Prenda-me, por favor! – Catharina Ingelman-Sundberg

Desde que vi que este livro iria ser lançado pela editora Gutemberg aqui no Brasil fiquei morrendo de vontade de tê-lo em mãos para poder ler, isso por que a capa é muito bonita e chamou bastante a minha atenção, assim como a sinopse, que parecia trazer uma história incrível. Agora, depois de ter lido este título, venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito desta ora.
Em “Prenda-me, por favor!” conhecemos a história de um grupo de velhinhos, que moram em um asilo na Suécia. Quando o local foi vendido, e mudou a administração, seus moradores começaram a passar por maus bocados, já que a comida começou a ser racionada, seus passeios diários são cancelados, e eles estão sendo drogados com remédio que os fazem comer pouco e dormir muito.
Revoltados com a atual situação, já que claramente a nova administração quer lucrar em cima deles, Martha, uma senhora de setenta e nove anos, tem uma ideia um pouco diferente – eu diria até que maluca –, ao ver um documentário sobre as prisões suecas, fazendo com que ela acredite que vai ter uma vida bem melhor atrás das grades.
Sendo a cabeça do grupo, Martha reúne seus amigos para assaltarem um banco e viverem dias melhores, atrás das grades. Sendo assim, ela convoca quatro amigos para se aventurarem com ela nessa jornada bem diferente. São eles: Krattan, um ex-marinheiro de oitenta e quatro anos, Anna-Greta, uma ex-bancária de oitenta e um anos, que se lembra muito bem sobre transações bancárias,  Stina de setenta e sete anos que, apesar de ser muito mandona, é bem inteligente, e Snillet de setenta e oito anos , que ama a parte elétrica e mecânica das coisas. Para virarem assaltantes, nosso grupo de aposentados começa a se preparar, frequentando a academia para ganhar mais força, planejando a fuga do asilo, entre outras coisas.
O livro é narrado em terceira pessoa, e conta com uma história leve e divertida, que consegue nos prender do início ao fim, com uma leitura rápida e fluida. Conhecemos um pouco da história de cada personagem, assim como tudo o que se passa com cada um deles, o que foi bem legal, já que assim podemos conhecer melhor os nossos protagonistas.
Os personagens são muito bem escritos, cada um com sua singularidade, sendo bem inteligentes e carismáticos, fazendo com que a gente acabe se identificando com eles. E para quem pensa que por este livro ter personagens mais velhos não tem romance, está bem enganado, pois encontramos também um casal por quem acabamos torcendo para que ficasse junto no final.
A capa deste exemplar, como falei no começo desta resenha, é muito bonita e representa bem a história. Com sua cor e formato ela chama a atenção de longe, e achei que isso ficou muito bacana. Sobre a diagramação só posso elogiar a editora Gutemberg, pois a letra está com um tamanho bem confortável para a leitura, assim como o espaçamento entre as palavras e parágrafos, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista. As páginas são amarelas, o que também ajuda bastante.

Recomendo esta aventura hilária para todas as pessoas que gostem de ler uma história cativante, que nos prende desde o primeiro contato até o fim, com bastante ação, suspense e até um pouco de romance e que consegue nos divertir sendo uma leitura leve e fluida que com certeza vi agradar a todas as idades.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Que legal! Não conhecia o livro e já fiquei curiosa! Imagina, um bando de velhinhos querendo ir para a cadeia! kkkkkkkk Deve realmente ser muito engraçado!
    Adorei a resenha!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir