O Feiticeiro de Terramar - Ciclo Terramar #01 - Ursula K. Le Guin

Já tinha ouvido falar muito da Ursula K. Le Guin, mas com suas produções de ficção científica, quando a editora Arqueiro publicou sua série de fantasia, O Feiticeiro de Terramar (Ciclo Terramar - Livro I) eu fiquei surpresa! E como sempre quando se trata de fantasia eu corri comprar esse livro de capa inspiradora!

Dizem as lendas que o mais poderoso feiticeiro de todos os tempo é um homem chamado Gavião, mas o que ninguém sabe é que nem sempre este poderoso homem foi como sua fama diz. Um dia ele foi Ged, um orfão que depois de descobrir seus poderes foi para uma escola de magos estudar. Mas magia sem sabedoria é sinônimo de perigo, assim dominado pelo orgulho ele libera uma grande sombra que passa a persegui-lo.

A narrativa em terceira pessoa de Le Guin é bastante solta e suave. A melhor forma de explicá-la é pensar nas narrativas que normalmente introduzem livros de fantasia. Sabe aqueles momentos que eles contam sobre alguma mitologia, lenda, onde o mundo é formado, guerras se iniciam e etc? Então esse é o tom do livro todo, sempre acompanhando a vida de Ged, desde quando descobriu seu talento para magia, até seu desfecho com este criatura que o persegue.

Ged é um jovem um pouco desprovido de amor, ele foi criado de forma um pouco largada pelo pai, e distante por uma tia. Logo ele não tem muito apego as pessoas e coisas, o que o permite ser mais ousado e com limites muito duvidosos. Até certo ponto da trama fiquei em dúvida quanto a índole dele, se ele seria o mocinho ou vilão, e a verdade é que temos um personagem muito real, nem um herói idealizado, nem um vilão insano. Apenas um jovem com dificuldades em ter poder e ser sábio ao mesmo tempo.

A grande virada do livro para o protagonista é descobrir quem é a criatura que o persegue, já que neste universo de Le Guin é preciso saber o nome das coisas e seres para ter domínio sobre elas. Descobre até que rápido do que se tratava, isso estragou um pouco o suspense, mas não deixou que a ideia por trás deixasse de ser interessante. Outro destaque é o fato do universo físico do livro é de ilhas, isso mesmo, aqui não temos grandes territórios de terras, mas diversas ilhas que se dividem com suas culturas e crenças. O livro é breve, 175 páginas, mas é suficiente para contar a estória que se propõe.

O livro conta com um posfácio feito pela autora, onde ela explica a ideia da concepção do livro e o porque de algumas de suas escolhas. Ela explica, por exemplo, que livros de fantasia tradicionalmente colocam heróis combatendo vilões, uma guerra entre o bem e o mal. Mas em Terramar não há guerras, não há soldados, exércitos ou batalhas, já que ela vê a guerra como uma metáfora moral limitante que divide o mundo entre o bem e o mal, e que reduz a complexidade ética e riqueza moral nas nossas vidas. Não tinha me atentado as coisas nessa linha, mas foi uma ótima reflexão! Ela também chama atenção sobre o racismo que na época do livro estava em alta (continua né!), e quando ela diz quem são seus personagens que nos damos conta de que ela já tinha se colocado na linha de tiro e nem nos damos conta!(sem spoilers!).
A série Ciclo de Terramar conta com cinco livros, no Brasil só temos lançado o primeiro livro e segundo livro por aqui ( Livro II: As Tumbas de Atuan), mas acredito que não deva demorar a chegar os demais né Arqueiro?! Muitos autores dizem ter se inspirado na narrativa de Le Guin para conceber seus universos mágicos como Neil Gaiman, Patrick Rothfuss e etc.

O Feiticeiro de Terramar é aquele texto simples que te diverte, te inspira e que te faz querer mais. É uma mistura de contos antigos com o que veio a ser a fantasia moderna. Aventura de qualidade entre águas do mar com muita magia e soturnidade ao lado do Gavião, esse feiticeiro que tanto parece um colega de sala de aula.

Avaliação









Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá! Tenho esse livro porem ainda não li, achei melhor espera ter os próximos volumes dessa série, curto muito fantasia e essa resenha me deixou super curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a chance de ler este livro. Quando vi pela primeira vez não havia gostado muito, mas lendo agora a resenha, até que me deu vontade de ler. a história parece ser envolvente. Vou aceitar sua sugestão e lerei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Talvez por se tratar de um livro de fantasia, quando tive oportunidade de adquirir confesso que fiquei com certo receio e acabei desistindo, até pelo fato de que ao ler algumas resenhas anteriores a sua, os leitores citaram se passava em uma época muito distante, e com um linguajar mais culto. Enfim, mas pelo visto a trama lhe cativou, e se tornou uma leitura bastante agradável.

    ResponderExcluir