Paixão ao Entardecer - Os Hathaways #05 - Lisa Kleypas

Terminar uma série é um misto de sensações, se por um lado temos o prazer de chegar ao fim de uma longa série, pelo outro temos a tristeza de não mais compartilhar daquele universo que gostamos (afinal se você não gosta você não continua a série não é?!). E é com essa sensação que finalizei a série Os Hathaways, com seu quinto e último volume Paixão ao Entardecer, escrito pela escritora Lisa Kleypas, e publicado pela editora Arqueiro.

Beatrix Hathaway é a mais nova da família, e já está com vinte e três anos. Todos seus irmãos já se casaram, e ela está caminhando para ser titia. Dona de uma personalidade estranha ela teme que nunca irá encontrar alguém que ame, e ao mesmo tempo aceite seu modo de ser, e o seu amor pelos animais e natureza.

Mas sua empatia pelos desafortunados a leva a compartilhar cartas com Christopher Phelan que está em uma guerra. Através das cartas um amor nasce, mas ele não sabe quem é ela, e ela não sabe como lidar com seu sentimento e sua mentira. Phelan volta mas não é mais o mesmo homem que era, Beatrix se vê diante de um homem marcado pela morte, mas que nutre amor pela mulher da carta. O capitão será capaz de encontrar sua amada e Beatrix de ser amada como é?

De todas as mulheres dessa família maluquinha, Beatrix sempre foi minha favorita, com seu jeito doce, inocente e empático, ela me encantou com Medusa, sua porca espinho de estimação. Dizer que ela é diferente de qualquer personagem que eu tenha lido não é suficiente para dar dimensões a essa mulher que tem espírito de criança quando está na natureza. Sua personalidade e modo de existir constitui-se em meio aos animais e ao modo de vida deles, assim tudo para ela necessita e tem paralelos a como ele se alimentam, reproduzem e etc.

Christopher era o mocinho bonito e supérfulo que a todas encantava, mas isso antes da guerra. Depois de acompanhar tantas mortes ele não consegue mais viver na superfície, e pior ainda não consegue viver entre as pessoas que o veem como um herói. O que o sustenta ainda na realidade é o amor e apoio que encontrou na cartas que recebeu de Beatrix, e até que ele compreenda quem ela é ainda vai ter alguns momentos de confusão.


Narrado em terceira pessoa pelo interior da Inglaterra o livro segue o mesmo ritmo dos anteriores, com leitura fácil e rápida encanta pela essência natural. O fato de ela usar as cartas como recurso para que o casal se conhecesse foi um ótimo recurso narrativo. Cenas de sexo como nos livros anterior são recorrentes, mas de todos os casais presentes nos livros Bea e Christopher são os mais românticos e delicados.

Acredito que um dos aspectos que mais atrai na narrativa de Kleypas é ela narrar uma estória de época, mas sem se prender as tradições dessa, já que a família Hathaway é totalmente atípica a época. Alguns de seus conterrâneos torcem o nariz para eles, mas todos que se permitem passar mais tempo com eles acabam encantados e perdidos na conversas infinitas dos mesmos.

Paixão ao Entardecer me deixa órfã dessa família que eu queria poder passar pelo menos uma tarde ao lado. Fica a vontade de um livro com todos juntos convivendo, afinal são tantos homens de personalidade forte com mulheres tão encantadoras! O livro é suave ao mesmo tempo que nos inspira a sermos nos mesmo não importando a época, local ou pessoas, porque quando estamos na nossa essência tudo é verdadeiro e vibrante, assim jamais errado.

Avaliação





 




Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. adoro esse lado jovial da Bea! a caçula dos Hathaways cresceu! hoje mesmo estava relendo algumas partes! eu adoro esse livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Se Romance de Época não é meu gênero favorito, provavelmente é o meu segundo (1° lugar é distopia <3)! Porém ainda não li nenhum livro da série Os Hathaways :( Mesmo esse sendo o último, a proposta do livro é muito bonita. Beatrix parece ser uma menina como a gente mas ao mesmo tempo tem algo só dela. Adorei o nome da porca espinho (e adorei que ela tem uma, até eu fiquei com vontade de ter). Já gostei dela, o que já é meio caminho andado. ela parece ser muito doce, feliz e sonhadora. Já Christopher aposto que vai ser mais um crush literário! hahah
    Gostei muito desse livro e quero iniciar a série logo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Delícia de livro! Já li toda a série, amo esses livros de romance histórico. Acho que essa série PRA MIM só perde pra Os Bridgertons(que é amor demaissss).
    Os meus favoritos EMPATADOS da série são os dois primeiros né, Desejo à meia-noite e esse. Foram os que sem dúvidas me deixaram mais encantadas e os que li mais rápido tbm.

    ResponderExcluir
  4. Delícia de livro! Já li toda a série, amo esses livros de romance histórico. Acho que essa série PRA MIM só perde pra Os Bridgertons(que é amor demaissss).
    Os meus favoritos EMPATADOS da série são os dois primeiros né, Desejo à meia-noite e esse. Foram os que sem dúvidas me deixaram mais encantadas e os que li mais rápido tbm.

    ResponderExcluir
  5. Amo essa série, Lisa Kleypas arrasa, sua escrita é excelente, que fofa a Medusa, curto muito quando tem participação de animais nas histórias, me identifiquei totalmente com a Beatrix, também amo os animais, todos os livros são ótimos mas esse ficou sendo meu favorito.

    ResponderExcluir