O Olho do Mundo - A Roda do Tempo #01- Robert Jordan

Acho que todo mundo que acompanha o blog sabe que eu sou a garota Tolkien né? O Senhor dos Anéis é minha referência de livro perfeito, e tudo mais vem depois. Então quando qualquer coisa soa parecida, lembre e até queira ser parecida eu quero ler. É must read automático. O Olho do Mundo se enquadra nessa categoria, depois de ler resenhas e a sinopse eu achei que soaria tolkieniana =P E de fato foi =D!

Em O Olho do Mundo, primeiro volume da série A Roda do Tempo, do autor Robert Jordan e publicado pela Intrínseca, conhecemos Rand al'Thor, um jovem de uma distante vila na região de Dois Rios. O inverno estava demorando a passar, e a comida a faltar, e entre os festejos de final de Inverno uma estranha chega a vila, mas nada disso fez com que ele fosse prevenido do que viria a seguir: um grupo de Trollocs invade a sua casa e sua vila, revirando tudo de cabeça para baixo.

A estranha não só ajuda Rand como também seus amigos. E revela uma triste verdade, os Trollocs procuravam por ele e seus amigos, e eles precisam fugir para longe, não só para defender suas vidas mas para compreender quem são, e porque são importantes. Uma jornada perigosa e fantástica se inicia pelo mundo, o que será que Rand e seus amigos farão quando descobrirem a verdade?

Ahhhh alta fantasia, não há prazer maior na literatura. Jordan fez a lição de casa de Tolkien diretitinho: temos um mundo criado com povos diferentes, seres diferentes, línguas próprias e a dualidade do bem e do mal. A jornada do herói é o fio condutor da trama que segue no ritmo que a história pede, detalhando cada passo do grupo e apresentando pedaços do que vai se tornando um quadro bem aos poucos.

A narrativa não é rápida, pois trata-se de um livro mais denso. Talvez soe cansativo para quem não está acostumado ao estilo, eu particularmente amo a forma como foi conduzido, mas não é para todos. Ela é feita e, terceira pessoa, focando em boa parte do tempo a visão de Rand. A capa é simples e objetiva, mas transmite bem o que o livro trabalha. A diagramação é simples, com fonte reduzida.

Não encontrei referência a vida de Jordan quanto sua relação com Tolkien, mas o paralelos das histórias são muitos. Primeiro ambos autores são frutos de guerras, isso é explicito em suas obras. Depois assim como em Sda um grupo de forma com um objetivo maior, e a estrutura do grupo de ambos os livros é parecida- os humanos de Dois Rios lembram muito os hobbits; a Moraine é a figura mágica e poderosa como é Gandalf (embora Gandalf seja uma figura mais próxima de um deus pois é um dos responsáveis pela Terra Média); Lan- o guardião assim como Passolargo- Aragorn tem um passado não 'assumido' e um comportamento taciturno. Os paralelos não param por ai, mas como a resenha não é uma comparação fico por aqui nas comparações.

A grande pergunta talvez seja se ele soa tão parecido com Tolkien não soa como uma cópia? Não! Ele foi muito criativo na criação de sua mitologia. Ela é poética e definida a partir da ideia de um mundo que gira como uma roda, é um tempo cíclico e tece seus padrões como uma teia. Essa teia mistura passado, presente e futuro. Podemos escolher dentro do que a teia nos permite, mas nunca fugir do que é tecido ao nosso redor.

Rand é um jovem pastor que nunca imaginou viver uma aventura tão profunda. Quando o perigo se apresenta ele não discute com a vida, toma as rédeas de seus problemas e os enfrenta com determinação. O que tem que ser feito será nem que custe sua vida. É a figura do herói, mas que compartilha suas dúvidas e fraquezas.

Mat é seu melhor amigo, tem um comportamento arteiro em sua vila, logo nunca foi levado a sério. É um pouco língua solta, não só com as palavras como com seus atos. Para ser sincera não gosto muito dele =P! Perrin é amigos de ambos,  e é mais novo, mais tímido, esse auxiliar de ferreiro cresce ao longo da trama de menino para homem.

Egwene é a garota da turma, determinada não aceita ser deixada para trás. Não faz o tipo de garota, tem poderes que desconhece mas está disposta a conhecer. Moraine é o conhecimento do grupo, tem poderes que desenvolveu através do contato com o poder único, embora firme também se mostra sensível e solidária. Lan, seu guardião é um enigma por boa parte do tempo, frio e distante é um exímio defensor, mas não gosta de mostrar seus sentimentos. Por fim temos o menestrel Thom Merrilin que entrou de gaiato no grupo, mas que é fundamental para a sobrevivência dos garotos em alguns momentos. Mais tarde uma nova integrante se junta a eles, mas para não estragar vou me ausentar revelá-la.

Os seres fantásticos surgem ao longo da história de forma discreta, primeiro os do lado trevoso (alguém não lembrou dos Nazgûl quando leu sobre os Mydraal? ) que ficam no encalço do grupo, depois a figuras egoístas que não estão de lado algum apenas os seus próprios e depois os 'bonzinhos como o Ogier (Ent? desculpe rs!). Adorei cada detalhe, abordagem e narrativa dos mesmos.

O Olho do Mundo é um livro enorme repleto de detalhes que nos envolve como uma neblina no fim da tarde, aos poucos e quando você se dá conta já tarde demais para sair! É um universo delicioso e único que se estende em uma série que conta com 14 livros publicados, o segundo e o terceiro volumes já foram lançados por aqui pela editora Intrínseca.

A roda começa a gira, o padrão se tecer, o que será que agora vai acontecer? 

Avaliação









Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá, Bruna! o/

    Ainda sou nova no universo de Tolkien. Apenas assisti os filmes de “O Senhor dos Anéis” há algum tempo (pretendo ler os livros um dia), e atualmente estou lendo “O Hobbit”. Apesar de ainda não ter lido “O Olho do Mundo”, o livro parece ter mesmo uma certa semelhança com o universo tolkieniano, o que é deveras interessante. Gostei da proposta do livro. Baseando-me no que você falou, Moraine me lembrou o Gandalf, no que se refere a ser o conhecimento do grupo. No geral, gostei dos personagens, parece que eles possuem uma personalidade única.

    Respondendo seu comentário... Então, eu realmente não sei o que está acontecendo. Inicialmente pensei que seria um erro momentâneo do próprio GFC, até porque logo vi que outras pessoas estavam conseguindo seguir sem problemas. No entanto, vi que você ainda está com o mesmo problema. Você está tentando seguir pelo celular ou computador? Percebi que as pessoas estão tendo problemas ao tentar pelo celular. Já tentou por outro navegador? Qualquer coisa pode perguntar na página do sorteio (ou na postagem da resenha/sorteio), para buscarmos uma alternativa para resolver isso. Espero que consiga participar. ♥

    Beijos!

    Coud

    ResponderExcluir