Eu Sou a Lenda - Richard Matheson

Confesso que descobri essa história por conta do filme protagonizado por Will Smith, apesar de ainda não ter assistido, e escutei diversas pessoas falando muito bem desse livro. Claro que eu sempre fiquei com vontade de conhecer mais sobre o mesmo desde então, ainda mais porque geralmente prefiro ler os livros antes de assistir os filmes. Então agora posso compartilhar com vocês tudo que achei a respeito desta obra maravilhosa escrita por Richard Matheson.
Nesse volume vemos que uma praga assola o mundo transformando as pessoas e os animais em um tipo de vampiro, e é nesse cenário que acompanhamos Robert Neville, um cidadão comum que perdeu sua esposa e filha para essa bactéria poderosa, e que, agora, tenta sobreviver já que aparentemente é o único humano que não foi afetado. Ele passa o dia bebendo para que a solidão se torne suportável e consertando a sua casa, já que acontecem vários ataques noturnos dessas criaturas.



Vemos o quanto está difícil para ele sobreviver a isso tudo, já que levava uma vida normal, trabalhava, tinha uma casa e era casado, e viver nesta solidão com tamanha dor da perda fica muito complicado, fazendo até mesmo com que ele pense em dar um fim a tudo. Mas Robert nutre uma esperança de encontrar pessoas como ele para, juntos, poderem salvar o resto da humanidade.



Como essas criaturas que assolam a cidade não caminham na luz do Sol, Neville tem esse tempo para poder ir buscar comida, além de caminhar pelas ruas de Los Angeles à procura de entendimento, saber o que aconteceu, como a praga afetou todos tão rápido, por que ele não foi afetado e várias perguntas como essas que ele nutre em sua cabeça. Uma das coisas que adorei foi quando o protagonista encontrou um cachorro e começou a criá-lo, tendo o animal como companhia.



O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi bacana, pois nos dá uma visão mais ampla de tudo que esta acontecendo na história. Esse é daquele tipo que foca muito nos pensamentos do protagonista e tem uma narrativa mais lenta, porém foi bem gostoso acompanhar e, junto com Neville, ficamos aflitos e nutrimos diversos sentimentos, inclusive porque as emoções dele ficam bem palpáveis, fazendo nós, leitores, sentirmos como se tivéssemos ali com ele.




A capa desta edição publicada pela Aleph é simplesmente perfeita, assim como todo o projeto gráfico da mesma. Amei as cores, o fato de ser capa dura, de o corte das páginas ser do mesmo tamanho da capa, e a lombada é divina. O miolo é repleto de detalhes, como ilustrações de um homem solitário, pequenos desenhos em todo início de capítulo, cenários na divisão de algumas partes, etc., tudo em preto e branco, dando um ar mais dramático que tem tudo a ver com a trama. As páginas são amarelas e outras inteiramente pretas ou com detalhes em branco.



O prefácio é assinado por ninguém menos que Stephen King, que diz que Richard Matheson é uma fonte tão importante de inspiração para ele, que o considera seu pai neste quesito. E a edição ainda conta com extras, incluindo uma conversa com o autor.



Este é daquele tipo de livro que vale a pena ser lido, pois traz uma história incrível, que consegue despertar diversos tipos de sentimentos na gente, e mesmo não sendo daquele tipo de obra que apresenta uma grande reviravolta, é uma narrativa que nos prende em todo momento pela trama em si, já que ficamos querendo saber o que vai acontecer. O final nos mostra o motivo do título e foi bem interessante. Recomendo “Eu Sou a Lenda” para todos os leitores que curtem uma ótima obra de ficção cientifica de horror.



Avaliação




Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi! Eu li esse livro também só depois que vi o filme. Gostei demais, aliás gostei mais do que o filme, cuja história muda muito, e, em nome da ação, perde bastante a essência. O livro é mais sensível, é difícil falar sem dar spoilers, rs, mas a solidão do personagem é mais patente.

    ResponderExcluir
  2. Também conheci a estória do livro através do filme. Li ele no início desse ano e foi uma grande surpresa. A forma como somos inseridos e nos colocamos no lugar do protagonista é muito interessante. O único problema é que poderia ser um pouco maior. Gostei bastante do final do livro também.

    mau_diniz09@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já vi este filme também e é irado! Nem sabia que tinha um livro dele para falar a real. Mas é óbvio que já foi para a lista de desejados e, assim que possível, vou logo comprar e ler. Ótima resenha!

    joana.gabrielledealmeida@gmail.com

    ResponderExcluir