Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

Sempre vejo muitos leitores indicarem com ardor a leitura de Simon Vs A Agenda Homo Sapiens, da autora Becky Albertalli, publicado pela editora Intrínseca. Agora que o filme vai sair nos cinemas resolvi ver como ele funcionaria para mim já que os livros com adolescente americanos não tem me agradado.

Simon é um jovem com amigos, sem problemas em conseguir namoradas ou até em se relacionar com sua família, tudo estaria perfeito se não fosse o fato de Simon ser gay e nunca ter contado a ninguém até o dia em que conhece Blue na internet. Sua interação com este desconhecido é descoberta por um colega de escola que passa a chantageá-lo. Agora ele está em uma corda bamba onde cada passo pode revelar sua verdade, e arriscar sua relação com Blue, além de sua relação com todos.

Eu vivo tentando, dando chances e vocês que acompanham o blog devem ter lido minhas resenhas de livros adolescentes ( Tartarugas até Lá Embaixo, por exemplo), mas eles não têm funcionado para mim, ainda mais os que têm forte conteúdo psicológico, onde eu consigo captar aspectos que eu não concordo.

Albertalli assim como eu é psicóloga, e a partir desta informação e o fato dela atender o publico LGBT me fez acreditar que ela adensaria mais como é descoberta de um jovem por uma orientação sexual que não é a mais aceita no momento. Simon na verdade não tem sofrimento por ser gay, ele aceita isso bem, e também não morre de medo de contar aos outros, ele simplesmente quer se poupar de explicar isso. Não há tentativas de ser hetero, ele na verdade também lida bem com o fato de ter tido três namoradas.

Então talvez a grande questão seja qual? A chantagem em si?, mas que acabou forçada já que ele podia e deveria ter contado aos envolvidos a verdade a cerca do que ocorreu. Ele tem uma postura imatura quanto a suas atitudes para com seus amigos, foi um erro seguido do outro, sua sorte é que seus amigos são pessoas boas que o perdoaram.

Com tudo isso o que eu quero dizer é o livro tem uma narrativa em primeira pessoa narrada por Simon e que tem muita enrolação. Muitas páginas e palavras para dizer pouco. A cada página tudo que eu pensava: vai lá Simon se você está resolvido se assuma, se declare a Blue e continue sua vida!

Verdade seja dita Simon é um menino fofo, é simpático, engraçadinho, que interage com todo mundo e parece ser um bom amigo. Mas é muito enrolado, cheguei até a pensar que ele achava que era gay e não era, tamanha interação dele com as meninas.

Suas amigas Abby e Leah são interessantes, Abby é a bonita que todos desejam, mas que não se acha por isso, sempre procura conversar com Simon, e é muito próxima a ele. Leah já é sua amiga a mais tempo, com isso ela vive com ciúmes de Abby, logo se torna a chata da turma que as pessoas começam a evitar. Nick é o jogador de futebol, amigo desde a infância de Simon, não é apresentado com uma personalidade muito profunda, tem poucas falas na verdade.

Martin, o chantageador é muito chato! Ele diz que não vai dizer a verdade aos demais, mas todo tempo encurrala Simon querendo ajuda para conquistar Abby. É um sem noção que só não muito visado porque é engraçado. No fim é o carente que tentar ganhar amigos pelos meios errados.

Blue é um pouco insosso, eu queria me conectar com ele, mas achei ele meio devagar. E após descobrir quem ele era não melhorou, na verdade esta descoberta que tanto demorou não teve emoção alguma.

Acho que este livro deve funcionar bem para adolescentes, mas eu não o usaria como um livro para alguém que quer sair do armário, já que ele não é um incentivo. É um livro que passa rápido e não é ruim, mas que também não foi bom, fica em cima do muro rs. Foi praticamente neutro para mim. Eu tive carinho por Simon, mas eu queria mais para me agarrar a estória, para torcer pelo casal, e esse mais nunca veio.

Simon Vs Agenda Homo Sapiens narra uma estória que poderia ser de qualquer um e trata de um tema muito atual, mas eu não senti como realista, é uma estória bem fofinha de alguém se assumindo e sendo aceito, e encontrando o amor.

O livro foi adaptado para o cinema  e estreou agora no último dia 22 de março.

Avaliação






Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá Bruna!
    Comecei a ler hoje e por enquanto estou gostando. Mas eu sempre leio livros mais adolescentes, então acredito que isso não será uma problemática. Estou ansiosa para ver a adaptação, principalmente pelo escolha dos atores.
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir