Semana Especial Aconteceu Naquele Verão – Resenha Parte 01


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 
Durante a semana de 06 a 10 de fevereiro de 2017, a Intrínseca convidou alguns blogs parceiros para uma semana especial sobre o livro “Aconteceu Naquele Verão”, e nós resolvemos participar. Então este foi o primeiro post, a resenha sobre a obra. Voltem nos próximos dias para acompanhar os demais posts especiais que estamos escrevendo! :D
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 
Em “Aconteceu Naquele Verão”, vamos conhecer, como o próprio subtítulo sugere, “Doze Histórias de Amor”. Stephanie Perkins, autora de da trilogia “Anna, Lola e Isla” (clique no título para conferir as resenhas), convidou doze ótimos autores, cada qual com seu estilo próprio de narrativa, para escrevê-las. Por isso, vamos conhecer personagens bem diferentes, tramas completamente distintas, e contos de diversos gêneros, mas também há pontos em comum: todos têm protagonistas jovens adultos e o verão como pano de fundo. Já conhecia a maioria dos escritores, seja por conta de algo que eu li de suas autorias, ou apenas porque já ouvi falar de alguma de suas obras. Alguns poucos eu ainda não tinha ouvido falar, mas gostei da experiência de conhecê-los também.
Como este é um exemplar com diversas histórias diferentes, não posso me aprofundar nos comentários a respeito de cada uma delas, pois, a resenha provavelmente teria doze páginas (os que me conhecem sabem que eu não consigo escrever pouco hahaha) e também haveria spoilers, já que são tramas curtas. Então vou apenas comentar brevemente a respeito de cada uma delas, assim vocês podem saber do que se trata cada conto e o que achei deles, sem que algum spoiler surja pelo caminho. E vou dividir a resenha em duas partes, para não ficar tão grande.
Antes de começar, queria fazer um comentário porque acho importante. Tive a impressão de que a autora dividiu um pouco a organização do exemplar com os mais chatinhos no começo e depois com os melhores. Porque eu não tinha me encantado tanto assim por nenhuma das primeiras histórias (e vi comentários de outras pessoas que também não), e cheguei até mesmo a acreditar que no final não iria gostar tanto assim do livro como um todo, então pensei que seria apenas uma leitura mediana. Mas fico contente por não ter desistido e continuado, porque as histórias vão melhorando e algumas delas são realmente muito boas. Eu adorei! Então se você não gostou das primeiras, por favor, não desista também! Porque no final vai valer a pena.
No conto de estreia da obra, “Cabeça, Escamas, Língua, Cauda”, de Leigh Bardugo, acompanhamos a menina Gracie, que acredita ter visto um monstro marinho no lago da cidade, proveniente de uma lenda, e acaba tendo que pedir a ajuda do esquisito Eli para desvendar este mistério. Li a trilogia “Grisha” (clique no título para ler as resenhas) da autora e curti bastante, então estava empolgada por sua história. Mas não gostei. Começou chata, ficou interessante no meio, e o final voltou a ser chato e com um desfecho decepcionante. Apesar de curto, é cansativo e meio viajado. Tem um tom sobrenatural, mas nada que eu tenha gostado tanto.




Em seguida, há o conto “O Fim do Amor”, de Nina LaCour, autora que não conhecia. Aqui, conhecemos Flora, uma garota que está passando por um momento difícil em sua vida, já que seus pais estão se divorciando e ela vai mudar de endereço em breve. Para se distanciar da sua casa por um tempo, ela se inscreve num curso de verão de uma matéria em que é craque. E lá acaba reencontrando Mimi, sua primeira paixão. Esta história é interessante, mas um pouco sem graça. Eu até gostei, mas não foi nada espetacular que tenha me marcado, e também achei a protagonista muito dramática e infantil com relação ao divórcio dos pais, e isso me incomodou demais, afinal ela não é uma criança para ficar tão abalada porque uma relação amorosa entre duas pessoas adultas não deu certo. Ela não iria querer ficar com alguém por “obrigação”, então por que seus pais deveriam? Eu daria 3.5 casinhas de avaliação, mas como só posso dar notas inteiras, arredondei para 3.




O terceiro conto é “O Último Suspiro do Cinemorte”, de Libba Bray. Eu já conhecia a autora, mas ainda não tinha lido nada dela (clique no nome da autora para ler resenhas de algumas obras aqui no blog), então estava curiosa. Aqui vamos conhecer o garoto Kevin, que é apaixonado por Dani há um tempo, mas nunca teve coragem de se revelar. Esta noite, a última do Cinemorte, cinema onde trabalham, que vai ser demolido no dia seguinte, vai haver uma exibição de um filme de terror que havia sido proibido e quase todas as cópias destruídas. Até que uma reviravolta acontece e pessoas possuídas (falaram que eram zumbis, mas achei que pareciam mais criaturas possuídas mesmo) entram em cena – literalmente. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse conto: Que. Coisa. Chata! Gente, me arrastei completamente para terminar essa leitura e até agora não sei como consegui. Nem preciso dizer que não gostei, certo?!




Depois há Francesca Lia Block com seu conto “Prazer Doentio”, onde I escreveu um conto sobre um caso de amor que viveu num verão com A, por quem sentiu um grande afeto, mas o relacionamento entre eles não foi para a frente já que uma de suas amigas não aprovava. Anos se passaram sem que ela o visse novamente e, por isso, escreveu esta trama contando o que aconteceu. Também achei esse conto bem sem graça e decepcionante. I me decepcionou. A, também. E até o final foi sem graça. Podia ter ficado sem essa leitura, porque não faria diferença nenhuma.



E foi a partir deste conto que as coisas melhoraram, e muito! Stephanie Perkins, a organizadora desta antologia, nos entrega uma história fofa em “Em Noventa Minutos, Vá em Direção a North”. Aqui conhecemos Marigold, uma garota que viveu um relacionamento com North, de quem gostava muito. Eles se separaram quando ela se mudou de cidade, e, depois de perderem contato, ela resolve ir atrás dele para saber o que aconteceu. Adoro a autora e estava empolgada por sua história, que não me decepcionou nem um pouco! Li que este conto é a continuação do outro que escreveu na coletânea “O Presente do Meu Grande Amor”, também organizado por ela, mas que eu não li e agora preciso fazer isso o quanto antes. Esta é uma história fofa, com personagens adoráveis e um final de fazer suspirar.


O sexto conto é “Lembranças”, de Tim Federle, que eu não conhecia, mas já gostei bastante, então espero ler mais de suas obras em breve. Aqui conhecemos Matthew, que trabalha num parque de diversões e namora com Keith, mas o relacionamento tem um prazo de validade, porque Keith vai embora e até decidiu o dia do término para ficar mais fácil. O que mais gostei neste conto foi justamente o protagonista, Matthew, que é um garoto fofo e sensível, daquele tipo que eu queria ter como amigo na vida real. Curti muito sua personalidade e sua relação com a mãe, que não foi mostrada tão a fundo, mas deu para notar que era especial. Só não gostei muito do final, porque desejei algo diferente.




Como são doze contos, vou finalizar aqui e comentar sobre as demais histórias, que eu adorei, na continuação desta resenha, que será postada na sexta-feira, dez de fevereiro, último dia do especial sobre a obra. Mas continuem acompanhando os posts nos demais dias também!
“Aconteceu Naquele Verão” é uma antologia de contos adoráveis, que traz histórias de amor para todos os gostos. Para aqueles que curtem obras do gênero jovem adulto com tramas leves, divertidas e fofas, esta é uma ótima opção!
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu estou doida para ler esse livro há uma semana, e do jeito que sou, se eu pegar esse livro já vou logo para os contos interessantes haha. Muitos desses autores eu não conhecia mas achei bem promissor alguns contos, principalmente “Em Noventa Minutos, Vá em Direção a North”, e não foi porquê você falou tão bem da autora quanto do conto, mas a história em si é bem instigante.
    Espero poder ler essa obra em breve.

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, curto muito contos, alguns desses autores já conheço e gosto muito da escrita deles e os outros estou super curiosa em conferi, amei essa capa.

    ResponderExcluir