O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir

Feminismo é um assunto muito abordado hoje em dia, mas infelizmente nem sempre foi assim. Quando o termo “feminismo" nem sequer havia sido cunhado, Simone de Beauvoir escreveu e publicou O Segundo Sexo, que hoje marca a prática discursiva da situação feminina. Em textos bem reflexivos, a autora aborda no primeiro volume Fatos e Mitos da condição da mulher, já no segundo exemplar, A Experiência Vivida, examina a condição feminina em todas as suas dimensões – sexual, psicológica, social e política.

Essas obras são leituras complexas, quase que um divisor de águas para quem lê, pois esclarece vários assuntos na nossa mente, como as crenças e ensinamentos que são repassados de geração após geração como o certo, sem muito questionamento. Também nos ajuda a entender melhor o feminismo, já que muitas pessoas pensam erroneamente sobre o mesmo.

Amei ler esses títulos e os acho muito importantes para todas nós, mulheres, mas também é muito indicado para que os homens os leiam e possam compreender muitos pontos. A autora faz análises em várias dimensões para conhecermos o motivo da origem da ideia de “inferioridade” da mulher na sociedade, e traz para a gente uma lista de exemplos de espécies em que ambos os sexos são iguais, independentemente de ser macho ou fêmea.

Como Simone foi companheira de Jean-Paul Sartre, criador do conceito de Existencialismo, estava inserida no ambiente da Psicanálise e, com isso, traz uma abordagem mais crítica nesse âmbito sobre a figura feminina, utilizando termos técnicos sobre esse assunto.





As edições que li e resenhei foram publicadas pela Nova Fronteira nesse Box Especial em comemoração aos 70 anos da publicação. A caixa é bem resistente e de um material duro e os dois exemplares são em capa dura. Nas capas, frases icônicas da autora. No primeiro volume, Fatos e Mitos, “O Mundo Sempre Pertenceu Aos Machos”. No segundo, A Experiência Vivida, “Ninguém Nasce mulher: torna-se mulher”. As lombadas juntas formam o rosto da autora. Além dos dois, há um caderno especial em formato de folheto com o título O Segundo Sexo: 70 Anos Depois, com textos de diversas autoras, como Mary Del Preiore e Djamila Ribeiro, sobre as obras de Beauvoir.

Os livros abordam vários temas bem atuais, mesmo que tenham sido escritos em 1967, e isso mostra o quanto ainda precisamos evoluir. Aborto, Direito ao Voto, Abuso Psicológico e Emocional, Divórcio, entre outros temas estão presentes nesses títulos. São leituras quase que obrigatórias para quem quer entender mais e discutir sobre o assunto. São obras que nos fazem pensar e refletir. Eu realmente indico essas leituras para todo mundo e espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário