Como Star Wars Conquistou o Universo - Chris Taylor

Todo mundo sabe que Star Wars virou uma grande febre, uma franquia milionária que tem conquistado cada vez mais fãs de todas as idades, não só pelos filmes e livros, como também pelos jogos, brinquedos e muito mais. Certamente é o maior fenômeno da cultura pop e dificilmente você vai encontrar alguma pessoa que nunca tenha visto alguma imagem em algum lugar ou tenha escutado falar sobre Darth Vader ou algum dos outros personagens.
Eu sempre gostei bastante de saber mais sobre fenômenos, de entender um pouco como foi o processo que levou tal coisa a conquistar o universo. Então acho muito interessante ler sobre como uma empresa começou ou como uma determinada pessoa, marca ou filme ganhou tanto destaque. E foi isso que Chris Taylor fez, mostrando conceitos que foram utilizados no processo, sendo uma grande pesquisa que o autor realizou para mostrar para a gente tudo o que foi utilizado nesta saga tão famosa.



Vemos que Star Wars é uma mistura de vários gêneros literários como ficção científica, ação, fantasia, suspense, etc., e que todos eles foram perfeitamente encaixados na trama trazendo uma história coesa e bastante agradável para os leitores. Portanto, somos apresentados à evolução que a mesma teve durante todos esses anos, desde o seu lançamento até os dias atuais. E também sobre como várias decisões bem importantes da franquia, como, por exemplo, sobre quem é o filho de Darth Vader, foram criadas sem planejamento prévio, ou seja, foram decisões tomadas no decorrer da trama, e que muitas delas foram um tremendo sucesso, como esta que comentei, que foi uma grande reviravolta. Conseguimos aprender sobre a diferença entre ficção científica e fantasia espacial, uma coisa que antes deste volume eu não entendia muito bem.


Este livro contém uma narrativa rápida e fluida, conseguindo nos mostrar vários conteúdos de forma que eles não deixam a leitura cansativa, sendo uma obra para ser lida por todos, já que não só nos ensina sobre a franquia, mas também sobre roteiro, criação de histórias, criatividade, marketing, entre outras coisas que você certamente pode usar em sua vida pessoal, já que com esse título entendemos um pouco mais sobre esse fenômeno e curiosidades que eu nunca imaginaria sobre a cultura pop.


A edição nacional, publicada pela Aleph, está incrível. A capa é muito bonita, com esta silhueta de Darth Vader, a lombada e a quarta capa possuem um tom laranja lindo, as páginas são amarelas, e entre um capítulo e outro há uma página totalmente preta para esta divisão. E ainda tem um encarte colorido em papel couché (aquele estilo folha de revista, só que muito mais grosso) no miolo com fotos em cores e também em preto e branco. A fonte do texto não é muito grande, mas não atrapalhou minha leitura.


“Como Star Wars Conquistou o Universo” não é para ser lido apenas por quem é fã da série, mas, sim, por todas as pessoas que gostam de saber um pouco mais sobre a criação das coisas, o processo criativo, além de curiosidades. Foi muito interessante descobrir fatos que eu jamais imaginaria e entender um pouco mais sobre este universo tão complexo que arrasta milhares de fãs todos os dias para as lojas, livrarias, cinemas e tudo que tem relação com essa franquia multimilionária que se chama Star Wars.


Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Achei este livro fantástico e já quero muito ler. Deve ser bem bacana entender tudo por trás desta franquia tão fodástica. A Editora Aleph realmente está de parabéns por publicar estas preciosidades aqui no Brasil. :)
    joana.gabrielledealmeida@gmail.com

    ResponderExcluir