Silêncio - Richelle Mead

Tem certas autoras que temos vontade de ler o livro somente pelo nome dela estar na capa. Isso porque já sabemos mais ou menos o tipo de escrita que encontraremos, e geralmente, quando nos identificamos com certo escritor, a probabilidade de gostar de outra de suas obras aumenta bastante. Claro que isso não é uma regra, e eu já me decepcionei bastante com alguns títulos de autores que eu amo muito, mas ainda assim tenho vontade de ler novas histórias de todo autor que gostei muito de pelo menos um livro seu. Bom, eu curto bastante Richelle Mead, e foi por esse motivo que quis ler essa obra. Agora venho compartilhar com vocês o que achei de “Silêncio”.
Nesse volume conhecemos Fei, uma aprendiz na escola Poço do Pavão, e, pelo que se é lembrado, nunca houve um ruído no vilarejo em que vive, já que todos são surdos e não conseguem nem lembrar-se de uma geração que foi capaz de ouvir. Ela é uma artista bastante promissora e, junto com ela, sua irmã também. Porém, agora sua irmã está perdendo a visão, algo extremamente importante, já que elas duas conseguiram fugir da vida dura da mineração por conta de seus talentos na pintura, e, se não conseguir mais pintar, será enviada para as minas ou para pedir dinheiro na rua.
Nossa protagonista mora em uma montanha isolada do resto do mundo, onde o único contato com outras pessoas é através de uma cidade no pé da montanha, onde os moradores do seu vilarejo sobrevivem trocando minério por mantimentos nessa cidade. Tudo estava indo normalmente, até que algo estranho começou a acontecer: não era somente a sua irmã que estava perdendo a visão, várias pessoas do vilarejo começaram a ficar cegas, fazendo com que a quantidade de minério diminua e, consequentemente, a quantidade de suprimentos.
Algo ainda mais estranho ocorre, e Fei começa a voltar a ouvir. E com essa outra novidade, resolve descer a montanha e falar com os responsáveis pela comida. Ela vai nessa jornada juntamente com Li Wei, sua paixão de infância e minerador. Eles foram separados quando ela se tornou uma artista, já que pela diferença hierárquica ela não poderia ter um relacionamento com ele. Após perder o pai em um acidente dentro da mina, Li Wei resolve descer para tentar fazer com que as pessoas que ele se importa tenham alimentos, mesmo sendo bastante perigoso. É nessa jornada que eles fazem grandes descobertas, coisas que nem imaginavam, e agora têm que tomar grandes decisões que não vão afetar somente a vida de ambos, mas, sim, a de todo o vilarejo.
A narrativa é mais lenta, principalmente por ser bastante descritiva, só que o desenvolvimento da história foi um pouco mais rápido, fazendo com que muita coisa acontecesse em pouco tempo, sendo um pouco difícil de acompanhar em determinados momentos, e, por consequência, eu tive que reler alguns trechos para poder entender melhor. Os personagens foram bem construídos e gostei bastante de poder conhecer Fei, já que ela é uma menina muito corajosa, além de forte e independente, e todos eles deram um toque especial na trama.

Misturando romance, fantasia e aventura, essa história, que é baseada em uma mitologia chinesa, consegue prender a nossa atenção com muitos mistérios. O livro acabou de uma forma incrível, nos passando uma lição muito importante. E a boa notícia é que este exemplar é volume único, ou seja, os leitores que não gostam de séries, trilogias ou duologias podem comemorar por não ter que precisar esperar continuações para saber o que vai acontecer, já que há um final.
A capa da edição impressa está realmente muito bonita, com detalhes em dourado, inclusive o nome da autora e a linha em volta do título. As páginas são amarelas e a diagramação é bastante confortável para a leitura.
Recomendo “Silêncio” para todo mundo que gostar de uma história cheia de aventura e fantasia, com personagens incríveis, que consegue prender a gente desde a primeira até a última. Sei que ela em alguns pontos consegue ser bem lenta, mas se você der uma chance, à medida que vai lendo, vai conseguindo entender o enredo e curtir bastante tudo o que a autora escreveu.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi!
    Adorei o livro, admito que no começo achei chato por ser bem detalhista, mas no decorrer do livro, fui me envolvendo e no final tava adorando, ainda mais que adoro os livros da Richelle Mead.

    bjs =^.^=
    Blog - http://pordentrodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir