Jung, O Místico - Gary Lachman


Jung sempre foi um pensador que me atraiu intelectualmente, antes de fazer faculdade suas frases já chamavam minha atenção, e durante a faculdade infelizmente não tive uma matéria sobre a Psicologia Analítica. Me restou a aprender o pouco que sei sobre sua teoria sozinha, e já estava tarde a leitura de uma biografia sobre o autor. Escolhi uma que abordasse sua vida com toques espiritualistas, Jung, O Místico - As dimensões esotéricas da vida e dos ensinamentos de C.G. Jung, do autor Gary Lachman, publicado pela Cultrix.

Lachman pretende nesta biografia narrar a vida de Jung dando enfoque aos acontecimentos ligados a espiritualidade e ocultismo na vida de Carl. Fatos estes que não faltaram ao longo de sua vida, mas que acabaram um pouco abafados em suas biografias para não comprometer sua validade como pensador científico.

Jung sempre foi dono de muita personalidade, tão grande que as vezes seu inconsciente bolava saídas para seus problemas que o prejudicava muito, mas determinado a conseguir o que queria ele mesmo foi seu terapeuta e conseguiu superar alguns problemas ainda na infância. E seu modo de os enfrentar gerou o princípio de suas teorias.

Se alguém que for ler esta biografia espera muitos fatos impressionantes de sua vida não vai encontrar, existem momentos que fica claro que Jung não era bom pai já que era ausente, era péssimo marido e chegou a ter duas esposas já que não abria mão da amante, além de que trabalhar com ele não era tarefa fácil

Em contra partida ele atraiu uma legião de mulheres que o seguiram e aprofundaram o que ele começou a criar. A psicologia Analítica nasceu com Jung, mas se ampliou e muito com os estudantes que estiveram com ele, já que muitos deles eram inclusive pesquisadores para Jung.

O livro permite uma visão de conjunto da vida de Carl, tanto de seu ambiente familiar, quanto seus pensamentos conscientes e inconscientes, além de acontecimentos a sua volta. Entretanto é quase ausente explicações sobre suas teorias ou conceitos, que poderiam não só informar o leitor sobre as mesmas, como explicar e ampliar mais ainda o entendimento sobre a personalidade do mesmo.

Fica muito claro, por exemplo, a fixação de Jung por alquimia, mas não foi dada nenhuma ênfase no tema. Ficou muito claro que Jung teve fases em que realizava mesas brancas para contato com espíritos, mas a real relação dele com os mesmos também não fica clara. Assim aparecem diversos relatos de temas e situações espiritualistas com Jung, mas senti falta de um pouco mais tanto do que o autor dizia sobre cada coisa, como breve explanações sobre algumas destas coisas.

Sem dúvida o que mais achei estranho foi a ausência de fotos, afinal é esperado pelo menos algumas páginas com imagens que ilustrem a vida do escolhido, mas a única imagem que temos é a da capa.

E a grande pergunta que não quer calar não acaba respondida, afinal Jung poderia ser considerado como místico? Talvez sim pelos seus seguidores que acatavam a tudo que ele dizia, mas não tanto do ponto de vista de quem acompanha de fora, já que era um homem repleto de problemas de relacionamento e mesmo da construção sobre seu saber.
Mas místico ou não o fato é que Jung é uma figura interessante suficiente para tornar sua biografia muito interessante, especialmente para quem gosta de Psicologia e inconsciente, mas também para quem gosta de personalidades fortes. Cada situação de sua vida gerou eventos posteriores, cada pessoa que conheceu também teve seus efeitos, e é muito intrigante quanto comum ele é em determinados momentos, e quanto genial também ele consegue ser.
O mais interessante ao final da leitura de uma biografia é perceber quanto podemos ser parecidos em questões existenciais, e até quanto podemos ainda dar certo mesmo que o tempo já tenha passado. Em uma sociedade que visa o instantâneo é muito bom lembrar que Jung desenvolveu suas teorias ao longo de sua vida, e não chegou a terminá-las, e que não precisamos ter pressa para fazer algo dar certo.

Jung, o Místico não apresenta tudo que se propõe do ponto de vista esotérico, mas sem dúvida é uma biografia que inspira o dia a dia. É leve e flui bem, e deixa que sua grande estrela brilhe sem sombras. Que venham mais biografias sobre Jung!

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário