O Acordo - Amores Improváveis #01 - Elle Kennedy

Hannah Wells de alguma maneira conseguiu tirar nota máxima em uma prova na qual a maioria dos estudantes tirou notas tão baixas que chegavam a dar vergonha, como zero. Garret Graham estava no segundo grupo, o que não importaria tanto se fosse uma situação normal, mas como capitão do time de hóquei, ele precisa estar na média caso queira continuar jogando, o que daria a possibilidade de seu time conseguir ganhar o campeonato.
Desesperado por uma nota ótima na segunda chamada da prova, Garret segue Hannah para convencê-la a lhe dar aulas, o que a princípio é uma tarefa árdua, visto que ela não gosta nada do rapaz, pois o acha convencido, irritante e infantil. Aliás, ela é a única garota que não liga nada para Graham, o que deixa o desafio ainda mais divertido para ele.
Mas Hannah deseja algo que Garret pode ajudá-la a conseguir: Justin Kohl. Então ela acaba fazendo um acordo com ele, onde no final os dois acabam ganhando algo (que para ela deve valer mais do que dinheiro, como vou comentar mais abaixo).
Só que no meio do caminho eles acabam descobrindo que se dão melhor do que poderiam prever e uma amizade acaba surgindo. Com o fortalecimento da mesma, ambos compartilham segredos e experiências traumáticas, antes bem guardadas dentro de si. Até que algo muda dentro dos dois e talvez a amizade esteja dando lugar a algo mais. Mas será que Garret vai conseguir deixar de lado sua política de “sem namoradas”? E Hannah vai conseguir confiar em alguém?
Desde que soube que a Editora Paralela iria publicar “The Deal”, primeiro volume da série “Off-Campus”, aqui no Brasil, fiquei ansiosa. Já tinha escutado muitas críticas positivas a respeito desta série e também deste exemplar em particular, então não pude deixar de fazer contagem regressiva para, enfim, poder lê-lo. Agora fico feliz de tê-lo feito, pois realmente adorei a leitura e já estou empolgada pelas continuações.
Achei a escrita de Elle Kennedy muito gostosa, leve, envolvente e descontraída. Ela consegue nos inserir naquele seu universo, como se estivéssemos sentados entre amigos contando sobre as coisas da vida, e faz tudo isso de forma fluida, além de nos deixar com um gostinho de quero mais a cada virada de página.
Vamos acompanhar a história sob as duas perspectivas, já que os capítulos são intercalados por Hannah e Garret em primeira pessoa. Eu amo esta forma de ler um livro, porque temos a visão dos dois lados dos acontecimentos e podemos entender o que cada um sente, como age, quais são seus pensamentos mais profundos e também descobrimos coisas sobre seus passados, etc. Além, é claro, de conseguirmos ter uma visão bem ampla de um modo geral.

É claro que aqui a gente não encontra nada tão diferente do que já existe por aí, e ainda há aquelas cenas bem clichês deste tipo de romance, mas nem por isso deixa de ser uma leitura prazerosa e adorável. Eu sempre curto estes livros e desta vez não foi diferente. Os diálogos são sagazes, e Hannah, Garret e todos os demais personagens juntos me conquistaram com suas personalidades e modos de agir.
Apesar de ambos os protagonistas terem enfrentado situações bem ruins em seus passados, o teor desta obra é mais divertido do que dramático. A autora decidiu mostrar como as pessoas podem dar a volta por cima e seguir em frente, sem que aqueles episódios horríveis controlem toda a sua vida depois de acontecerem. E isso é bom porque é inspirador, nos mostra que mesmo as piores coisas/situações podem ser superadas. Claro que depois de muito trabalho e desenvolvimento, mas é um caminho que pode, sim, ser alcançado. Mas acabei sentindo um pouco de falta de emoção.
Gosto quando o relacionamento amoroso do casal é desenvolvido aos pouquinhos, para dar tempo do leitor torcer por eles, suspirar quando uma cena mais romântica acontece, ou quando finalmente dão o primeiro beijo ou falam o tão esperado “Eu te amo”. E foi assim que aconteceu aqui. Hannah e Garret começaram a se falar por conta das aulas, mas a relação professora e aluno se desenvolveu, mudando para amizade, e depois se transformando em sentimentos mais fortes para chegar ao amor. E foi lindo! Adorava torcer para vê-los juntos, e ficava empolgada quando algo mais intenso acontecia.
Como acontece com a maior parte dos romances do gênero new adult, neste também há cenas mais quentes, com bastante detalhes e palavras mais vulgares. Tem alguns leitores que não curtem isso, mas como fica como um segundo plano na relação do casal, podem ler tranquilamente, basta pular estas cenas.
Preciso comentar algo que me incomodou bastante neste livro. Não posso dar explicações mais elaboradas, porque seriam spoilers, mas a Hannah sofreu algo terrível em seu passado, que teve graves consequências, não só em sua vida, como também na de seus pais. Uma destas coisas ruins tem relação com a falta de dinheiro dos três, e de como ganhar um pouco mais ajudaria bastante a situação familiar como um todo e também cada indivíduo separadamente. Mesmo sabendo disso, nossa protagonista não aceita dar aulas a Garret de jeito nenhum a princípio, nem mesmo se fosse receber altos valores pelas aulas, que, inclusive, foi comentado por ele e um de seus amigos, já que estavam dispostos até mesmo a fazer uma “vaquinha” se fosse necessário.
Mas, ainda assim, Hannah não aceitou lhe dar aulas. A única coisa que mudou sua atitude foi um acordo com Garret para poder ser notada por Justin. E, nossa, fiquei realmente possessa com essa atitude! Então quer dizer que arrumar um dinheiro extra para se ajudar e também aos pais não é uma coisa a se pensar, mas poder, TALVEZ, sair com o carinha por quem ela é louca (sem nem conhecer, vejam bem!) vale a pena? Se isso fosse um plus para ela aceitar, tudo bem, só que não foi assim. Ela não recebeu dinheiro algum, só a promessa de ser notada por Justin. Resolvi continuar a leitura deixando isso de lado, afinal eu não ia fazer mudar o que já estava escrito, só que isso me incomodou bastante a ponto de não me fazer amar o livro.
Este é o primeiro volume de uma série de obras standalone, ou seja, que fazem parte de um mesmo universo, porém são independentes das demais. Então você não precisa ler todos ou na ordem para entender cada um separadamente, principalmente porque cada qual possui seus próprios protagonistas, começo, meio e fim. A única coisa em comum com os outros volumes são os personagens, já que cada trama ocorre com um dos indivíduos de um grupo de amigos, e todos aparecem nos outros livros.
Neste caso, os protagonistas masculinos de cada um são os amigos que jogam hóquei juntos: Garret (“O Acordo”), Logan ("O Erro" – lançamento previsto para agosto), Dean (“The Score”) e Tucker (“The Goal”). Estes dois últimos ainda não têm previsão de publicação nacional, mas não devem demorar também. Só confesso que fiquei sentindo falta de um livro protagonizado por Justin, mas ainda tenho esperanças de que a autora escreva um dia, e também não ia me incomodar de ver a história de Allie e Sean, e Birdie e Natalie, e como tudo começou entre ambos os casais. E confesso que queria um pouco mais de páginas deste para saber mais sobre os pais de Hannah, ou então espero que eles sejam citados em pelo menos um trecho de alguma das sequências.
Adoro esta capa! A Editora Paralela arrasou ao produzi-la, porque ela é tão linda e diferente da original (que é sem graça)! Sei que a grande maioria de obras com romance possui casal na capa, mas eu gosto mesmo assim, e desta vez não foi diferente. Principalmente porque sou apaixonada por fotografia e esta está simplesmente maravilhosa! A do segundo volume também já foi divulgada e segue um padrão semelhante, então curti muito também. A diagramação é confortável para uma leitura agradável, por conta de fonte e espaçamentos em tamanhos bons, além de contar com páginas amarelas, mas confesso que prefiro diálogos com travessão do que entre aspas, como é nos livros da editora.
Aos fãs do gênero New Adult que buscam uma obra leve e divertida, com personagens carismáticos, um romance incrível e que nos faz suspirar, e uma trama bem gostosa, “O Acordo” é a opção que vocês estavam procurando.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Confesso que estou ansiosa pela leitura desse livro, sempre tive vontade de lê-lo, por isso quando soube que seria publicado no brasil fiquei super empolgada. Além de amar esse gênero, também gostei do fato que o casal vai se apaixonando e se envolvendo no decorrer da trama. A autora parece ter uma escrita maravilhosa, a trama parece ser muito cativante. Espero ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  2. Paula de Sá
    Eu comecei a ler esse livro, mas no começo não gostei. Estou pensando em dar uma segunda chance depois de ter lido essa resenha.
    Já quero!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei super querendo conhecer o casal Hannah e Garrett, e que bom que a história não é óbvia!! Como diz o ditado, as aparências se enganam!! A resenha ficou muito boa!! É sempre bom ler um livro em que os personagens se desenvolvem tão bem!!

    ResponderExcluir