A Garota da Casa Grande - Amanda Marchi


A Garota da Casa Grande, da brasileira Amanda Marchi e publicado pela Novo Século já me olha da estante faz muito tempo. Depois de terminar uma leitura mais densa resolvi dar chance para esse pequeno livro.

Georgia é uma adolescente que todos os anos passa suas férias no interior na casa de sua avó. Nada costuma acontecer nesta cidade pequena, e ela acreditava que passaria suas semanas entre o sofá e sua cama com a internet discada. Mas após esbarrar com a moradora de uma casa vizinha seus dias não serão mais os mesmos, e essa viagem ficará marcada.

Meu livro é autografado, e a autora diz que o livro é uma jornada contra o preconceito. E foi com isso em mente que embarquei na leitura, e foi exatamente isso que não encontrei em suas páginas. Sim Georgia é uma garota que gosta de garotas, mas ela é assumida, e quando revela isso para a avó ela é aceita imediatamente. Sim a tal vizinha tem o mesmo gosto e em duas cenas é chamada de sapatão. Uma segue o roteiro clássico, a outra a garota já se impõe. E pronto este é todo o conflito.

Esperava por uma jornada mostrando o sofrimento de alguma das personagens quanto a escolha sexual, ou ainda a aceitação social da mesma. Ou ainda repressão por parte da família, mas nada disso se mostrou, então a tal jornada contra o preconceito não foi explorada como a autora acredito eu gostaria de ter feito.

A trama é bem simplista e objetiva. Os acontecimentos se dão muito rápido, perdendo a oportunidade de explorar uma infinidade de temas tanto da homossexualidade, quanto de questões da idade das meninas. Com isso não desperta empatia por nenhum personagem, menos ainda curiosidade por seus destinos, mesmo porque o livro conta com apenas 112 páginas e logo já entrega tudo que acontece.
O maior problema além dos citados foram as transições de cenas feitas de forma abrupta e sem a menor delicadeza. Quando um personagem falecesse então foi como um tapa na cara, inesperado e sem qualquer preparo. O modo como a protagonista reage então foi mais sem noção ainda, mesmo que ela tenha se mostrado sem muito sentimento, ainda sim era esperado o mínimo de empatia da mesma para com a sua própria família.

A ambientação também é bem pobre, não faço ideia em que região do Brasil a estória se passa. Nenhuma característica regional é trabalhada, e os personagens em geral são bem genéricos. Além disso ainda existem alguns erros de revisão.

Por fim o desfecho da trama é terrível. E nega o pouco do que foi dito nas páginas anteriores, não deixa mensagem nenhuma. E não responde o que me perguntava durante todo o livro, afinal qual a proposta do livro? Essa resposta não vem, e além disso nos deixa com um final no sense.

A Garota da Casa Grande definitivamente não funcionou para mim, não pela temática da estória, mas pelos erros sucessivos em seu desenvolvimento.

Avaliação






Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá! Tenho esse livro, ganhei em um sorteio, porem ainda não li, e pelo que estou vendo aqui nessa resenha também não irei gosta muito dessa leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei o seu site, é a primeira vez que acesso ele e logo de cara já leio uma resenha com opiniões sinceras, gosto disso.
    Não conhecia este livro, acho o tema que ele aborda muito importante e que deve ser cada vez mais difundido nos livros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro mas não li, parecia ser bem legal, por se tratar de um assunto polemico e para dar mais verossidade à história acredito que ela teria que mostrar a luta deles por alguma coisa e parece que não acontece. Mas eu ainda creio que lerei o livro.

    ResponderExcluir