Auggie & Eu - R. J. Palacio

Depois de me encantar com a história de Auggie, um menino de aparência incomum e de um enorme coração, resolvi ler esse novo livro da autora, pois traz a narrativa de Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, em três contos que relatam os encontros e desencontros com nosso querido extraordinário.
Esse volume não é uma continuação de “Extraordinário”, mas, sim, um livro que se passa no mesmo período, porém com outras narrativas. No primeiro conto, onde temos a visão de Julian, entendemos um pouco mais sobre o menino e sua família. Claro que nada justifica as atitudes que ele teve com o nosso protagonista, mas ao entendermos um pouco sobre sua história, vemos que a família tem uma grande parcela de culpa e que ele não é tão malvado como pensamos. Vemos também como ele aprendeu a lidar com as diferenças e conhecemos a história de sua avó durante o período nazista.
No segundo, encontramos a visão de Christopher, também conhecido como Plutão, melhor amigo de Auggie, que ele conheceu desde bebê. Nesse conto entendemos o motivo da separação dos dois amigos durante um tempo, sendo um enredo mais focado na amizade e nas dificuldades que a distância ocasionou. Vemos também um pouco sobre como Chris se sentia em relação ao nosso protagonista e a sua aparência.
No terceiro e último conto, temos a narrativa de Charlotte, uma das garotas que fez parte do grupo de boas-vindas a August Pullman. Ela é daquele tipo de menina que nunca fez nenhuma maldade com o nosso protagonista, sendo uma pessoa doce, porém também se mantém distante dele. Vemos também como ela queria fazer parte do grupo das populares, mas sempre se manteve fiel aos seus princípios. Através da sua narrativa, entendemos um pouco sobre como ela se sentiu ao ser deixada de lado. Esse conto não fala tanto de nosso protagonista extraordinário, mas, sim, sobre a importância da amizade e também aborda um pouco sobre essa questão da popularidade.
A escrita de R. J. Palacio continua deliciosa, nos prendendo em todos os momentos com muita suavidade e leveza. Essas são três histórias bem bacanas, que conseguem nos emocionar e conquistar, além de nos deixar vários ensinamentos.
Esses contos explicam um pouco sobre fatos importantes que tiveram que ficar de fora do livro “Extraordinário”, mas que a autora acha de suma importância todos ficarem sabendo, até para entendermos que toda história tem uma história por trás, e que as vezes nem tudo é o que aparenta ser.
Eu já sou uma grande fã de R. J. Palacio e fico triste em saber que ela não quer escrever uma continuação da trama de August Pullman, mas consigo entender perfeitamente bem os seus motivos, e acho bem bonito a sua explicação na entrevista que ela deu no início do livro, onde fala a respeito dessa decisão.
A capa dessa obra é bem fofa e remete a “Extraordinário” por dois motivos. O primeiro por conta das ilustrações dos personagens, que seguem o mesmo padrão da outra, e o segundo pelo projeto gráfico igual, com a mesma tipografia da anterior e também pela cor da capa, que é exatamente do mesmo tom de azul.
Como esse exemplar possui três contos, inicialmente há uma Introdução da autora, seguida pelas histórias, que possuem suas próprias capas. Elas são separadas por uma página colorida (Julian – Amarela, Plutão – Verde e Shingaling – Laranja) e a folha é em papel couché (estilo página de revista, porém bem mais grossa), depois por uma página em preto e branco com a mesma ilustração e em seguida uma página com frases. A diagramação está bem confortável para uma leitura agradável e as demais folhas são amarelas.
Caso você tenha lido e, assim como eu, se apaixonou por “Extraordinário” e queira conhecer um pouco mais sobre a vida de três personagens tão importantes na vida de Auggie Pullman, esse exemplar indiscutivelmente é para você. “Auggie & Eu” conseguiu me conquistar e me deixar ainda mais saudosa de toda a história, e é realmente uma leitura maravilhosa, que você provavelmente vai amar também!
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário