58 Listas, 33 Úteis e 25 Nem Tão Úteis Assim - Manuela Barem

Pensa em uma pessoa que gosta de listas, que adora fazer listas, ler listas e tudo que envolve listas?! Essa pessoa sou eu, embora eu raramente as faça - a única que segue fiel é a do skoob de desejados rs!- eu sempre leio algumas pela internet. Neste sentido ter em mãos 58 listas ( 33 úteis e 25 nem tão úteis assim), organizado pela Manuela Barem, do BuzzFeed Brasil e publicado pela selo Paralela, da Cia das Letras, me soou divertido.

A proposta do livro é exatamente o que o título diz listas! Embora eu discorde quanto as quantidade de úteis. Temos listas ligadas a lugares do Brasil, música, épocas como anos ou fases da vida, comportamentos sociais especialmente os que ocorrem na internet e etc. Tudo distribuído de forma divertida e muito colorida nas páginas do livro. Nas páginas finais há listas vazias para que o leitor complete.

Agora faço uma lista de perguntas para o livro (não resisti!) porque tantas listas ligadas ao pagode ? Porque não colocar uma de rock? Porque o livro é tão voltado ao público feminino? Acho que seria mais interessante se as listas fossem genéricas e não se ocupassem de um gênero. Porque não falar de várias épocas, não só dos anos 90/2000? Também seria divertido saber sobre tempos em que eu nem estava por aqui. A sensação acaba sendo que a autora escolheu listas com significados pessoais, ligados ao que ela viveu, e não algo que possa servir para diversas pessoas.

E neste gancho de questionamentos eu pinço uma reflexão, afinal o que é que deveria virar livro? Existem certos conteúdos que sim são até interessantes, mas será que todos eles devem virar livro? Acredito pessoalmente que só deveria virar livro conteúdos importantes que com o passar dos anos podemos resgatar e ainda atribuir significado. Ao pegar o livro 58 listas a sensação que eu tive ao terminar de ler é que li uma revista e pronto. E em muitos momentos o conteúdo me lembrou a revista Mundo Estranho (que por sinal assino), mas pensar nele na minha estante com o passar dos anos? Não vejo a cena acontecendo. Acho assim que essas listas deveriam ter ficado no buzzfeed, onde de fato são condizentes sem ocupar espaço.

Talvez esteja soando critica demais, mas até um livro que soa ruim nos meus comentários pode se analisando promover reflexões, e divido com vocês o que pensei ao ler este livro! Talvez eu seja séria demais, não sei, mas em um país como nosso carente de densidade eu acabo sendo severa com o que leio.


58 listas é um livro rápido e deve evocar memórias de algum momento da sua vida, mas não me convence. Se esbarrar com ele espiei, você pode se identificar com alguns conteúdos, afinal quem nunca listou coisas na vida?!




Avaliação









Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Achei interessante a ideia das listas, mas não pra virar livro. Não enxergo ele na minha estante daqui há muitos anos também...
    Parece uma revista, uma ideia que seria legal de ser revista. Ele é interessante, mas não tanto pra me fazer ir lá e comprar =/

    ResponderExcluir
  2. A minha unica lista atual também é a do skoob/desejados kkkk
    As vezes faço uma no meu niver, de presentes, no natal, mas acabo convencendo todo mundo a me dar dinheiro pra comprar livros rsrs
    Achei interessante o livro, mas acho que não compraria!
    Beijos,
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir