Morte Lenta - Gibson Vaughn #01 - Matthew FitzSimmons

Quando li a sinopse dessa obra pela primeira vez, fiquei encantada com a história e muito curiosa para saber mais sobre esse título, já que adoro um bom suspense cheio de mistérios. Então, quando tive a oportunidade de começar a lê-lo, mergulhei nesse universo criado por Matthew FitzSimmons, e agora venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões a respeito desse volume, publicado no Brasil pela Faro Editorial.
Em “Morte Lenta”, conhecemos Gibson Vaughn, um renomado hacker e mariner, que dez anos atrás era muito amigo de Suzanne Lombard, uma garota de 14 anos e filha do então senador Benjamin Lombard, que acabou desaparecendo sem deixar rastro nenhum. O caso virou um grande mistério e uma verdadeira obsessão nacional.
Como o pai de Gibson era assessor e amigo do senador Benjamim, nosso protagonista cresceu na casa de Suzanne e a considerava com uma irmã. Quando era adolescente, em uma fase de rebeldia, acabou hackeando e divulgando documentos importantes, e isso fez com que ele fosse para julgamento e seus laços com a família de Suzanne fossem cortados. Pouco tempo depois, ela acabou desaparecendo.
Agora, muitos anos depois, ele não tem mais nenhum contato com a família de sua amiga desaparecida, e o senador virou vice-presidente, sendo um homem ainda mais poderoso. No décimo aniversário do desaparecimento da jovem, George Abe, o ex-chefe de segurança de Benjamin, pede para nosso protagonista realizar uma investigação secreta na Abe Consulting, a empresa que ele abriu após se desvincular do vice-presidente, e assim lhe ajudar a descobrir o que realmente aconteceu dez anos atrás. E com isso entrega novas pistas que podem ajudar Gibson a desvendar o caso.
Nessa nova investigação, ele descobre uma rede de múltiplas conspirações em torno da família Lombard, e se depara com adversários poderosos que estão dispostos a qualquer coisa para silenciá-lo. Agora, ele precisa estar sempre um passo à frente para conseguir se manter vivo, e é nesse ritmo que vamos avançando na história.
O exemplar é narrado entre passado e presente, onde vamos conhecendo a juventude de nosso protagonista, os seus momentos com Suzanne, e até mesmo o seu casamento e divórcio, o que foi bem legal, já que assim conseguimos entender cada vez mais sobre Gibson, sua vida e tudo o que já passou, não só com Suzanne, mas também com o seu pai.
Do início até o meio do livro, encontramos uma narrativa mais lenta, já que nesse começo estamos sendo ambientados na trama. Sendo assim, ficamos sabendo um pouco mais sobre a menina desaparecida, sobre como Gibson foi recrutado para essa nova força tarefa, etc. Após a metade da obra, a história ganha um ritmo frenético com reviravoltas, perseguições, avanço nas investigações, tiroteios, muitas cenas de ação e uma narrativa que consegue prender a gente do início ao fim, com muitos mistérios, segredos e revelações.
A trama é espetacular e com certeza vai te conquistar. Apesar do tema central ser a menina desaparecida, ele também aborda sobre políticas, reviravoltas, traições, etc. Foi uma história bem gostosa de se acompanhar e o final é surpreendente.
A edição nacional ficou a cargo da Faro Editorial, que, como sempre, entregou um ótimo trabalho no exemplar físico. A capa é metalizada e ao vivo tem um efeito bem bonito, o título tem uma textura áspera, que eu adorei, as folhas de guarda trazem no fundo uma fotografia imitando tábuas de maneira em um tom azulado, cada início de capítulo apresenta um detalhe gráfico e as páginas são amarelas.
Essa é uma história bem escrita, que traz personagens maravilhosos e muito bem construídos, além de um pano de fundo de tirar o fôlego com investigações, reviravoltas, suspense e um enredo muito bem desenvolvido e planejado. Recomendo bastante para todos os leitores que curtem o gênero.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá! Essa é a primeira resenha que vejo desse livro, curto muito um suspense cheio de mistérios e agora fiquei ainda mais interessada em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Livros nesse estilo são os meus favoritos, primeira vez que vejo sobre o livro, mas minha curiosidade já me deixou doido pra ler o livro e tentar desvender os misterios...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Uma narrativa mais lenta do início ao meio do livro?! Hum, confesso que não gosto de livros narrados dessa forma ainda mais quando se trata de livro de suspense, mas como também gosto de livros de suspense cheio de mistérios, e fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu com Suzanne anos atrás, se eu tiver a oportunidade arriscaria a leitura de Morte Lenta sim... Abraços!

    ResponderExcluir