O Amor nos Tempos do Ouro - O Amor nos Tempos do Ouro #01 - Marina Carvalho

Eu já havia lido algumas obras da Marina e me encantado com sua forma de escrita, que sempre consegue me cativar e me prender na história de um jeito que não é possível parar de ler. Sendo uma fã da autora como sou, quando vi que a Globo Alt estava lançando “O Amor nos Tempos do Ouro #02” e eu ainda não tinha lido o primeiro volume, e nem sei o porquê, já que desde seu lançamento tinha ficado super encantada com a sinopse. Então queria correr atrás do tempo perdido e começar a lê-lo o quanto antes. Agora, venho compartilhar todas as minhas opiniões a respeito desta obra.
Neste volume, conhecemos Cécile Lavigne, uma franco-portuguesa que acaba de perder os pais e irmãos de uma forma bem trágica, ficando sozinha na França. A única família que ainda lhe resta é o seu tio Euzébio, o irmão de sua mãe, um homem mesquinho e ganancioso que vive no Brasil. Sem ter muitas opções, vemos que nossa protagonista é obrigada a vir para o Brasil, já que seu tio passa a ser o responsável por ela.
Visando sempre seu lucro, Euzébio acaba prometendo a mão de nossa protagonista à Euclides, um rico, poderoso, dono de vários escravos e cruel fazendeiro de Minas Gerais, e, por este motivo, ela acaba vindo para o Rio de Janeiro, onde, chegando ao local, ela iria fazer uma viagem para a fazenda de seu futuro marido.
Quando Cécile chega no Rio de Janeiro, ela acaba conhecendo Fernão, o homem responsável pela segurança da jovem em todo o trajeto para a fazenda. Ele foi contratado pelo Euclides para leva-la até ele em segurança, porém acaba se apaixonando pela moça, já que ela era bem diferente do que imaginava. Nossa protagonista é uma menina doce e meiga, que trata bem a todos, inclusive aos escravos, e isso acabou mexendo com o coração deste destemido explorador.
Quando eles estavam se aproximando do destino de Cécile durante essa longa jornada que teve seus altos e baixos, vemos que ela fica cada vez mais desesperada e implora para que Fernão ajude-a a mudar o seu destino e a deixe fugir, mas nada muda o pensamento deste destemido homem, que também quer receber o que lhe foi prometido.
Ao ver como nossa protagonista está sendo tratada pelo seu noivo, Fernão se arrepende de ter entregue a moça aos maus tratos dele, já que o mesmo é muito autoritário, proibindo-a de várias coisas e até mesmo punindo-a quando ela foi defender um escravo. Sendo assim, ele decide tentar mudar o destino dessa jovem e planeja, junto com alguns escravos, tentar resgatá-la e fugir com a mesma.
Gostei bastante dos personagens, que são reais e muito bem construídos, nos aproximando bastante da história. Foi muito bom acompanhar nossa protagonista, que além de forte e doce, conseguiu nos encantar em todos os momentos com sua determinação e caráter. Gostei bastante de conhecer mais sobre ela, e, quando cheguei ao final da leitura, parecia que já havíamos nos tornado amigas.
A história se passa no século 18, e por este motivo vemos como tudo era diferente, principalmente os costumes. Foi bem gostoso ver como Marina Carvalho fez um ótimo trabalho de pesquisa para nos trazer um livro maravilhoso, cheio de fatos da nossa história inserida na trama, nos permitindo conhecer um pouco mais sobre o nosso Brasil daquele período.
Esse é o primeiro romance de época que li passado no cenário nacional e me vi completamente apaixonada. A narrativa é fluida, nos conquistando em todos os momentos com uma história incrível, cheia de personagens maravilhosos, porém ela é um pouco mais lenta, até mesmo pela linguagem.
A capa é linda e tem tudo a ver com o enredo. Adoro os detalhes gráficos delicados compondo um tipo de moldura para a fotografia, principalmente porque deram um charme a mais, e a tipografia escolhida também deu a harmonia exata para o projeto. A diagramação do texto no miolo está bem confortável para uma leitura agradável, há alguns arabescos como os da capa em algumas páginas e as folhas são amarelas.
Como comentei lá no início dessa resenha, o novo livro desta série, “A História de Malikah”, está sendo publicado agora. Quem tiver interesse em ler apenas um dos dois, não se preocupe, já que são histórias independentes e não precisam nem ser lidas na ordem. Mas o meu conselho é que leiam ambos e na sequência, porque essa primeira obra é apaixonante e a segunda também deve ser. Eu pelo menos estou com altas expectativas!
Recomendo “O Amor nos Tempos do Ouro” para todo mundo que gostar de uma protagonista forte e determinada que, apesar de viver em uma época em que as mulheres não podiam se expressar muito, defendeu as suas opiniões e nos mostrou uma linda história de coragem, superação e romance, que com certeza vai te conquistar em todos os momentos. Espero que todo mundo curta esse título tanto quanto eu curti.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá!
    Adorei saber mais sobre esse livro *-*
    Já tinha visto ele na livraria, mas não sabia se levava ou não. Adoro personagens fortes e determinadas, além de claro se passar em outra época.
    Parabéns pela resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir