Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime - Artemis Fowl #01- Eoin Colfer

Desde que me tornei leitora assídua de livros, em especial de fantasias, eu quero ler a série Artemis Fowl, mas desde então ela nunca teve um valor acessível. Até que o kindle tornou esse livro acessível, e Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime, escrito por Eoin Colfer e publicado pela Record foi finalmente lido!

Artemis Fowl tem apenas doze anos, e não é como nenhum outro menino de sua idade, dono de uma inteligência única acaba desenvolvendo uma mentalidade genial para o crime, tradição de sua família. Seu pai desapareceu, e o dinheiro da família não é mais o mesmo, depois de algumas pesquisas ele desenvolve um plano para reaver um pouco de dinheiro para fortuna da família, ele pretende sequestrar uma fada, e conseguir o famoso pote de ouro do fim do arco-íris, mas nem tudo será tão fácil como parece!

Este livro foi lançado em 2001, e depois de quase dezoito anos ele poderia facilmente não soar original com tantas publicações depois. Mas tanto tempo depois ele é ainda criativo e muito envolvente. A narrativa é feita em terceira pessoa através do olhar de um individuo do mundo das fadas que teve acesso a todo caso. Este ser é objetivo, com toques de humor negro e até faz alguns comentários sobre a estória ao longo da mesma.

O mundo das fadas abordado por Eoin tem muitas informações da mitologia clássica desses seres, mas aliada a um tecnologia de ponta desenvolvida pelos mesmos. Tem um toque de magia, mas é pequena, o foco mesmo é na tecnologia que trás a trama toda uma atmosfera de ação e clima de agentes secretos.

Juntar seres tão antigos quanto gnomos e fadas com tecnologia é inusitado, e pode parecer não ser um boa combinação, mas o autor foi capaz de criar uma boa harmonia entre as partes quando ao mesmo tempo que temos um centauro Potrus que é responsável por todo controle tecnológico, e também existe um livro que regula as leis e tradições deste povo quanto aos seus comportamentos e crenças, assim temos um equilíbrio entre as partes.

Fowl é um menino que não parece nada novo, o fato de logo cedo se ver sem o pai e com a mãe doente fez com que ele usasse sua inteligência de forma fria e calculista para alcançar seus objetivos. Ele demonstra sentimentos e afetos pela família, mas não permite que os mesmos impeçam que ele alcance seus objetivos. É muito focado e estudioso, pensando sempre em todos os aspectos de seu plano, e não sabendo lidar com seus raros fracassos.

A Capitã Holly Short, é uma fada que acaba presa a Fowl. É teimosa, e por seu ímpeto em fazer as coisas do seu jeito que acaba presa neste plano. Ao mesmo tempo em que quer sobreviver também mostra um lado muito humano e empático. O Comandante Julius Raiz é quem tenta arrumar toda a bagunça que esse sequestro gera, muito rabugento, ele é o mais sério do mundo subterrâneo.

Buttler é o mordomo de Artemis, é seguidor fiel do patrão mesmo quando não compreende os planos do garoto. É a força bruta que o jovem ainda não tem. E a irmã do mordomo, Juliet é seu ponto fraco.

As diversas criaturas que surgem do mundo das fadas são muito interessantes e repletas de personalidades únicas e envolventes. A pluralidade de seres e características ligadas a elas trás todo um colorido interessante a estória.

Por tratar-se de um livro infanto-juvenil a trama não aprofunda tanto quanto eu gostaria, mas é o esperado para faixa etária que se destina. O livro foi adaptado para o cinema pela Disney e já teve um trailer divulgado, que ainda não permite saber quanto será bem adaptado. A série conta com nove livros, todos já publicados aqui no Brasil, infelizmente com o preço muito salgado por sinal.

O menino prodígio do crime é uma fantasia urbana leve que nos apresenta um novo universo de fadas para nos envolver. Realizado de forma diferenciada é uma série que promete ser original em cada um de seus livros.

Avaliação









Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adoro um livro nesse estilo, cheio de mágia. Nunca tinha ouvido nem visto nada a respeito da série e fiquei de cara com a quantidade de livros. 9 :o
    Mas com certeza já enterou pra minha lista, e tomara que o preço caia né, ou que entre em alguma promoção ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, curto muito uma uma fantasia urbana e nem ligo que é voltado pra o público infanto-juvenil, fiquei bastante interessada em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir