A Ameaça Sombria - Trilogia Echo #02 - Melissa Grey

Eu continuo sempre me fazendo a mesma pergunta se determinados livros são insossos ou se eu que não estava no momento da leitura. Eu acredito que não saberei a resposta de alguns deles nunca, pois alguém com uma lista de leituras como eu não relê muitos livros. A Ameaça Sombria, segundo volume da trilogia Echo, publicado pelo selo Seguinte, da autora Melissa Grey é um destes livros que me gera dúvida. Ah esta resenha pode conter spoilers do volume anterior.

Neste volume, Echo depois de descobrir e libertar o pássaro de fogo e com isso se tornar dona de um poder que não sabe sequer a dimensão, vê seu mundo antes estável tomar rumos inesperados, já que torna-se a figura central entre o conflito entre os Avicens e Drakharin. Precisando descobrir o que fazer para que esta guerra termine, antes que mais mortes aconteçam, antes que uma sombra mais sombria domine a todos, ela parte em uma nova jornada. Só que linha entre a luz e as trevas não está bem definida, nem dentro de si mesma!

Grey segue sua narrativa em terceira pessoa com enfoque especial em Echo. Sem se prender em grandes detalhes ou densidade ela cria páginas e mais páginas que são lidas de forma rápida, mas que parecem não acrescentar muito a grosso da estória. Chegando ao fim do livro a sensação é que pouco foi dito e menos ainda explicado, como se nem a autora soubesse do que se trata afinal o conflito central do livro.  Se a vontade da mesma era explorar a luz e as trevas dentro da protagonista ela o fez de forma muito breve e superficial.

Echo acaba por contar mais sobre seu passado, antes de se envolver com os Avicen, sua infância foi marcada por violência, e este detalhe faz toda diferença em quem é, embora ela acredite que tudo ficou no passado. Este detalhe importante surge, mas poderia ter inclusive deixado uma mensagem além do os pais devem amar e não devem bater em seus filhos. Como protagonista Echo não tem muita maturidade e suas ações se desenrolam sem muito planejamento ou objetivo. É uma personagem muito solta que têm contornos porque sabemos de sua estória, mas não porque suas ações demonstram.

Caius, o drakharin é outro personagem que tem uma estória pregressa que deve ser rica, mas tudo fica no subentendido, e pouco de fato é falado. Um personagem com mais de cem anos não pode soar como um adolescente, não pode flertar com uma adolescente como se não soubesse como conquistá-la ou ser seguro, mesmo que seu coração já tenha estado em luto pela perda, o tempo gera maturidade.

Dorian, o amigo e fiel companheiro de Caius, é outra criatura antiga que parece um jovem de quinze anos. Em todos estes anos parece não ter assumido sua homossexualidade, e passa o livro inteiro em um flerte com Jasper, que esse sim é um adolescente. Já disse na resenha do livro anterior, mas este casalzinho tem muito o clima de Instrumentos Mortais entre Alec e Magnus.

Ivy, a avicen amiga de Echo tem bastante destaque neste livro, é uma jovem doce que aos poucos descobre que as vezes para curar é necessário agredir. É determinada e faz o necessário pelo bem maior. Quinn, um feiticeiro é um homem sedutor que busca apenas alimentar seu próprio ego e vontades.

Por fim um triângulo amoroso surge de Caius, Echo e Rowan, e não convence. Simplesmente porque parece que o único que banca seus sentimentos e escolhas é o avicen Rowan, e os demais passam mais tempo divagando do que sentindo, logo não dá nem para torcer por eles.
E se você chegou até aqui sem entender muito bem o propósito do livro é essa a sensação mesmo que eu tive, que ele não precisava existir, que tudo de interessante que ele citou não foi para frente! Mas embora cheio de problemas não é um livro que você queira jogar fora, ou liste entre os mais ruins, é sim um livro sem sal.

A Ameaça Sombria prepara a estória para o terceiro volume que para dar certo vai ter que acumular tudo que seus volumes anteriores não disseram, um desafio que beira o impossível, mas que pode ser feito, afinal o tempo gera experiência, e quem sabe Grey depois de várias bolas na trave finalmente alcance o gol?

Avaliação






Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Infelizmente não tive oportunidade de ler o primeiro livro desta série, por isto fiquei um pouco perdida durante sua resenha, mas percebi que a trama não atendeu suas expectativas, talvez pelo fato de esperar uma trama mais envolvente e eletrizante, ao contrario de uma estória sem sal como você citou. A premissa do livro me cativou e talvez quem sabe eu não dê uma chance a leitura.

    ResponderExcluir