Escola dos Sabores - Erica Bauermeister

Depois de ler O Orfanato da Srta. Peregrine tudo que eu precisava era de uma leitura leve e descompromissada. Comecei a buscar pelas minhas estantes algo que soasse assim. Esbarrei em Escola dos Sabores, da autora Erica Bauermeister, publicado pela editora Sextante, afinal o que poderia ter de denso em um livro com tema culinário?

Lilian's é um pequeno restaurante onde todas as segundas feiras enquanto não funciona sua proprietária o transforma na Escola dos Sabores, oferecendo um curso de culinária a todos que tem a vontade de aprender a cozinhar. Um novo grupo se formou, oito integrantes, e Lilian logo de cara percebe que esta turma é especial. Ela pretende transformar a vida de cada um deles através dos alimentos, já que ela acredita que eles buscam mais do que aprender sobre alimentos, buscam conforto em suas almas.

Tocados pelos pratos que realizam, pelas experiências trocadas e pela amizade criada estas pessoas nunca mais serão as mesmas ao fim do curso. O que será que eles aprenderão além das receitas?

Bauermeister é genial na narrativa culinária! Tudo é feito em terceira pessoa, e cada capítulo foca na estória de vida de cada um dos nove personagens, assim em cada um deles conhecemos o passado de vida, o motivo de sua vinda para o curso, assim como resultado dele na vida deles, intercalados com momentos do curso em si.

É delicioso o modo como a autora aborda os alimentos, com uma delicadeza e profundidade que eu nunca antes tinha lido. Tudo parece mais agradável, texturizado, bonito, e saboroso. Ela não trabalha com receitas, fato que Lilian a chefe quem dá o curso faz questão de frisar, mas com todos sentidos que a comida trabalha, estimulando criatividade, memória e intenção ao realizar cada prato.

Lilian, a dona do restaurante passou uma infância difícil e foi a culinária que a salvou, assim como foi através dela que também salvou sua mãe depois da separação. É muito bem resolvida, mas sozinha. Sua relação com a comida é poética, ela conhece cada alimento com profundidade e carinho.

Claire é uma jovem mãe de dois filhos que está aprendendo a exercer outros papéis além da maternidade. Sua busca é para encontrar a si mesma. Carl é um senhor casado e já avô que revive a maior decepção de sua vida. Devo alertar que o modo como ele acaba por elaborar o que aconteceu com ele é bastante honesto. O amor dele pela esposa é muito puro e inocente.

Já sua esposa Helen acreditava que não se encaixava mais na sua vida diária e comente um deslize. Quando decide virar a mesa percebe que já tem tudo que precisa, e assim como o marido Carl parte em busca de se perdoar e reestruturar seu casamento. Antonia é uma italiana que trabalha reformando cozinhas clássicas, sente falta de sua cidade mas está em busca de movimento para sua vida.

Tom é de longe o personagem com a estória de vida mais triste! Quando ele finalmente consegue tudo que quer a vida lhe tira seu maior amor, ele é marcado pela tristeza de forma trágica. O curso mais do que ensiná-lo a cozinhar vai curar sua ferida e quem sabe trazer um novo amor! Chloe é a caçula da turma e não encontrou ainda seu amor próprio, assim como seus talentos, vai ser adotada por todos e amadurecer muito.

Isabelle é a mais velha, e está com perda de memória. Os alimentos a ajudam a resgatar aquilo que não se lembra, assim como memórias de suas aventuras pelo deserto. É uma senhora muito empática mesmo quando seu lugar no mundo está se desfazendo.

Ian ganhou o curso de sua mãe mas não entende o porque, e quando pergunta a ela a razão ela diz que ele é um cozinheiro. Para não fazer feio ele começa a cozinhar antes do curso, e descobre seu novo talento assim como alguém que quer para sempre ao seu lado ao longo das aulas.

Cada aula um prato ou pratos são trabalhados, algumas explicações dadas e exploradas. E minha vontade era primeiro: onde é esse curso que eu quero fazer rs! Segundo espera um pouquinho vou ali cozinhar o que você ensinou e já venho! Simples assim, um livro que trabalha com assuntos dolorosos mas de forma leve e saborosa!

Escola de Sabores é uma terapia em grupo através dos alimentos. Cada um resgata e cura suas feridas encontrando respostas através daquilo que prepara e se alimenta. É uma jornada pelo mundo culinário de forma muito diferenciada e criativa. Pegue sua tábua e um pouco de disposição porque neste livro você vai encontrar os segredos que o orégano esconde junto com o Sr. Tomate, e prometo vai ser muito apetitoso! 

Avaliação







Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu adorei a premissa do livro! quero ler, vou por no skoob!
    www.byanakcom.br

    ResponderExcluir
  2. Este livro parece ser bem legal. Primeira vez que leio algo sobre ele e adorei. Histórias deste tipo são sempre legais de ler. Valeu a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir