O Navio das Noivas - Jojo Moyes

Desde que li o primeiro livro de Jojo Moyes, virei uma viciada em sua escrita, e logo quis ler tudo dessa autora que estava na minha frente. Isso porque suas obras maravilhosas me conquistam cada vez mais devido a seu estilo de narrativa e escrita, que sempre mexem comigo de alguma maneira. Sendo assim, sempre que vejo o nome desta escritora na capa de algum exemplar, já fico morrendo de vontade de ler o volume, sem nem mesmo ler a sinopse, pois sei que provavelmente vou gostar.
Em “O Navio das Noivas” vemos que a Segunda Guerra acabou, e mais de seiscentas mulheres estão a bordo de um navio, indo da Austrália à Inglaterra, para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. E é nesse navio que conhecemos quatro mulheres com personalidades totalmente diferentes que dividem a mesma cabine.
São elas: Jean, uma jovem garota, a mais nova das quatro, que nunca mede suas palavras e nem suas atitudes. Ela está muito feliz por ter se livrado das garras de sua mãe, e, mesmo com sua pouca idade, é a mais sedutora do grupo, sendo a que sempre mais dá em cima dos homens.
Avice, uma mulher mimada e arrogante, que, por ter uma situação financeira muito boa, se acha melhor do que as outras. Ela resolveu levar todos os seus sapatos para causar inveja, achando que iria viajar em uma cabine de luxo, mas, quando viu que a realidade era diferente, quase que entrou em pânico, mas manteve as aparências, principalmente para a sua família, para quem escrevia com frequência.
Frances, uma mulher misteriosa que guarda muitos segredos, que são revelados no decorrer da trama, e é dona de uma personalidade fechada. Ela está indo para Inglaterra em busca de um novo emprego como enfermeira e tem uma grande experiência pelos campos de batalha.
E Margaret, uma mulher simples que cresceu em uma fazenda. Ela está grávida e quase dando à luz, e é quem torna a convivência de todas melhor, já que se dá bem com todo mundo e intermedia os problemas. Com medo de não ser tão bem recebida pela sogra e triste por ter deixado seu pai sozinho com os irmãos mais novos, Margaret comete uma infração grave e leva escondido em sua bolsa uma cachorrinha, a quem ela ama bastante.
Vemos como as quatro deixam as suas diferenças de lado, e passam a apoiar e ajudar umas as outras, tornando-se cada vez mais próximas, e auxiliando cada uma nos momentos de dificuldade.
O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi bem legal, já que assim tivemos uma visão mais ampla de tudo o que ocorreu na história. Além disso, Jojo consegue detalhar muito bem tudo o que está se passando, não só em relação aos personagens, mas também ao ambiente, dando-nos uma visão bem clara dos acontecimentos.
Esse exemplar consegue despertar diversos tipos de sentimentos durante toda a leitura, em algumas cenas estamos rindo, em outras, chorando, e por aí vai. Foi um turbilhão de emoções com muitos segredos e revelações.
A leitura é rápida, dinâmica, fluida e nos conquista em todos os momentos com personagens incríveis e muito bem descritos, cada um com a sua maneira de ser, e conseguem nos conquistar com personalidades bem diferentes, sendo todos muito bem construídos.
Adoro as capas de todos os livros de Moyes, principalmente porque elas seguem um padrão semelhante, fazendo com que a gente consiga conectá-las à autora com facilidade, além de ficarem lindas juntas na estante. A deste exemplar é adorável, com um tom de roxo maravilhoso e uma ilustração bem fofa que tem tudo a ver com o conteúdo. A diagramação do miolo é bastante confortável para uma leitura agradável e as páginas são amarelas.
Recomendo este título para aqueles que curtem as histórias de Jojo, que sempre consegue nos trazer uma narrativa incrível, que desperta no leitor todos os tipos de sentimentos em uma obra rápida e fluida, com personagens cativantes e um pano de fundo de tirar o fôlego. Se você gosta daquele tipo de trama que consegue mexer com os seus sentimentos e fazer você tanto rir quanto chorar em uma mesma obra, não pode deixar de ler “O Navio das Noivas”, pois ele realmente vai te conquistar.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Já li A Última Carta de Amor agora estou lendo Navio das noivas...Não sei ainda qual o melhor!Pretendo ler todos dá autora, ela é demais!!!

    ResponderExcluir