa dura!
Para aqueles que adoram livros de receitas, esse é O livro! O exemplar realmente foi muito bem feito e traz dicas e conselhos de tudo que eu podia imaginar quando o assunto é bolo. Dá para notar o trabalho de Joyce em nos apresentar todos os detalhes para não errarmos ou perdermos alguma coisa no processo de execução das receitas de uma forma direta e bem explicativa. Fora que as fotos maravilhosas nos deixam com água na boa e nos inspiram a fazer o nosso melhor.
E também é uma ótima dica para presentear alguém especial que goste bolos, livros de receitas ou de decoração. Só devo confessar que, depois de ler/folhear/olhar esse livro, não consigo pensar em outra coisa que não comer esses deliciosos bolos! Vou testar todas as receitas sempre que puder. O difícil vai ser escolher qual experimentar primeiro! 
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário