As Minhas Receitas Japonesas - Mari Hirata

Tenho certeza que já comentei em resenhas (acredito que no livro Kaori) que amo cultura japonesa né? E logo a culinária japonesa não fica atrás, claro não foi sempre assim, e eu costumo dizer a quem diz que não gosta que é uma questão de acostumar o paladar a tantas texturas e temperaturas. E quando eu me refiro a culinária japonesa não são apenas a suhis e sashimis, mas toda a sorte de comidas do dia a dia como um bom lamen ou gyudon.

Na minha última bienal em São Paulo esbarrei com o livro As Minhas Receitas Japonesa, da autora Mari Hirata, publicado pela Publifolha, por apenas cinco reais, junto ao fato do meu gosto pela comida também vem o fato de eu amar cozinhar, logo esse livro foi amor a primeira vista!

Embora pareça que trata-se de um livro tradicional de culinária não é esse apenas o objetivo da autora, sim ele tem muitas receitas, mas antes disso é uma obra recheada de cultura e costumes japoneses, isso porque Hirata é uma colunista gastronômica e chef de cozinha que mora fazem muitos anos no Japão. Ela é nascida no Brasil, depois foi estudar gastronomia em Paris, mas foi no Japão, terra de seus descendentes, que parece que ela encontrou seu lugar.

O livro é a reunião de alguns de seus textos publicados em sua coluna juntamente com uma receita dentro da temática que ela aborda. Assim conhecemos a origem de alguns pratos, tanto de seu preparo quanto de seus ingredientes, e a relação que os japoneses têm com a comida. E por mais estranho que pareça Hirata dá aulas de culinária japonesa, e com isso acabou criando alguns pratos onde funde as duas cozinhas, como é o caso do pão de 'queijo' de gergelim que tem sua receita no livro.

E antes que você pense que trata-se de receitas elaboradas e difíceis, não se engane uma ou outra pode dar certo trabalho, mas todas são acessíveis, e essa foi uma preocupação da autora na seleção para o livro. Ela diz ter feito todas as receitas em sua última visita ao Brasil para ter certeza que os ingredientes podiam ser encontrados aqui. E assino embaixo quanto a isso aqui na cidade de São Paulo. Para os menos experientes ainda com os nomes dos alimentos ela criou ao final do livro um glossário com os respectivos termos.
As receitas são divididas em 'minhas receitas' que são de autoria de Mari e 'receitas-base' que são usadas em diversos tipos de preparação como o gohan ou molhos típicos. Ainda em cada receita uma foto de página inteira surge, fotos estas muitos interessantes e que despertam o paladar!

Foi sensacional conhecer um pouquinho mais sobre esse povo de costumes tão típicos, saber que comemoram a florada da sakuras com pratos típicos, que atuns podem valer mais dinheiro do que muitas gente vai ganhar a vida toda, ou que as estações de metrô disputam o melhor bênto (marmita japonesa- aquelas elaboradas com pratos apetitosos e bonitos de se ver).

E o que ficou claro é que os japoneses fazem bem feito quase tudo que fazem (eu digo quase porque quem sou eu para afirmar algo de um lugar onde não vivo?!) pelo fato de estarem eternamente estudando e se aperfeiçoando, eles querem e fazem tudo perfeito, porque têm isso como objetivo, além de todo o significado que atribuem a comida por exemplo.

As Minhas Receitas Japonesas é um livro didático e fácil de ler e apreciar, e despertou mais ainda minha vontade de  'dominar' a culinária japonesa, pela sua delicadeza e as vezes complexidade. E quando terminei o livro ficou uma vontade que a autora se inspire a fazer um segundo volume com tantas receitas quanto histórias de sua vida novamente, e daí antes de fechar esta resenha fui conhecer a carinha da autora, e o que descobri? Ela lançou um segundo livro no ano passado: Mari Hirata Sensei por Haydée Belda,com nada menos que 80 receitas dela! Partiu comprar!!! rs

Avaliação










Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário