Os Possessos - Aventuras com os Livros Russos e seus Leitores - Elif Batuman

Não costumo comprar livros pelas capas, embora tenha paixão pelos livros com capas bonitas se existe algum com boa história e capa ruim, eu simplesmente sigo a leitura e ignoro a capa. Isso não quer dizer que nunca tive amores a primeira vista antes mesmo de saber do que se tratava. Então acompanhe o raciocínio, eu amo matrioskas e claro amo livros, o que acontece quando surge um livro com elas na capa e ainda segurando livros? Amor claro rs! Histórias a parte o livro em questão é Os Possessos - Aventuras com os Livros Russos e seus leitores, escrito por Elif Batuman, e publicado pela Leya.

O livro trás cinco crônicas da autora, sendo uma delas dividida em três partes sobre sua história de vida e as obras de literatura russa. Quando estava na faculdade Elif não tinha interesse em estudar a literatura, ela acreditava que se fizesse isso acabaria por estragar aquilo que amava, mas a vida é caprichosa, e quando se deu conta estava de cabeça na literatura.

As crônicas são todas feitas em primeira pessoa, a autora não só conta sobre sua vida, como relações familiares, namoros e cia, como também suas desventuras em série atrás de compreender autores. E pensem em uma pessoa muito receptiva, está é ela, porque as coisas mais bizarras aconteciam em suas viagens e ela sempre encarou tudo com muito bom humor (o que você faria se fosse a um congresso na Rússia e ficasse sem sua mala? Ficaria cinco dias com a mesma roupa? Pois ela ficou!). Acho que isso trás uma leveza a sua escrita que por vezes acaba densa apenas quando ela se aprofunda em análises de trechos de obras ou da vida de algum autor.

A Primeira crônica fala de Isaac Bábel, um escritor soviético que sofreu um bocado nos conflitos da época. Achei peculiar que quando estava preso a coisa que mais o incomodava era não terminar seu livro, e invés de pedir por sua vida ele pedia para terminar seu livro. Nunca tinha ouvido falar dele, mas espero espiar em breve algo escrito por ele.

Não contente em falar turco, inglês e russo a autora foi estudar uzbeque, e por conta de suas aventuras acabou passando um verão em Samarcanda para estudar a língua. Essa crônica é dividida em três partes. E eu no lugar dela tinha fugido daquele lugar faz tempo rs! Ela e seu namorado na época (um que ela queria um tempo longe e acabou indo com ela rs!) passaram esse tempo de estudo na casa de uma família que era um bocado maluca! Para não dizer as duas pessoas que davam aula a ela que eram também peculiares.

Outra crônica conta sobre sua viagem para Rússia, quando um castelo de gelo havia sido construído, semelhante a um descrito em uma obra do autor Lajétchnikov. Ela vai em busca de compreender se as pessoas que fizeram o castelo e o visitavam tinha conhecimento da história da casa de gelo (que por sinal é bastante maluca!).
Por fim ela evoca  Dostoiévski e seu livro os Demônios, antes traduzido por os Possessos, que ela analisa demoradamente não só do ponto de vista literário como da vida do autor. Tolstói também surge com frequência ao longo da páginas, dono de uma personalidade bastante interessante ele despertou minha vontade de lê-lo tanto quanto de ler sua biografia. E eis aqui uma confissão eu ainda não li nenhum dos grande clássicos russos, acredito que nem sequer tenha lido nada de um autor russo, mas espero que isso se resolva ainda ano que vem!

Os Possessos é um livro muito rico, tanto do ponto de vista literário/histórico quanto das histórias de vida da autora. É leitura obrigatória para todos que querem saber mais sobre literatura russa e russos, porque sim aprendemos um pouquinho sobre eles, e foi divertido, muito divertido pois eles nos pedem para viver por muito tempo, e se você não entendeu o que eu quis dizer é porque tem que correr ler Os Possessos já!


Avaliação








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá! Essa é primeira vez que estou vendo falar desse livro, não conheço literatura russa, fiquei bastante interessada em conferi isso tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir