Sonhos - The Soul Seekers #01 - Alyson Noël

Uma montanha russa desperta sentimentos diversos durante o seu percurso, existem momentos em que pensamos o porquê mesmo que estamos nela 'arriscando' nossas vidas alternados por momentos de plena satisfação que nos fazem pegar a fila novamente quando saímos desta. Assim com altos e baixos foi a leitura de Sonhos, da autora Alyson Noel, da editora Leya, livro 1 da série The Soul Seekers.

Neste livro conhecemos Daire Santos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que passou sua vida como uma itinerante de set em set de filmagem ao lado da mãe. Até que em uma filmagem no Marrocos teve um surto 'psicótico' em meio a um encontro com uma estrela de cinema, corvos e cabeças espetadas em lanças que surgiram por toda parte. Além disso tornou-se frequente os sonhos com um estranho menino com os olhos azuis-gelo.

Os médicos acreditam que Daire precisa de remédios, mas eles não fazem efeito e ela continua tendo visões. Sua mãe Jennika já estava se conformando em interná-la em uma clínica quando recebe o telefonema da avó de Daire, que nunca mais foi vista desde a morte de Django - pai de Daire- dizendo que sabia pelo que a neta estava passando e que gostaria de ajudá-la. Sem outra saída Jennika permite que a filha vá para a pequena cidade de Encantamento, onde Paloma é uma curandeira respeitada, e onde Daire se depara com uma verdade: ela é uma Buscadora de Almas, que tem que manter o equilíbrio entre o bem e o mal entre as dimensões.

O começo do livro apresentar as falhas da trama, em meio a surtos recorrentes Daire é levada para Encantamento a contra gosto. Quando chega lá foge da casa de Paloma já que não aceita o que a avó lhe oferece, acaba por sofrer um acidente e eis a falha depois do acidente: ela milagrosamente começa a aceitar o que é na página seguinte. Na minha opinião existe uma falha de continuidade que seria facilmente resolvida com um capítulo entre estes acontecimentos. Depois a narrativa passa a seguir um ritmo ótimo, entre acontecimentos, visões e sonhos de Daire.

Sonhos é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva de Daire. Conta com uma diagramação com letras bem pequenas que atrapalham um pouco a leitura. Cada início de capítulo tem ilustrações de penas que estão relacionadas ao Corvo da história. Também contam com o destaque do primeiro parágrafo em fonte diferente. A capa é linda, e está intrinsecamente ligada ao tema.

Noel trabalha muito bem com o xamanismo. Antes do livro iniciar dá detalhes dos significados dos animais de poder, que aparecem ao longo da história. Estudo o xamanismo, e posso dizer que ela coloca muito da sabedoria xamã na trama, especialmente nas falas da avó Paloma, que é um personagem doce que desperta uma vontade louca de conhecer. Para quem não conhece entretanto pode soar bobo, mas fica a dica: existe sabedoria antiga nas palavras da personagem!

Daire é uma personagem de dezesseis anos em todo o seu esplendor. Se transforma radicalmente quando vai morar com a avó, não só porque passa a controlar seus poderes, mas porque descobre o que é fazer parte de uma família, o que é ter um lar e amigos. Durante suas viagens o que tinha aprendido é o extremo oposto: não crie laços pois já vai partir, não sofra desnecessariamente.
Cade é um coiote do mal, que vai além das fronteiras conhecidas para alcançar seus objetivos. Com uma personalidade forte, não tem medo de nada desde que conquiste o poder sobre os mundos (superior, inferior e intermediário). Dace seu irmão gêmeo, mas que cresceu na reserva indígena é o seu oposto, e desperta em Daire não só a paixão como o dever de trabalharem juntos. É daqueles personagens que tiram suspiros das garotas que lêem!

Bem estruturado de seu meio em diante, Sonhos tem sim suas falhas, mas termina em grande estilo. E assim como com a montanha russa, quero ir logo para fila para a próxima volta! Aguardo ansiosamente o próximo volume da série. Quero mais animais do poder, mais viagens ao mundos, e mais magia do mundo xamânico que eu amo!   

Avaliação








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário