Hoje Vai Ser Diferente - Maria Semple

Eu já havia lido outro livro desta autora com o título “Cadê Você, Bernadette?” (clique no título para conferir a resenha) e amado a sua história, tal como sua narrativa, que conseguiu me prender e me conquistar em todos os momentos. Sendo assim, quando vi que outro dos seus títulos iria ser publicado aqui no Brasil, dessa vez pela editora Intrínseca, fui correndo colocá-lo em minha pilha de leituras. Agora, venho compartilhar com vocês todas as minhas opiniões a respeito deste volume escrito por Maria Semple.
Em “Hoje Vai Ser Diferente” conhecemos a história de Eleanor Flood, uma mulher na casa dos cinquenta anos, que vive com o seu marido, Joe, seu filho Timby, e um cachorro de nome Ioiô em uma verdadeira rotina. Sua vida é uma bagunça e, por este motivo, em determinado momento ela se levanta e resolve que seu dia vai ser diferente; vai dar mais atenção às coisas, vai se vestir melhor, sorrir mais, vai almoçar com uma velha amiga e vai se esforçar para que tudo seja melhor em todos os aspectos.
Porém, nem tudo sai como planejamos, e vemos que o seu dia, definitivamente, não foi assim, já que nossa protagonista foi obrigada a mudar os seus planos. Seu filho, Timby, finge estar passando mal para que ela vá buscá-lo na escola. Fazendo isso, ela resolve visitar o marido na clínica em que ele trabalha e acaba descobrindo que o mesmo disse para a recepcionista que estava de férias, e ela nem ao menos sabe para onde ele está indo no horário em que era para estar trabalhando, ficando na dúvida se está sendo traída. E, para piorar as coisas, um antigo colega de trabalho acaba revelando um dos seus segredos para o seu filho.
A história toda se passa em um dia só, porém temos vários flashbacks sobre o seu passado para nos a ajudar a entender melhor tudo o que está sendo contado. E isso foi bem legal, já que adorei descobrir mais sobre Eleanor e entender melhor sobre a personagem de um modo geral.
Com tiradas sarcásticas e uma narrativa peculiar e deliciosa, esse volume consegue nos prender do início ao fim com sua leveza e fluidez, que faz com que a gente não consiga parar de ler, já que traz uma história divertida e descontraída, que nos arranca várias risadas com os seus personagens bem construídos e suas tiradas sarcásticas.
Foi muito fácil conseguir me identificar com nossa protagonista, já que ela é bem real e traz problemas reais pelos quais passamos (ou facilmente poderíamos passar) no dia a dia. Acho que isso fez com que eu gostasse ainda mais da história, porque foi como se eu estivesse escutando uma amiga minha. A trama não é daquele tipo surpreendente, mas é bem prazerosa e vale muito a pena ser lida.
A única coisa que acabou me deixando um pouco chateada é que, por conta de a história se passar em um único dia, nem todas as questões foram resolvidas, e eu não gosto quando deixam esse tipo de pontas soltas, já que não vou poder saber depois. Entendo o lado da autora, já que nem tudo conseguimos resolver em apenas um dia, mas fiquei sentindo falta de um desenvolvimento maior e uma finalização um pouco mais fechada.
A capa é uma adaptação da original e eu a achei uma graça. A diagramação do texto está bem confortável para uma leitura fácil, as páginas são amarelas, e o miolo possui uma parte separada no meio do exemplar como se fosse um livrinho com o título “As Garotas Flood” (que claro, tem a ver com algo do enredo), cheio de ilustrações e texto “independente”. Essa parte está diferenciada do resto da obra, porque foi impressa em papel couché (aquele tipo folha de revista, só que grosso) com ilustrações coloridas.
Se você, assim como eu, gosta de histórias despretensiosas, leves e fluidas, que conseguem nos conquistar com personagens ótimos, muito bem descritos, além de sarcásticos, que nos arrancam boas risadas e fazem com que a gente se identifique com eles, não pode deixar de ler “Hoje Vai Ser Diferente”, pois com uma narrativa rápida e gostosa, esse livro consegue nos conquistar em todos os momentos. Por este motivo, recomendo esta leitura para todo mundo que esteja procurando algo assim.
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário