Culinária Vegana Para Atletas - Matt Frazier & Stepfanie Romine

Quando vi que o Grupo Editorial Pensamento estava publicando este livro pelo selo Cultrix, fiquei bastante interessada em adquiri-lo porque queria testar algumas receitas mais saudáveis, tanto para melhorar minha alimentação como para implementar coisas diferentes do que estou acostumada a comer nas minhas refeições.
E nada melhor do que começar com um exemplar que tem como subtítulo “Receitas Fáceis e Práticas Para Aumentar Sua Vitalidade, Energia e Ter Boa Saúde”. Porque se tem algo que eu preciso é de receitas fáceis, práticas e saudáveis, afinal, quem tem tempo e/ou tanta vontade assim de ficar preparando coisas novas difíceis ou complicadas de serem feitas todos os dias? Eu, pelo menos, não.
“Culinária Vegana Para Atletas” traz mais de cem receitas veganas, simples e inovadoras, sendo que cada uma delas foi elaborada de acordo com as últimas pesquisas científicas em nutrição. As refeições são nutritivas, integrais e de baixo custo, e servem para qualquer hora do dia e também tipos diferentes de dieta. Como, por exemplo, Refeições Matinais Para Energizar Seu Dia, Doces que Dão Energia ao seu Corpo, Bebidas Eletrolíticas Para Turbinar Seus Treinos, entre outros. Além do mais, vamos encontrar Alimentos Capazes de Combater Doenças Cardíacas, Câncer, Diabetes e Obesidade, etc.

Depois de um Prefácio do atleta Rich Roll e uma Introdução de Matt Frazier, fundador do No Meat Athlete, a obra é dividida em duas partes. A primeira, “Os Preparos”, tem dois capítulos, Resumindo a Nutrição à Base de Vegetais e A Sua Cozinha à Base de Vegetais. A segunda parte, “Receitas e Planos Alimentares”, conta com oito capítulos recheados de receitas maravilhosas. Cada um desses capítulos vem com uma ou duas páginas de introdução com dicas, seguidas de diversas receitas. Exceto pelo décimo, que é o último do livro, Planejamento Alimentar: Colocando as Receitas em Práticas na sua Vida, que é um capítulo bem curtinho, que possui dicas e ideias para colocá-las em prática.

Todas as receitas possuem legendas na parte superior da página, que ajudam a nos situar quanto ao preparo da mesma: RR – Receita Rápida, RL – Receita Lenta, PCL – Panela de Cozimento Lento, CL – Carbo Loading ou Acúmulo de Carboidratos, SG/OSG – Sem Glúten/Opção Sem Glúten, SO/OSO – Sem Óleo/Opção Sem Óleo e SS – Sem Soja. Achei isso muito legal, porque não precisamos ler a receita inteira para saber se o preparo é fácil ou não.

E cada uma das receitas possui um pequeno texto introdutório, no qual os autores fazem algumas explicações ou comentários em poucas linhas sobre o que esperar ou como fazer algo. Eu acho esse papo muito interessante e fico contente sempre que vejo livros em que os autores fazem esse trabalho, pois soa mais íntimo, como se eu estivesse conversando com a pessoa que está me ensinando a receita.
Esse título foi escolhido como Melhor Livro de Saúde e Bem-Estar de 2017 pela revista Sports Illustrated, o que já o torna ainda mais convidativo e, claro, interessante. Afinal, ele não é apenas mais um entre tantos, mas o melhor dentro diversos outros, eleito por uma renomada revista de esportes. E, para tornar o exemplar ainda mais atrativo, dez por cento de todos os royalties de direitos autorais deste volume serão doados para santuários de animais.

A edição impressa está completamente maravilhosa! A diagramação interna conta com detalhes gráficos e tópicos coloridos, receitas lindamente fotografadas, alta qualidade de impressão, folhas grossas e de fácil manuseio. O trabalho da editora está espetacular e admirável.


A única coisa que eu não curti tanto assim é que infelizmente nem todas as receitas possuem fotografia, e, como uma pessoa que não tem muitas habilidades na cozinha, eu prefiro saber, antes de começar a preparar alguma coisa, qual a aparência que ela deve ter ao final, já que assim fica mais fácil acertar.


Devo terminar essa resenha afirmando que esse livro não é restrito apenas para pessoas veganas e/ou atletas. Pelo contrário, acredito que todas as pessoas podem dar uma chance a ele, porque todas as receitas são saudáveis e interessantes, e podem nos ajudar a mudar hábitos alimentares e também incluir refeições diferenciadas em nosso dia a dia, proporcionando-nos um melhor bem-estar.


Avaliação
 


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Olá! Gosto muito de alimentação saudável, sempre estou a procura de novas receitas, já quero esse livro pra ontem, e eu também coleciono livros de receitas, tenho de vários tipos de culinária.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter costume de cozinha, e me alimentar de forma saudável, admito que sempre tive interesse em conhecer melhor comidas veganas, pois tenho interesse me parar de comer carne futuramente. Por isto talvez esta introdução, e discurso apontado pela obra, seja um apontamento e um caminho para a mudança. Por esta e outras razões me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse livro, muito interessante receitinhas assim, facilita demais no processo ao veganismo!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, pelo review, muito esclarecedor, pretendo compra-lo em breve!

    ResponderExcluir