Mapa dos Dias - O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares #04 - Ransom Riggs

Desde que comecei a ler essa série, me encantei com o universo peculiar criado por Ransom Riggs e estava ansiosa para ler esse quarto volume, que prometia trazer uma história fascinante e imperdível, como nos volumes anteriores. Como achava que a série já havia sido finalizada, estava bem curiosa para saber o que estava por vir. Sendo assim, quando tive a oportunidade de começar a ler essa obra, mergulhei nesse universo mágico e agora venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito desse título publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca.
Lembrando que esse é o quarto volume de uma série, então, caso você não tenha lido os anteriores, pode acabar pegando algum spoiler do que já aconteceu. E se quiser saber mais um pouco, não deixe de conferir as resenhas dos demais volumes (CLICANDO AQUI), pois todas já foram publicadas aqui no Blog.
Em “Mapa dos Dias”, vemos os personagens se ajustando a vida após vencer os Etéreos no Recanto do Demônio na batalha ocorrida em “Biblioteca de Almas”. Jacob retorna a Florida, mas não sabe conciliar a vida normal com tudo o que viveu, e sua família acredita que está louco, por isso querem levá-lo para uma instituição psiquiátrica. Porém, nosso protagonista é salvo pela Srta. Peregrine, Emma e todos os seus amigos.
Após a batalha vencida no livro antecessor, os seus amigos podem viver no presente, já que, com a destruição de uma fenda temporal, eles não precisam se preocupar com o envelhecimento acelerado. Mas, para isso acontecer sem nenhum problema, eles precisam da ajuda do nosso protagonista para aprenderem a se comportar como pessoas desse século e também para reconstruir e organizar o mundo peculiar.
Tudo estava indo bem até que eles descobrem um bunker subterrâneo secreto na casa onde o avô de Jacob morava, que está cheio de pistas sobre uma organização que caçava Etéreos. Com isso, a calmaria acaba e vemos nosso protagonista e sua turma entrar em uma nova missão em um mundo novo e cheio de perigos para resgatar uma peculiar em um território muito diferente do que estavam acostumados. Nessa aventura emocionante descobrimos outros peculiares com novos poderes e também conhecemos um pouco mais sobre a história de Abe.
Agora, nossos personagens estão mais maduros e vemos o reflexo desse fato nos diálogos entre eles. Com muitas reviravoltas, esse volume consegue nos conquistar em todos os momentos e acaba nos mostrando que vamos encontrar mais aventuras com novos perigos pela frente. O livro continua rápido e fluido, com uma linguagem leve e despretensiosa, cheio de diálogos divertidos e sarcástico. Foi muito gostoso acompanhar nosso protagonista nessa missão, até porque o mundo peculiar está cada vez mais complexo.
A capa original foi mantida e segue um padrão semelhante aos demais da série. A acho intrigante e curto que passa a vibe da leitura. Essa edição, como as anteriores publicadas pela Intrínseca, possui capa dura, que nesse caso é preta com um desenho em branco e as descrições da lombada também em branco, e vem com a jacket com a capa que está no post. O miolo está, como esperado, sensacional. Há detalhes gráficos nas folhas e na página inicial de cada capítulo, que conta com um fundo na cor verde, enquanto a folha de guarda também é ilustrada com um padrão em outra tonalidade de verde. As fotografias presentes no exemplar sempre complementam a história de uma forma bem peculiar. Gosto bastante de ver todas elas.
Indico “Mapa dos Dias” para todo mundo que gostar da série “O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares”, pois traz uma história divertida, cheia de reviravoltas e personagens maravilhosos que nos fazem ficar torcendo por todos eles. Essa série continua incrível e tenho certeza que podemos esperar muitas coisas boas para os próximos volumes.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá! Só já li o primeiro livro da série “O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares”, amei estou ansiosa pra ler os outros e esse quarto já está na lista de desejados, essa resenha me deixou anda mais curiosa em conferi tudo isso que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou doido pra ler a série, mas só tive a oportunidade de ver o filme no cinema, nem os livros eu tenho :(
    Eu gostei do filme, e sei que o livro é mais detalhado e com certeza melhor que o filme.

    ResponderExcluir